segunda-feira, 29 de abril de 2013

Inquérito Carro Vassoura

Está terminado o inquérito e com uma amostra muito boa. Pensava que teria que insistir muito durante uma semana para chegar às 100 respostas mas ao fim de três dias esse número já estava praticamente atingido. Muito obrigado a todos os que responderam.

Antes da análise, relembrar que o inquérito era completamente anónimo. Mesmo aquelas pessoas que deixaram um comentário no final e assinaram, eu não sei o que responderam nas restantes questões.

Como encontrou o blog?
48% chegou a este espaço através do Facebook, o que está dentro do esperado. Aliás, a página do Facebook foi criada mesmo para promover o blog. Facebook e Twitter são muito fáceis de comunicar, mas o principal do Carro Vassoura continua a ser e será sempre o blog.
8% chegou através de recomendação de um amigo, o que significa que o blog é pouco recomendado (ou têm poucos amigos que gostam de ciclismo?). 11% chegou através de motor de busca, 10% não se recorda e 23% chegou de outra forma.

Com que frequência entre no blog?
Uma vez que o blog costuma ter entre 2 ou 3 novas publicações por mês, esperava que a frequência média andasse à volta disso. Mas 37% diz que visita diariamente e 21% 4-5 vezes por semana, o que é muito gratificante, pois significa que o CV gera interesse e vêm cá  à procura de novidades. 17% 2-3 vezes por semana, 15% semanalmente e 10% quando se lembram.

Para si o Carro Vassoura é um blog de...
Para mim o Carro Vassoura é um blog de opinião. O objetivo é partilhar opinião e comentar a atualidade e tenho a felicidade de ter muita gente desse lado. Para 41% dos participantes no questionário é um blog de opinião e informação em doses iguais, para 27% tem mais opinião que informação, para 11% é ao contrário, para 10% é um blog de opinião e para 10% de informação.
Fiquei um pouco surpreso que tanta gente considere que a informação e a opinião estão em doses semelhantes, que a informação supera a opinião e ainda mais surpresa pelas pessoas que não veem no CV um espaço de opinião.
O objetivo do CV não é informar, mas uma vez que muita gente não tem acesso a outros meios de informação, talvez o resultado fique explicado. Ou talvez porque aqui se fala de alguns pormenores menos conhecidos ou mais esquecidos. Será isso?
De qualquer forma, se querem estar mais informados, podem visitam o NoticiasCiclismo.net, o Jornal Ciclismo ou a página Bola na Área Jornal FM. Apesar do nome ser futebolístico, é uma página de Facebook dedicada a ciclismo e com muito conteúdo de qualidade e original. As recomendações estão ali do lado direito. Talvez um dia recomende também jornais. Por enquanto, é pagar para futebol.

O que prefere ler?
Aqui podiam selecionar várias opções e a pergunta devia ser "o que gosta de ler?". 78% referiu Opinião sobre a atualidade do ciclismo, 63% Explicação sobre o funcionamento do ciclismo, 56% Rescaldo de provas, 51% Antevisão de provas.
Todos os temas citados tiveram avaliação positiva, o que é bom. Não significa que gostem de todas as crónicas (o que não será possível), mas pelo menos (no geral), gostam de todos os temas.
Já era esperado que as antevisões fossem as menos preferidas (ainda que por pouca diferença e com uma % muito alta). Das quatro hipóteses, é nas antevisões que há menos margem para inovar e variar. Fica aqui a recomendação para todas as pessoas que querem criar uma página no Facebook ou um blog para ter muitos likes ou muitas visualizações: o que as pessoas querem ler é algo de diferente ao que já existe em todos os sites (e no site da Federação e/ou das provas). Criem conteúdo novo. Todos são capazes.

Qual destes temas lhe interessa mais?
60% Ciclismo Internacional, 23% Ciclismo Nacional (só?) e 17% Portugueses no estrangeiro (só?). Talvez fosse melhor aqui permitir a escolha múltipla. Esperava resultados mais equilibrados, mas por isso mesmo foi bom fazer esta iniciativa: perceber as diferenças entre as minhas perceções e os vossos gostos. O ciclismo internacional já vem a ser o assunto mais abordado porque é o que tem mais novidades (e mais provas) para comentar. Ainda assim, quem prefere o ciclismo nacional ou as crónicas sobre os portugueses no estrangeiro, não se preocupe. Continuarão a merecer a mesma atenção.

Algum artigo que tenha gostado mais?
Poucas respostas mas muito diversas. Desde artigos recentes até alguns mais antigos. É bom ver que há crónicas que ficam na vossa memória.

O que melhoraria no blog?
Outra pergunta em que era possível selecionar várias opções. 52% Respondeu que não melhoraria nada e 2% respondeu que melhoraria o texto. Ainda bem que tão pouca gente escolheu esta opção, pois seria o mais difícil de melhorar. 21% respondeu que o blog deveria ter mais imagens - concordo e já está em marcha. Mais e maiores imagens aumenta a extensão da página mas torna a leitura menos monótona penso eu e espero que gostem). 22% Respondeu que melhoraria o aspeto gráfico. Até agora o blog tem estado assim mesmo ("limpo") por opção, mas vou seguir o vosso conselho e daqui a algum tempo vou aceitar propostas para uma pequena reformulação. Alguém com conhecimento de webdesign que queira colaborar, pode desde já entrar em contacto. 10% melhoraria outros aspetos.

