segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"Um Domingo no Inferno", documentário sobre o Paris-Roubaix

Hoje inauguro uma categoria que espero vir a ter várias crónicas ao longo do próximo ano. Chama-se "Recomendações Carro Vassoura" e nela vou recomendar filmes, livros, revistas e mais alguma coisa que eu entenda que pode interessar aos leitores do Carro Vassoura.
O artigo inaugural da categoria é dedicado àquele que é considerado por muitos o melhor filme dedicado ao ciclismo: Um Domingo no Inferno. É um documentário extraordinário sobre o Paris-Roubaix, feito com qualidade de cinema mas com um argumento bem real: a corrida de 1976. Até 25 de Novembro, podem ver na internet com máxima qualidade e de forma gratuita.

O filme Um Domingo no Inferno (A Sunday in Hell) foi lançado em 1977 mas resulta da edição de 1976 do Paris-Roubaix, quando Eddy Merckx e Roger De Vlaeminck rivalizavam por um objectivo: ser o primeiro a vencer a rainha das clássicas pela 4ª vez. Merckx não ganhava desde 1973 e De Vlaeminck tinha ganho as duas últimas edições, tendo por isso maior favoritismo. Freddy Maertens (24 anos) era a esperança dos belgas para suceder aos dois grandes campeões da altura e Francesco Moser, também ele com 24 anos, era a maior ameaça aos belgas. A última vitória francesa tinha sido há 20 anos e não estavam com grandes esperanças de quebrar o jejum em 1976.

Ao contrário do que podem pensar, o filme não foi produzido por franceses nem belgas, mas sim por Jorgen Leth, director cinematográfico e poeta dinamarquês. Por isso a narração é imperceptível para a esmagadora maioria dos portugueses, mas as legendas em inglês ajudam.

As gravações começam no dia 10 de Abril de 1976, véspera do Paris-Roubaix, com os trabalhos dos mecânicos e massagistas das equipas de De Vlaemick e Merckx, respectivamente a Brooklyn e a Molteni. Também dedica atenção à Sanson de Moser, à Flandria de Maertens e mais alguns ciclistas e equipas, ainda que em menor medida. Relata a preparação da prova, a prova e termina nos balneários com os duches dos guerreiros do pavé.

Tacticamente o ciclismo já era muito parecido ao de agora, o que faz do o filme duplamente interessante. Primeiro por nos levar dentro de uma corrida que se passou à demasiado tempo para quase nenhum de nós se lembrar dela mas ao mesmo tempo próximo do que é o ciclismo moderno.

Sobre o desfecho da corrida nada vou desvendar, porque até dia 25 de Novembro poderão ver o documentário de forma gratuita. São 107 minutos de filme de alta qualidade que podem ver aqui: http://dafilms.com/download/key/DCEY2AMvuc

Espero que gostem e aguardo os vossos comentários ao filme.

4 comentários:

  1. Mas que excelente ideia! Os meus parabéns, e assim que possa vou ver o filme! Já estou ansioso pelas próximas recomendações.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. excelente filme em que se percebe como funciona a corrida em si, só destaco pela negativa as manifestações que prejudicaram 1 pouco a corrida nesse ano. espero + boas recomendações

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos comentários ;)

    Nuno, sem dúvida que prejudicaram a corrida... mas deram um ingrediente extra ao documentário ehehe

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  4. Excelente documentário!

    Obrigado pelo pelo post!

    ResponderEliminar

Share