terça-feira, 3 de agosto de 2010

Por mais voltas que se dê, Blanco


Além de ser um grande ciclista e triplo vencedor da Volta a Portugal, David Blanco tem sempre um discurso bem-disposto e correcto. Todos guardamos na memória façanhas e declarações de desportistas e, quanto a declarações, são habituais as desculpas. Ou pela hora, ou pelas cãibras, ou pelo vento, ou pelo calor… Quanto ao Blanco, lembro-me precisamente do contrário. Na Volta a 2007, depois de perder mais de 3 minutos na Torre, foi claro como a água e disse que não tinha tido força para os outros. Sem desculpas, como deveria ser habitual, mas não é.
Hoje, durante a apresentação da Volta, teve que falar (ele que diz que não gosta de falar em público e fica com vergonha) e falou no seu português, que não é perfeito mas no qual se nota o esforço e se agradece. Aliás, numa das primeiras vezes que falei com ele, falava eu castelhano (possivelmente, com muitos erros) e disse-me ele para eu falar em português porque ele percebia e estávamos em Portugal. Impensável no futebol, por exemplo.
Voltando à conversa de hoje na RTP, disse que era uma falta de respeito para com os outros ciclistas dizer que ele é o único candidato e que vai ganhar facilmente. Acrescentou que há o Santi Pérez, o Bernabeu, o Pardilla, o Sella… e o Cândido é colega.
Pela minha parte, atribuo-lhe todo o favoritismo para a vitória. Claro que pode ter uma queda (espero que não) ou um furo, mas em situação normal, ganha ele. Aliás, no ano passado, furou na Torre e mesmo assim ganhou… a etapa e a Volta.
E por muito que me custe, vejo favoritos aos primeiros lugares mas nenhum ao primeiro. Dos últimos anos, por diferentes motivos, muitas das principais figuras estão ausentes. Xavier Tondo, Tiago Machado, Ruben Plaza, Juanjo Cobo, Koldo Gil, Héctor Guerra, Eladio Jimenez, Nuno Ribeiro, João Cabreira, Francisco Mancebo… Fica David Bernabeu, que, em situação normal, perde tempo para Blanco na montanha e no contra-relógio. E por falar em Barbot, olhando para a equipa, acho estranho o Bruno Lima ficar de fora. Tal como acho estranho o Carlos Pinho não ter lugar nesta equipa. Isto por motivos desportivos, claro, porque por outros motivos talvez se entenda. Quanto aos que lá estão, o Rui Sousa e o Bruno Pires também são ciclistas para top-10.
Quanto ao Santi Pérez, é bom para ficar nos primeiros e lutar pelo pódio, mas daí até ganhar… Em Paredes, para os dez primeiros, há o Hernâni Brôco, o Sabido e, se estiver bem recuperado, o Mendes. Quanto à Madeinox, vamos ver. Têm vários ciclistas para tentar surpreender mas nenhuma aposta certa.
Porque acho que vão ser os portugueses a animar as etapas, chamo a atenção para Hélder Oliveira, Celestino Pinho, Márcio Barbosa, João Benta, Sérgio Sousa e Ricardo Vilela, cada um à sua maneira, claro. Para os sprints, Cândido Barbosa, Caldeira, Sérgio Ribeiro, Filipe Cardoso, Bruno Sancho e Edgar Pinto. Dos estrangeiros, amanhã falarei, já que a etapa terá pouco assunto.
Mas falta falar noutros homens do Palmeiras. André Cardoso e Nelson Vitorino foram 5º e 6º (excluído quem por doping foi excluído) e podem andar lá perto novamente, embora tenham que trabalhar. E, além de outros ciclistas que fazem um óptimo trabalho de equipa, há o Ricardo Mestre. Acredito que, quando tenha que assumir o papel de líder de uma equipa, lutará pelo pódio.
Por fim, desejo que nesta Volta não haja tanto doping como em 2009. Alterar 4 vencedores de etapa, o vencedor da geral, 3 ciclistas nos dez primeiros e a classificação da montanha, é de mais.

3 comentários:

  1. " Porque acho que vão ser os portugueses a animar as etapas, chamo a atenção para Hélder Oliveira, Celestino Pinho, Márcio Barbosa, João Benta, Sérgio Sousa e Ricardo Vilela, cada um à sua maneira, claro. Para os sprints, Cândido Barbosa, Caldeira, Sérgio Ribeiro, Filipe Cardoso, Bruno Sancho e Edgar Pinto. "

    Falta o mais importante... José Mendes! :D

    ResponderEliminar
  2. Será que, vindo de lesão como veio, falta?

    ResponderEliminar
  3. Penso que se ele for igual a ele próprio, vai andar nas fugas a tentar fazer alguma coisa, já que para a geral dificilmente terá hipóteses ;)

    ResponderEliminar

Share