domingo, 16 de junho de 2013

Brilhante Rui Costa!

Se vencer uma Volta à Suíça é difícil, vencer duas consecutivas ainda mais e apenas três ciclistas o tinham feito até hoje. O desafio de Rui Costa era duro, como as montanhas suíças, mas está cumprido. O português dominou a Volta à Suíça, com duas vitórias de etapa e sobretudo uma enorme vitória na classificação geral, com mais de um minuto de vantagem para o segundo classificado! Brilhante!

A Volta à Suíça não começou da melhor forma. No contrarrelógio do primeiro dia as condições meteorológicas prejudicaram os últimos ciclistas a partir e, sendo o Rui o vencedor em título (e por isso o último a partir) não se pôde bater pelos primeiros lugares. Apesar de ser 53º, era um dos primeiros entre os homens que lutariam pela geral, que era o que realmente importava. Ao segundo dia, na única chegada ao alto da prova, perdeu alguns segundos, mas ao terceiro começou a recuperação triunfal. Segundo no domingo numa etapa de montanha em que apenas Peter Sagan (surpresa) foi mais forte, andou no pelotão nas etapas seguintes (as mais acessíveis) e na sexta-feira impôs-se a toda a gente, com uma grande prestação nos Alpes, tanto a subir como a descer. Partiu para o contrarrelógio de hoje ligeiramente atrasado face ao camisola amarela Mathias Frank mas arrasou a crono-escalada.

Rui Costa arrasou a Volta à Suíça! Duas vitórias em etapa, um segundo lugar e a vitória na classificação geral com 1'02'' de vantagem sobre Bauke Mollema e 1'10'' sobre Roman Kreuziger. Os ciclistas batidos por Rui Costa mostram a dimensão da sua vitória. Mollema que foi 4º na Vuelta 2011, Kreuziger que venceu a Volta à Suíça em 2008 e este ano a Amstel Gold Race, Thibaut Pinot que foi 10º no último Tour, Van Garderen que foi melhor jovem e 5º no último Tour e recentemente vencedor da Volta à Califórnia e Simon Spilak que tem sido um dos melhores em provas por etapas em 2013 e foi 2º na Volta à Romandia. Esta semana, todos atrás do Rui Costa.

Foi uma Volta à Suíça dominada, com os segundos perdidos na primeira chegada em alto a serem a exceção que comprova a regra. Nas montanhas mais duras e que fizeram maiores diferenças Rui Costa esteve soberbo e deixa no ar uma grande expectativa sobre o que poderá fazer na Volta a França.

Aqui foi dito a meio da semana que, independentemente do que nos reservasse a Volta à Suíça até ao seu final, o português deveria partir para o Tour como um homem livre dentro da Movistar e agora ficam as dúvidas, expectativas e esperanças. Com liberdade, o que poderá fazer o Rui no Tour? Se subir assim, o top-10 parece alcançável.

Certa está esta vitória na Volta à Suíça e os cânticos dos muitos portugueses presentes na meta, um momento que quem viu não vai esquecer. A Volta à Suíça é uma das mais prestigiadas provas do ciclismo mundial, para muitos a quarta mais importante prova por etapas, e foi vencida por um dos melhores ciclistas do mundo. Não é portuguesismo. Não somos só nós a dizê-lo. Os jornalistas, críticos, analistas e especialistas estrangeiros, o pelotão e os diretores desportivos sabem-no. Portugal tem um dos melhores ciclistas do mundo e o ciclismo tem um dos melhores desportistas lusos da atualidade!

6 comentários:

  1. Grande crónica, finalizada com um parágrafo muito bem conseguido.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Vitória do outro mundo,sem palavras...
    Esperemos pelo Tour,onde tenho esperanças de coisas muito boas!!!
    Continuação de belas crónicas ;)

    ResponderEliminar
  3. O rui venceu com grande classe as duas etapas mais duras. Ganhou na montanha, a subir e a descer, ganhou no crono, e até foi 2º no sprint com o Sagan naquela etapa da chuva. vitória de grande classe esta!
    ass: ricardoS

    ResponderEliminar
  4. "Portugal tem um dos melhores ciclistas do mundo e o ciclismo tem um dos melhores desportistas lusos da atualidade!" palavras para quê...esta frase diz tudo. Bravo!!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos comentários. Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  6. Penso que todos aqui falamos a mesma língua...e na volta á Suiça também!!!
    Brilhante, Rui Costa, sem sombra de dúvidas!!!!
    Brilhante também a crónica do Rui Quinta onde não mais nada a acrescentar!!!
    Belo blog este, sobre ciclismo...Parabéns!!!!!

    ResponderEliminar

Share