sábado, 24 de novembro de 2012

Continuam a tomar forma as equipas portuguesas

Hernâni Brôco, vencedor na Srª da Graça 2011, reforça a Efapel
Com Novembro a chegar ao fim, ainda há muitas incertezas sobre a composição do pelotão nacional para 2013, mas nos últimos dias têm vindo a público algumas novidades, ainda que a maioria delas sem confirmação oficial. Confirmada está a ida de Hernâni Brôco para a Efapel-Glassdrive e a saída de de Vergílio Santos da LA-Antarte, enquanto a Carmim-Tavira tenta criar condições para o regresso de David Blanco.

A Efapel-Glassdrive foi a primeira a garantir a continuidade com razoáveis bases para 2013, o que colocou Carlos Pereira em vantagem para construir a sua equipa. Após as saídas de David Blanco e Sérgio Ribeiro, a Efapel precisava de se reforçar com um homem que pudesse lutar pela vitória na Volta a Portugal e um homem que pudesse lutar por vitórias em etapas. Hernâni Brôco foi o escolhido para se juntar a Rui Sousa como chefes-de-fila para a Volta a Portugal, tentando Carlos Pereira repetir o êxito de Blanco este ano.

Para colmatar a saída de Sérgio Ribeiro o escolhido é Arkaitz Durán, que foi dado como certo no jornal A Bola mas já desmentido pelo próprio. Durán foi profissional de 2005 a 2011 nas equipas de Matxin Fernández (Saunier Duval, Scott, Fuji, Footon e Geox), em 2012 foi o grande dominador do pelotão amador espanhol com 21 vitórias, chegou a ser dado como certo na Movistar e agora tem proposta da Efapel e mais duas para voltar a ser profissional, ainda que nada tenha assinado. Não é trepador, não é sprinter mas é versátil e poderá dar algumas vitórias à Efapel, ainda que dificilmente tantas como Sérgio Ribeiro.

Além de Hernâni Brôco estão certos na Efapel-Glassdrive Jóni Brandão e Marco Cunha, dois ex-vencedores da Volta a Portugal do Futuro, ainda que com características bem diferentes. Marco Cunha é sprinter, venceu a Volta do Futuro de 2009 e já teve duas passagens pelo pelotão nacional. A primeira delas começou aos 18 anos e durou duas temporadas (2006 e 2007) sem grande sucesso, enquanto a segunda foi em 2011, na Madeinox-Boavista, mas correu-lhe muito mal e voltou ao pelotão amador. Em 2013 cumprirá 26 anos (28 de Fevereiro) e terá a sua terceira oportunidade. Já Jóni Brandão apenas na semana passada cumpriu 23 anos, venceu a Volta do Futuro 2011 e em 2012 correu pela espanhola Burgos BH.

Outra equipa quase completa é a LA-Antarte, com Hugo Sabido e Edgar Pinto como líderes, enquanto falta saber se Bruno Sancho continua ou não. Da Liberty Seguros-Santa Maria da Feira chegam Luís Afonso e Rafael Silva. O primeiro já tinha corrido com a LA a Volta a Portugal deste ano e o segundo venceu a Volta do Futuro. Surpresa é a saída de Vergílio Santos, com 14 anos de casa.

Ainda a Norte de Portugal, a OFM-Valongo tem acordo com vários ciclistas mas continua à espera da confirmação do seu segundo patrocinador para poder assinar os respectivos contratos. João Cabreira, Daniel Silva e Hélder Oliveira são três dos ciclistas que esperam assinar contracto nos próximos dias, estando praticamente confirmado o final do Boavista. Luís Fernandes e João Pinto deverão acompanhar a equipa na transição de amadores para profissionais. De realçar a não contratação de Nuno Ribeiro, presidente da União Ciclista do Sobrado, clube que está na base da OFM-Valongo (nome não definitivo da equipa para 2013). Não deixa de ser caricato que um ciclista seja presidente de uma equipa adversária, mas estamos em Portugal.

Vindo para Sul... depois de ter anunciado a contratação de Sérgio Ribeiro e a renovação de Jorge Montenegro, dois ciclistas que poderão coleccionar muitas vitórias em 2013, o Louletano-Dunas Douradas tem praticamente certo mais meia dúzia de ciclistas, faltando apenas confirmação oficial: Raul Alarcón, Eujeniu Cozonac, Micael Isidoro, Iuri Jorge, Victor Valinho e Rui VinhasA confirmarem-se estas informações, vem mais de encontro ao que eu esperava. Parece que Sérgio Ribeiro e Montenegro serão os únicos capazes de rivalizar com as melhores equipas.

