segunda-feira, 27 de maio de 2013

Revista da Semana: pelotão nacional pelo Algarve

A Taça de Portugal arrancou este fim de semana no Algarve, com o Troféu Restaurante Alpendre. David Rosa conseguiu a melhor prestação de sempre do BTT português numa prova da Taça do Mundo de elites e disputaram-se os Campeonatos Nacional de contrarrelógio de Paraciclismo. Também foram atualizados os Rankings Continentais e as hipóteses de Portugal levar mais do que três ciclistas são escassas.

Troféu do Restaurante Alpendre e Challenges de Tavira e Loulé

O pelotão nacional regressou ao Algarve para as já habituais provas do Sotavento Algarvio. Infelizmente a Volta ao Sotavento Algarvio só se disputou dois anos (2006 e 2007), mas dela surgiram outras provas como o Challenge de Tavira (que se vem a realizar desde 2010) e agora o Challenge de Loulé. A eles junta-se o Troféu do Restaurante Alpendre, que já vai na 23ª edição.

No Challenge de Tavira, em homenagem ao saudoso Engº Brito da Mana, que tanto se dedicou ao ciclismo tavirense, a vitória foi para André Mourato, repetindo o triunfo do ano passado mas agora ao serviço da LA/Antarte. E a equipa de Paredes voltou a levar a melhor no domingo em Loulé através de Bruno Silva.

No sábado arrancou a Taça de Portugal, este ano patrocinada pel'O Jogo, e a vitória do Troféu Restaurante Alpendre foi para Jorge Montenegro (Louletano), com Filipe Cardoso e Marco Cunho (Efapel) em segundo e terceiro num final ao sprint. Em sub-23 o melhor foi o Frederico Figueiredo (Liberty Seguros), que assim lidera a Taça de Portugal no escalão.

Gostava de contar mais, mas é toda a informação que existe. Desde o ano passado que a Federação Portuguesa de Ciclismo vem a comunicar em maior quantidade, inclusive as prestações dos portugueses além-fronteiras, o que é muito bom. Por outro lado, é uma pena que os comunicados de imprensa não acrescentam nada face ao que vem nas classificações, mas em tempos de crise é assim e parece que não há verba para um melhor profissional.

A competição nacional regressa no próximo fim de semana com o Grande Prémio Jornal de Notícias, um regresso agora com duas etapas, um mini contrarrelógio de 3,8 quilómetros entre Canidelo e Vila Nova de Gaia e uma etapa de 201,5 entre Viana do Castelo e o Porto, com meta na Avenida dos Aliados.

Voltando um pouco atrás, uma nota para o Restaurante Alpendre. Sem dúvida que é muito bom ter pessoas que gostam assim de ciclismo e apoiam a modalidade e nós, enquanto adeptos, devemos tentar retribuir. Se um dia tiverem que almoçar ou jantar pela região, escolham o Restaurante Alpendre (entre Tavira e Vila Real de Santo António, na estrada nacional 125), todo ele decorado em torno da modalidade e aproveitem para dizer que estão ali pelo ciclismo. É algo que podemos fazer pelo ciclismo.

Volta à Baviera e Volta à Bélgica

Esta semana tivemos a Volta à Baviera (Alemanha) e a Volta à Bélgica, duas provas muito semelhantes na medida em que ambas são 2.HC, têm cinco dias, várias oportunidades para os velocistas e a classificação geral decide-se num contrarrelógio.

Tony Martin venceu na Bélgica, onde Andre Greipel levou duas etapas, Maxim Iglinskiy uma e Luis León Sánchez outra no seu regresso há competição depois de vários meses afastado. Na Alemanha, geral e crono para Adriano Malori e restantes triunfos parciais para Alex Rasmussen, Daryl Impey, Gerald Ciolek e Heinrich Haussler.
Pódio da Volta à Bélgica com três craques


BTT

Um destaque fora da estrada para David Rosa, que foi 35º na 2ª prova da Taça do Mundo de cross crountry, a vertente olímpica do BTT. Este foi o melhor resultado de sempre de um português em provas da Taça do Mundo na categoria de elites.

É certo que o BTT nacional ainda está muito longe dos melhores do mundo, mas essa distância só pode ser anulada andando (ou pedalando) e é bom ver que os portugueses estão a superar-se.

Paraciclismo

Paraciclismo é a vertente de ciclismo adaptado (ciclismo paralímpico). Realizaram-se este fim de semana os Campeonatos Nacionais de contrarrelógio, com catorze participantes distribuídos por sete categorias. Os resultados podem ser vistos no site da Federação Portuguesa de Ciclismo e podem seguir uma página de Facebook Paraciclismo-Portugal.

É bom ver estes homens (e esperamos que no futuro também mulheres) que não se deixaram derrotar pelas contrariedades e dedicaram-se a fazer algo que gostam, da forma que podem.

Próxima semana

Depois do Giro, temos uma semana mais calma e sem grandes provas. O World Tour regressa no domingo com o Critérium du Dauphiné.

Ranking Continental Europeu: Portugal 20º

Os Rankings Continentais foram atualizados e Portugal caiu do 17º para o 20º lugar. Portugal tem 225 pontos e a última nação virtualmente com seis ciclista é a Eslovénia, que tem 514 (mais do dobro). Por aqui se vê o quão remotas são as probabilidades de Portugal levar mais do que três ciclistas.

5 comentários:

  1. Excelente artigo que aborda várias vertentes desta maravilhosa modalidade que é o ciclismo.


    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  2. poderá sempre haver a possibilidade que me parece que já houve o ano passado. que é quando 1 dos 10 mais do world tour não consigam fazer a equipa total (9 corredores com pontos world tour), passa automaticamente mais 1 vaga para a 11ª nação world tour

    Nuno Sofio

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos comentários.

    Nuno, é quase isso. Quando uma nação de top-10 World Tour não cumpre o mínimo de seis ciclistas com pontos, fica apenas com seis ciclistas para o Mundial e os lugares que sobram passam para o 11º, 12º e 13º. Exceto se o país em causa conseguir apuramento pelo ranking Continental.
    De qualquer forma, para já parece muito difícil que Portugal chegue ao 11º lugar no World Tour.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  4. eu acho que por exemplo se um top 10 tiver apenas 7 ciclistas com pontos uci, só pode levar 7 ciclistas ao mundial. se tiver 5, pode levar o minimo de 6. acho que é isto. do top 10 há 4 paises que não tem 9 ciclistas com pontos: colombia (4), GB (7), Suiça (3), e eslovaquia (2), o que me queria parecer que até ao 14º lugar poderia-se levar mais 1 corredor. obviamente sem certezas. Portugal (94) no Wt está em 17º mas está longe do 14º que é a Irlanda (247. Vamos ver como corre a volta a suiça

    Nuno Sofio

    ResponderEliminar
  5. Nuno, eu disse o que está nos regulamentos...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Share