segunda-feira, 2 de julho de 2012

O que fazer quando se é Fabian Cancellara?

A imagem é simples: Fabian Cancellara ao ataque e Peter Sagan na sua roda. Sagan acabaria por vencer, tal como Simon Gerrans venceu a Milano-Sanremo e tal como Sylvain Chavanel se aproveitou de Cancellara para ser 2º na Volta a Flandres do ano passado. Sagan, como Gerrans e Chavanel, fizeram o que lhes competia, mas a dúvida que se impõe é outra: o que pode fazer Fabian Cancellara perante isto? Ele é o mais potente corredor da actualidade e capaz de fazer a diferença para o pelotão, mas enquanto um adversário for na sua roda...

Já aqui disse que Fabian Cancellara é um daqueles corredores que corre para ganhar e, quando assim não é possível, corre para a melhor classificação possível. Quando atacou na Milano-Sanremo e ficou com Simon Gerrans e Vicenzo Nibali na roda, sabendo que, ou puxava, ou seriam alcançados, puxou quase até à linha de meta, preferindo perder o sprint entre os três (até porque Gerrans é mais rápido) do que ser alcançado pelos perseguidores e ser 6º ou 7º. Ontem, quando atacou na dura subida que marcava o final da primeira etapa do Tour, Peter Sagan consegui colar-se à sua roda e o suíço não teve como sair vitorioso dessa situação.


Já em 2007, Fabian Cancellara tinha feito uma 'jogada' semelhante à de ontem. Depois de vencer o prólogo em Londres, na terceira etapa em linha (que começava na Bélgica e terminava em França, aproveitando um pequeno sector de empedrado à entrada do último quilómetro, lançou um fortíssimo ataque que arrumou os comboios dos sprinters e colocou todos os sprinters a pão e água. O vídeo mostra melhor do que qualquer palavra (a partir do minuto 3:50):




Tal como em 2007, o objectivo de ontem não era ganhar segundos para a classificação geral, até porque o suíço sabe que vai perder a liderança no sábado e nem se vai preocupar com isso, pensando logo em vencer o contra-relógio de segunda-feira. Então porque puxou continuamente com Sagan na roda? Cancellara sabia que, se parasse, em vez de serem alcançados por Boasson Hagen, seriam alcançados por todo o grupo e não teria tempo para recuperar folgo e lutar pela vitória, que era o que interessava. Com Sagan na roda, as suas hipóteses de vitória eram reduzidas; esperando pelo grupo, as suas hipóteses eram nulas.


No final, o suíço explicou: «não havia volta a dar, porque quando eu parto, eu parto!» E realmente, parece que as corridas ficam sentenciadas quando Cancellara abala e ganha o mais rápido entre quem o conseguir acompanhar no ataque. A única solução, passa por atacar com força suficiente para que ninguém o consiga seguir porque apanhar a concorrência de surpresa é missão quase impossível, ou não fosse ele um dos mais controlados de dentro do pelotão.


*****
Nos últimos 20 dias de competição, Sagan conquistou 11 vitórias! 5 etapas na Volta à Califórnia, 4 na Volta à Suíça, o Campeonato Nacional Eslovaco e esta etapa do Tour. Pelo caminho, venceu a classificação por pontos da Volta à Suíça e só não ganhou mais porque não houve mais etapas decididas ao sprint (foram 10 vitórias ao sprint e o prólogo da Suíça). Estamos perante a criança de um ícone da história do ciclismo mundial... já verão!


*****
Coincidências: em 2004 o Tour já tinha começado com um prólogo em Liège e o vencedor foi Fabian Cancellara. Entretanto, houve prólogos em Londres (2007) e Roterdão (2010), também eles vencidos por Cancellara. Ah, e o Spartacus venceu também a primeira etapa em 2009, um contra-relógio de 15 km disputado... no Mónaco.


*****
Para esta Volta a França, convidaram-me a ser cronista no site Visão Desportiva. Não serão crónicas diárias, mas serão mais frequentes do que habitualmente no Carro Vassoura, enquanto no Carro Vassoura continuarão as crónicas mais profundas e mais duras, às vezes controversas. Ou seja, o Carro Vassoura continua igual a si próprio mas quem quiser ler algo mais de minha autoria poderá fazê-lo site Visão Desportiva. A primeira crónica está aqui. Espero que gostem ;)

2 comentários:

  1. Amigo Rui, continuo a preferir os teus artigos no carro vassoura!!! Até porque na Visão Desportiva chego a duvidar se és tu a escrever tamanha é a quantidade de erros!!!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      As crónicas assinadas com o meu nome, sou eu que escrevo. Artigos sem o meu nome, não sou. Agora que dizes isso, reparei que as minhas crónicas estão a ser publicadas com erros de formatação, como a falta de espaços. Vou alerta-los para isso. Se, além disso, encontrares erros em algo assinado por mim, peço-te que me notifiques por e-mail (ruiandrequinta@gmail.com)

      Obrigado ;)

      Eliminar

Share