O jornal A Bola avançou que Santi Pérez também está certo no Louletano, mas prefiro pensar que se tratou de uma falha de informação ou erro de redacção. Santi Pérez foi 2º na Volta a Espanha 2004, destacando-se como "excelente" trepador e contra-relogista mas em Outubro foi-lhe detectada uma transfusão de sangue, tal como dois meses antes tinha sido ao seu colega Tyler Hamilton. Em 2006, ainda a cumprir suspensão, foi implicado na Operação Puerto pelos nomes de código de Santi-P, Santi PZ e S.Pere.

Uma vez que não acusou positivo, o segundo lugar na Vuelta 2004 não lhe foi retirado e sempre utilizou esse resultado como cartão de visita, alegando inocência, que os controlos estavam errados e não tinha nada a ver com Eufemiano Fuentes... enfim, outro bom rapaz que se queixa do azar. Mesmo com esse cartão de visita apenas conseguiu lugar na Relax (que recebeu muitos puertistas em 2007 e depois acabou) e em equipas portuguesas, nas quais nunca se aproximou do nível de 2004, nem enquanto trepador e muito menos como contra-relogista (que só foi durante aquela Vuelta).

Em 2011 correu na Barbot-Efapel... até 2 de Maio. A última corrida que fez foi a Volta às Astúrias (de onde é natural) e a partir daí desapareceu do pelotão. Por todo este percurso, prefiro acreditar que a sua ida para o Louletano é um erro jornalístico.

Relativamente à Carmim-Tavira, a continuidade está assegurada mas falta saber em que condições e procura-se um patrocinador que permita o regresso de David Blanco. Novidades deverão surgir nos próximos dias.

*****
Porque é difícil recolher informação do pelotão nacional, crio a página Equipas portuguesas para 2013, onde terão uma compilação das transferências que se vão conhecendo. Estará sempre disponível no menu superior do blog.

*****
Entretanto o Carro Vassoura chegou ao Twitter. O objectivo principal é aumentar a interacção durante as provas. Durante o Inverno, provas de ciclocrosse. A partir de Fevereiro, ciclismo de estrada, claro.

14 comentários:

  1. Rui na minha modesta opinião se o Arkaitz Durán assinar pela Efapel será a principal aposta do Carlos Pereira para vencer a Volta, o terreno onde se destaca mais é a montanha e mesmo não sendo um puro trepador é muito explosivo nesse terreno, gosta de subidas duras onde evidencia uma excelente capacidade para fazer mudanças de ritmos e que deixam em dificuldade os adversários..no contra relógio já mostrou que sabe defender-se bem podendo render até mais nessa especialidade do que o Rui Sousa ou o Hernâni Brôco..para mim não é o substituto do Sérgio Ribeiro porque de facto não é sprinter mas poderá ser o substituto do David Blanco e poucos pareçem acreditar que assim seja por não o conhecerem bem. Mas isto são suposiçõs porque o ciclista ainda não assinou pela Efapel.


    Quanto à questão do Santi Perez não me admira nada que ele ingresse no Louletano pois todos sabemos que ele é uma espécie de corredor "fetiche" do Jorge Piedade e que ambos têm uma boa relação.


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Quanto à situação caricata do Nuno Ribeiro...e mais uma vez para provar que estamos em Portugal, um ciclista pode presidir a um clube e correr noutro sendo os dois de nível profissional, e correndo um contra o outro. mas um atleta que seja membro dirigente da respectiva associação regional, não pode sequer correr numa equipa doutra associação, e isto tudo nos amadores : /

    No mínimo ridícula esta situação.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. A UCMaia anunciou no sua pagina de facebook a transferencia de Ricardo Vale para a equipa profissional do Boavista. Assim sendo parece que se confirma a presença de mais uma equipa no pelotão profissional portugues! parece-me é já nao haver muitos ciclistas portugueses para recrutar neste momento. A ver vamos...gostaria de ver o regresso de alguns talentos que nao competiram na epoca passada...

