segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Recordar: A primeira grande exibição de Azevedo no Tour

Desta vez não venho opinar sobre nada, mas sim recordar uma etapa da Volta a França de 2002, aquela em que o nosso português José Azevedo teve a sua primeira grande performance. Enquanto o nosso ciclismo está quase parado e antes de lançar um desafio aos leitores (que fica para o próximo artigo, em breve), sugiro que "percam" um pouco do vosso tempo com a subida ao Mont Ventoux de 2002.




Lance Armstrong (US Postal), vencedor das três edições anteriores, era camisola amarela à 14ª etapa, com 2'28'' de vantagem para Joseba Beloki e 3'19'' para Igor González Galdeano, segundo e terceiro respectivamente, ambos da ONCE. José Azevedo, quinto no Giro do ano anterior, fazia a sua estreia no Tour, ocupando a oitava posição e sendo o quarto homem da equipa amarela (que no Tour equipava de rosa para não confundir com a camisola do líder), ainda atrás de Marcos Serrano.

Uma fuga de onze corredores marcou a etapa, entre eles Richard Virenque, Marco Serpellini (vencedor da Volta a Portugal 98), Dariusz Baranowski e Alexandr Botcharov (dois razoáveis trepadores na época), Mikel Pradera (colega de Beloki, Galdeano e Azevedo) e um jovem de 24 anos chamados Thor Hushovd. Entraram na subida final com quase oito minutos de vantagem e com a US Postal a comandar o pelotão sem grandes preocupações, pois o melhor colocado na geral era Virenque a mais de 15 minutos da camisola amarela.

As primeiras mexidas no grupo (vídeo 1) fizeram com que apenas seis permanecessem na frente: Pradera, Virenque, Baranowski, Serpellini, Botcharov e Moreni (Alessio). Lá atrás, Hincapie impunha o ritmo (video 2), depois Landis e finalmente Rubiera, altura em que o grupo de Armstrong tinha pouco mais de uma dezena de ciclistas e Azevedo desferiu o seu primeiro ataque (video 3). Vejam os vídeos:












Armstrong não venceu a etapa mas acabou com as esperanças de quem ainda ambicionava vencer aquele Tour. Foi o seu quarto triunfo consecutivo, Beloki foi segundo e o lituano Rumsas fechou o pódio. Azevedo terminou em sexto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Share