segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Justiça tem que ser… justa


Que a Justiça tem que ser cega, isso já todos sabemos, mas não se pode, de forma alguma, deixar que essa cegueira a impeça de ver aquilo que está diante dos olhos de todos. É intolerável que um colectivo de juízes absolva alguém que até o próprio colectivo vê como culpado (com a juíza a lançar farpas no final/durante a leitura do acórdão) ou alguém que cometeu claramente uma ilegalidade mas por um meio que ainda não aparece na lista de “proibidos”. Mas é também intolerável que alguém seja penalizado por algo do qual, obviamente, não tem culpa. Não se pode penalizar alguém por ir num autocarro em excesso de velocidade, a não ser o próprio condutor.

É num caso semelhante que estão envolvidos Rui Costa e Mário Costa. Já é comum a história de alguém que acusar uma substância proibida e usa como defesa a contaminação de comida ou o excesso de consumo de carne, mas este caso é muito diferente. Os irmãos Costa responsabilizam por este controlo adverso um suplemento alimentar e enviaram embalagens do mesmo para análise em laboratório certificado pela UCI, análises essas que confirmaram a contaminação do produto. Não aparecendo a substância proibida na lista de produtos presentes na embalagem, que culpam têm eles?

Hipocrisias à parte, nós não somos responsáveis por tudo aquilo que comemos, a não ser que cuidemos dos frangos, dos cereais, das laranjeiras para o sumo e das vacas para o leite. A partir do momento em que compramos um produto do qual não acompanhámos a produção, estamos dependentes da honestidade da empresa fabricante. Alguém pode garantir que todos os produtos que tem no frigorífico, têm apenas as substâncias que vêm no rótulo?

Conheço inclusive um caso de alguém que teve um controlo positivo e, quando pediu a lista de “ingredientes” dos produtos que o patrocinador alimentar lhe dava, o patrocinador sacudiu as mãos e virou-lhe as costas. O ciclista foi ilibado e o patrocinador nada tinha a ver, mas fica a atitude, de alguém que vende Nutrição De Ouro.

Mas que substância é esta afinal que foi detectada nas análises dos irmãos? Chama-se Metilhexanamina e não sei o que faz. Os jornalistas são capazes de mencionar o seu nome mas ainda não vi nenhum que dissesse os seus efeitos. Será que, para lermos notícias de ciclismo, temos que ter conhecimentos químicos? Bom, talvez seja necessário e a falha seja minha. Se assim for, alguém que faça o favor de me explicar o que faz essa substância, porque não faço a mínima ideia.

E porque será que alguns jornalistas não são capazes de mencionar que essa substância apenas passou a ser proibida a 1 de Janeiro de 2010? Neste caso já não peço explicação, mas apenas que mencionem. Mas há jornalistas dos quais nem seria de esperar outra coisa, ou não fossem eles pessoas de pequeno porte moral. Àqueles que mencionaram este importante “pormenor”, obviamente a minha crítica não se dirige. É pena que alguns envergonhem a classe.

Não tenho nenhuma relação com o Rui ou o Mário, por isso não tenho motivos emocionais para os defender ou atacar. Limito-me a expressar a minha opinião sobre este caso, com base no que tem sido publicado, e espero que sejam ilibados.
Quem também espero que seja ilibado é o Alberto Contador, embora seja de conhecimento geral que não simpatizo com ele e que sou adepto do segundo classificado do Tour, o Andy Schleck. Mas espero que não seja castigado por acusar clenbuterol na concentração de 0,00000000005 g/ml, 400 vezes abaixo do que detectam os outros laboratórios e, segundo já vi (e agora não encontro), 180 vezes abaixo daquilo que influencia o rendimento físico.
Haja bom sendo.

3 comentários:

  1. Espero que tudo se resolva depressa e de forma positiva para os manos. Embora não os conheça pessoalmente, acredito a 110% que eles não eram capazes de se dopar.

    Neste país "pequeno" não se pode ser bom.

    Deixem os ciclistas pedalar e quem gosta de ciclismo vibrar com o desporto.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns continua mais um blog para acompanhar de ciclismo! espero que ter mais noticias para ler da tua parte! em relação ao Rui.. estou de pé atrás mas acredito nele e espero que ambos sejam ilibados para o bem do desporto tal como o Alberto! Força!

    ResponderEliminar
  3. Acham mesmo que o Rui quereria dopar-se logo para um Campeonato Nacional quando ele faz campeonatos do Mundo e Tour's??? Ele foi controlado desde novo e desde novo ganha corridas e nunca precisou de estimulantes nem nada que se pareça. E se quisesse dopar-se ia usar Metilhexanamina que + não é que um estimulante idêntico à cafeína (que todos tomamos diariamente) embora um pouco + forte.

    ResponderEliminar

Share