    ResponderEliminar
  4. Arkaitz Duran foi confirmado na Efapel(Jornal Ciclismo)
    e o Santi Perez vai mesmo voltar para o Louletano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Arkaitz Durán desmentiu que tinha assinado pela Efapel já depois do Jornal ciclismo ter publicado a notícia portanto ainda não está confirmado...

      Eliminar
  5. O Boavista vai continuar no pelotão nacional. Se até hoje muitas pessoas se queixaram da falta de aposta na juventude, o Boavista é o exemplo a seguir. 6 jovens, entre eles um espanhol fazem com que a equipa vá ser de certeza das mais guerridas do pelotão.

    O daniel silva irá para a volta como um grande favorito, tendo agora um parceiro de peso, Virgilio Santos, e podendo contar com Celio Sousa e ainda possivelmente com Gutierrez se voltar a sua boa forma sem lesões.

    ResponderEliminar
  6. É verdade uma boa aposta na juventude por parte do Boavista quando já ninguem esperava que conseguisse arranjar patrocinador. Contudo este volte-face de ultima hora veio retirar alguns atletas que já tinham pré-acordos com outras equipas e que abrem vagas dificies de colmatar. Vamos esperar novas movimentações mas parece-me que a proxima epoca tem tudo para ser mais animada do que a anterior onde foi um monologo da Efapel. De realçar também a aposta (aparentemente) difinitiva do Gonçalo Amado na estrada ele que é um dos melhores betetista mundiais de juniores

    ResponderEliminar
  7. Excelente notícia e quanto a portugueses para mim e mesmo não conhecendo o percurso da Volta o Daniel Silva será o corredor português com mais chances de vencer a Volta e será muito bem apoiado sobretudo pelo Vergílio Santos, Célio Sousa e o espanhol Adrian Lopez (ciclista talentoso). É uma pena é não terem ficado com o Delio Fernandez que era um ótimo corredor de equipa e superior ao outro espanhol que permaneceu, o David Gutierrez. Dos ciclistas que vêm do Gondomar o Nuno Bico é precisamente aquele em quem deposito mais esperanças para um bom futuro como profissional. Agora só falta o Tavira e o Valongo apresentarem as suas principais armas!

    Eis o plantel completo do Boavista para 2013:

    Daniel Silva
    Célio Sousa
    David Gutierrez
    Domingos Gonçalves
    Vergilio Santos
    Ricardo Vale Ferreira
    Adrian Lopez
    Gonçalo Amado
    Nuno Bico
    Carlos Carneiro

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelos comentários ;)

    Ainda bem que o Boavista conseguiu garantir a sua equipa neste regime semi-profissional que agora é legal.

    Quanto aos espanhóis, Arkatiz Duran ou Adrian López, ou o que for, não vale a pena ter grandes ilusões. Poucos foram aqueles que nos últimos anos vieram do pelotão amador espanhol e se impuseram em Portugal. Não vale a pena pensar que todos os estrangeiros chegam e fazem o que querem em Portugal como se os portugueses fossem todos mancos.

    Não acredito que o Arkatiz Duran possa sequer discutir a Volta. É um bom ciclista mas não é nenhum Blanco ou Ruben Plaza.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  9. Alguem sabe como é que ficou afinal a transferencia por 4 portugueses para a ceramica flaminia? nunca mais se ouviu noticias nenhuma. A ceramica já anunciou 8 atletas e nenhum dos portugueses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os portugueses foram precisamente os primeiros a serem anunciados e só depois foram conhecidos os restantes tal como disseste.

      eis o plantel deles para 2013:

      António Barbio
      Rafael Reis
      Pedro Paulinho
      Amaro Antunes
      Filippo Baggio
      Davide Mucelli
      Ivan Rovny
      Andrea Fedi
      Matteo Fedi
      Patrick Lane
      Andrea Manfredi
      Robert Squire

      Eliminar
    2. Ok agradeço a confirmação. É que tirando os meios de comunicação em portugal, em mais lado nenhum se confirma a presença dos portugueses na equipa. Mas assim esperemos!

      Eliminar
  10. o mario costa assinou pela OFM

    ResponderEliminar
  11. Os valores nacionais vão para o estrangeiro,enquanto que a maioria dos estrangeiros que trazem para cá são de qualidade muito duvidosa.Custa-me a compreender como estes 4 ciclistas que vão representar a equipa da Flaminia não tenham conseguido arranjar colocação no nosso pelotão.

    ResponderEliminar

Share