O autor do blog...
Fiquei na dúvida se colocaria ou não esta pergunta no questionário. Todos nós erramos e por vezes temos dificuldades em perceber as nossas limitações. Por isso era importante saber a vossa opinião, se o autor (eu) sabe do que está a falar ou ultrapassa as suas limitações (que todos as temos). Só havia duas opções, era uma pergunta que dava para saltar mas 93% dos inquiridos optou por responder e dos que responderam todos responderam que o autor está bem informado sobre o que fala. Ainda bem que não acham que ultrapasso as marcas.

A qualidade do Carro Vassoura é...
27% respondeu Excelente, 57% Muito boa e 16% Boa, 0 nas restantes. O questionário apenas foi divulgado aqui e no Facebook, porque não fazia sentido ter respostas de quem não conhece o blog. Assim sendo, já era de esperar que as respostas a esta questão fossem muito positivas. Afinal de contas, se estão aqui a ler, é porque gostam.
Ainda assim, costuma haver alguém a responder nas classificações mais baixas, aquelas pessoas que não gostam e só leem para poder falar mal. Não foi o caso.

Comentários finais
Foi-vos dada a possibilidade de deixarem um comentário final e aqui é que apanhei a maior surpresa. Pensei que quase ninguém se ia dar ao trabalho de escrever mas quase metade dos participantes no questionário quiseram aproveitar para deixar o seu comentário. Agradeço sinceramente todos os comentários! Vai ser impossível responder a todos, por isso vou responder apenas a alguns, aqueles que dizem respeito às sugestões e comentários mais frequentes. De cada um desses temas vou escolher apenas um comentário, mas li todos os comentários, de todos os temas. Todos os comentários incluem felicitações pelo blog e agradeço a dobrar!

Julgo que são amadores e como tal para os meios que dispõem fazem um trabalho de muito bom nível. Parabéns - Sim, amador, sem patrão, sem patrocínio e em hobby. Obrigado.
Acho que o Carro Vassoura é o melhor blog que conheço (...) - Infelizmente existem poucos blogs sobre ciclismo em Portugal. Fazem falta mais, mas para isso é preciso estar disposto a criar conteúdo. Não basta copiar de outros sites nem publicar apenas o que está nos sites das provas e jornais. Criar um blog não é difícil. É preciso dar-lhe tempo para ter audiência, mas não tenham medo. O CV começou por ter um décimo das visitas que tem agora e nunca tinha comentários. É preciso tempo.
(...)Só posso agradecer ao blog toda a informação que aqui encontrei, e que com ele aprendi muito mais em qualidade, rapidez, e quantidade pela maneira simplista que muitas vezes são escritos os textos. Por isto só desejo que este blog não morra e que continue a escrever sempre que poder (mesmo que tenha períodos mais mortos como já aconteceu) - É, já foi o tempo em que apenas havia duas ou três crónicas por mês. No que depender de mim, o Carro Vassoura não vai morrer tão cedo.
Precisamos de valorizar a juventude! De resto, excelente! - Pois precisamos e é um tema muitas vezes abordado aqui. Os responsáveis das equipas portuguesas devem apostar mais na juventude e menos em estrangeiros de 15ª linha. A seleção nacional deve apostar mais na juventude (masculina e feminina) do que nos amigos e amigas sem futuro. No entanto, não vou entrar em avaliações de cadetes e juniores. São jovens que devem ter prazer naquilo que fazem e já têm bastante pressão dos familiares e diretores que queriam ser ciclistas e não conseguiram. Não penso que precisem de mais pressão nem de estar a ser avaliados e julgados como profissionais. Um projeto interessante sobre o ciclismo jovem é o Núcleo Juventude Ciclista. Passem pelo site deles e façam like na página do Facebook, que será uma boa motivação para escreverem mais.
Introduzir novas secções: Treino (com modelos genéricos de treino), secção de análise de bicicletas, equipamentos (...) - Seria interessante, mas não tenho conhecimento suficiente para fazer um bom trabalho nessa área. Podem passar por NotíciasCiclismo.net ou comprar a Ciclismo a Fundo, que fazem um bom trabalho nessa área. A Revista Freebike também, mas a última edição é de dezembro/janeiro. Ainda assim, fica a sugestão para quem entenda de treino e mecânica e se queira aventurar nessa área.
Continua com o bom trabalho! Só tenho pena que não consigas tirar algumas contrapartidas do blog uma vez que te dá tanto trabalho. Tenta arranjar forma de meter alguma publicidade e meter isso a render. - Além de anúncio Google, alguém tem ideias?

Mais uma vez obrigado a todos!

3 comentários:

  1. Venho mais enaltecer o teu excelente trabalho! Força nisso e continuarás a ter um leitor fixo na minha pessoa!

    ResponderEliminar
  2. Só quero que continues este excelente trabalho o qual aprecio bastante e como já disse noutra ocasião, tu promoves um serviço que é grátis e público em prol do ciclismo quer este seja nacional ou internacional..enfim não quero exagerar mas a maior parte das tuas crónicas são um hino ao ciclismo e de meter inveja a qualquer um que se considere entendido e especialista no assunto. Parabéns e continuação do bom trabalho!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo Feedback, bastante positivo, fui um dos que respondeu ao inquérito, e achei muito interessante, que o autor do blog, estaja interessado na "nossa" opinião, como tenho dito, obrigado pelo seu trabalho e espero que continue durante muito tempo...

    Ricardo Costa

    ResponderEliminar

Share