sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Volta ao Algarve, FINALMENTE, com directo televisivo

Philippe Gilbert foi o primeiro camisola amarela em 2011
Foi em 2003 que a Associação de Ciclismo do Algarve pegou na Volta ao Algarve e a colocou no caminho para chegar ao que é hoje e 2012 será outro ano marcante para a prova, o ano em que, finalmente, terá transmissão televisiva em directo. O formato será aquele que eu já tinha aqui apontado há um ano: cobertura e transmissão na RTP 2 e transmissão internacional na Eurosport.



Para quem não quiser ler tudo, e resumindo, disse eu há um ano que a Volta ao Algarve, apesar da excelente organização (em qualidade, empenho e tudo mais), é organizada por uma Associação não-profissional, ao contrário do Rali de Portugal, do Red Bull Air Race ou das competições de golfe que cá se queriam organizar, eventos esses com os quais várias vezes se tentou comparar a Volta ao Algarve. Disse também que, para a transmissão existir, a melhor solução passaria por trabalhar para que o Turismo de Portugal (ou do Algarve) agarrasse na prova, mas isso só faria sentido se houvesse transmissão internacional, o que teria que acontecer através da Eurosport (que chega a toda a Europa mas também a parte da Ásia e Oceânia). Além disso, e porque a cobertura seria a cargo do grupo RTP, também teria que passar em Portugal, mas na RTP 2 ou RTP N, pois no canal principal não conseguiria cobrir os custos de oportunidade. Foi isso que escrevi há quase um ano.

No ano passado tentei colaborar com a organização para que se pudesse apresentar um projecto sólido ao Turismo de Portugal. Porém, faltou alguma vontade de algumas partes, que em vez de tentar mostrarem o valor da prova e conquistar o apoio, preferiam confiar no primo do vizinho que conhecia de vista o motorista do Ministério não sei da onde ou no amigo do conhecido do porteiro do edifício onde fica a Eurosport. Entretanto o Jornal Ciclismo lançou uma petição online que desde logo critiquei, pois não demonstraria a total dimensão da prova. Quando manifestei a minha opinião de que não chegaria às duas mil assinaturas, algumas pessoas acharam que estava a ser apenas um puto embirrento, outras, que já me vão conhecendo, ficaram desanimadas. Nem às 1500 chegou, o que é humilhante, pois só na chegada ao Malhão está presentes vários milhares de pessoas. A última esperança para a edição de 2011 passou por um novo canal português, dirigido para o ciclismo e motociclismo, que iria surgir. Nem vale a pena comentar.

Há coisa de mês e meio, fui informado de que a edição deste ano teria transmissão em directo mas, porque ainda não o considerava um dado adquirido, não o quis comunicar, até porque esses comunicados devem ser feitos pela própria organização. Hoje sei que está tudo certo para a Volta ao Algarve 2012 ser transmitida em directo, na RTP 2 e na Eurosport, e por respeito aos meus leitores não vou esperar mais tempo.

Parabéns a quem tanto trabalhou para isso, em especial ao Rogério Teixeira e ao Bernardino Caliço!

*****
ao momento estão confirmadas 19 equipas na Volta ao Algarve:
World Tour: Ag2r La Mondiale (Jean-Christophe Peraud, Nicholas Roche), BMC (Van Avermaet, o 2º no ano passado Van Garderen e o Steven Cumming que no ano passado venceu no Malhão), Garmin (Farrar e Haussler), Lotto (Van Den Broeck), Omega Pharma-Quick Step (o vencedor do ano passado Tony Martin e Ciolek, Rabobank (Breschel, Luis León Sánchez e Boom), Radioshack (Tiago Machadlo e Kloden), Sky (Boasson Hagen, Wiggins e Froome), Saxo Bank (Contador e Nick Nuyens) e Vacansoleil (Devolder, Hoogerland e Lieuwe Westra, terceiro no ano passado);
Continentais Profissionais: Caja Rural, Rusvelo, Topsport Vlaanderen e United HealthCare;
Continentais: Carmin-Prio-Tavira, Efapel-Glassdrive, LA-Antarte, Onda

As etapas são:
15/02: Dunas Douradas (Vale do Lobo) – Albufeira, 151 km
16/02: Faro – Lagoa, 187,5 km
17/02: Castro Marim – Malhão, 194,6 km
18/02: Vilamoura – Tavira, 186,3 km
19/02: Lagoa – Portimão, 25,8 km

1 comentário:

  1. Melhor notícia que ouvi para o ciclismo em Portugal desde à muito tempo! Não vou perder 1 segundo da transmissão :D

    ResponderEliminar

Share