segunda-feira, 17 de junho de 2013

Revista da Semana: Taça de Portugal, Banco BIC-Carmim, World Tour

A vitória de Rui Costa na Volta à Suíça marcou esta semana mas houve mais competição e algumas notícias interessantes. Filipe Cardoso é o novo líder da Taça de Portugal e o Banco BIC é o novo patrocinador principal do Clube de Ciclismo de Tavira.

Taça de Portugal por Albergaria-a-Velha

A Taça de Portugal teve este fim de semana a sua segunda e a sua terceira provas. No sábado, num contrarrelógio de nove quilómetros, Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa) bateu por um segundo Carlos Oyarzun (Louletano-Dunas Douradas) e Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Onda), que completaram o pódio por esta ordem, desempatados por 38 centésimos de segundos. Carlos Ribeiro (Anicolor) foi o melhor sub-23 e assumiu a liderança na Taça.

Nos elites, Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive) liderava depois do quarto lugar no contrarrelógio e aumentou a liderança com a vitória no domingo na Volta a Albergaria. Filipe Cardoso venceu a prova ao sprint, com o segundo lugar para Rafael Silva (LA-Antarte), que no ano passado conquistou a Volta a Portugal do Futuro e vai ganhando espaço entre os elites. Com outro terceiro lugar, Domingos Gonçalves é o segundo na classificação da Taça, faltando disputar o Memorial Bruno Neves e o Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis, ambos no último fim de semana de junho.

Quanto aos sub-23, Frederico Figueiredo (Liberty Seguros) foi o melhor na Volta a Albergaria e é segundo na Taça atrás de Carlos Ribeiro.

Banco BIC-Carmim

Esta semana foi anunciada a parceria entre o Banco BIC e o Clube de Ciclismo de Tavira, que passa a ter a instituição bancária angolana como principal patrocinador. Os angolanos Igor Silva e Walter Silva também chegam à equipa, devendo estrear-se no Troféu Joaquim Agostinho e depois correr a Volta a Portugal.

É uma meia surpresa. Meia porque esperava que alguma equipa contratasse um par de angolanos em 2014 para conquistar patrocinadores daquele país, mas não esperava que fosse já a meio desta temporada. É bom que o Banco BIC fique para lá de 2014 e permitam ao CC Tavira ter a estabilidade que merece.


Etapas da Volta a Portugal 2013

Esta semana foram anunciadas as etapas de duas provas. A Volta à Suíça de 2014, que se realizará daqui a um ano, e a Volta a Portugal de 2013, que se realizará daqui a menos de dois meses. Fica bem visível a diferença entre uma prova que goza de estabilidade e outra que não.

As etapas ainda não são oficiais mas não deverá fugir ao anunciado, com um contrarrelógio por equipas, um crono duro na Guarda e as chegadas à Torre e à Senhora da Graça... Mais comentários ficam para ser feitos a meio da semana. Quarta ou quinta-feira.


Rui Costa no Ranking World Tour

Depois da vitória na Volta à Suíça (mais duas etapas e um segundo lugar), Rui Costa subiu ao 10º lugar no Ranking World Tour. Em termos de países, Portugal subiu ao 15º lugar e só com uma grande surpresa chegaria a um lugar nos dez primeiros.

Além-fronteiras

Foi uma semana repleta de ciclismo além fronteiras. A Blanco, que no Tour passará a ser Belkin, venceu duas provas, o Ster ZLM Toer através de Lars Boom e a Volta ao Luxemburgo através de Paul Martens, que em fevereiro venceu a primeira etapa da Volta ao Algarve. Em França, Thomas Voeckler venceu a Route du Sud e David Veilleux a Boucles de la Mayenne, prova menor onde esteve a Efapel-Glassdrive. O melhor homem da equipa lusa foi Ricardo Vilela no 34º posto.

Em Espanha decorreu a Volta a Besaya, uma prova de referência no calendário de juniores e que inclui montanhas a sério, como uma chegada a Peña Cabarga (lembram-se do duelo entre Cobo e Froome na Vuelta 2011?). Esteve presente a Liberty Seguros e o melhor português foi David Ribeiro, 11º.


Mudanças no World Tour

Leram a crónica "O fracasso do World Tour"? Nela era sugerido que o World Tour precisava de diminuir o seu número de dia. Não apenas para bem das equipas World Tour, mas para bem de todas as equipas e provas. Pois bem, a UCI anunciou esta semana que é uma medida a avançar a partir de 2015, por sugestão do seu Conselho do Ciclismo Profissional.

Esta é uma de cinco sugestões dadas a conhecer em comunicado pela UCI, comunicado onde é referido que o grupo de trabalho estava a trabalhar (passo a redundância) neste assunto desde 2011. Fico preocupado em saber que na UCI se demora tanto tempo a pensar.



Esta semana

Vem aí a semana dos Campeonatos Nacionais e parece que este ano vamos ter as principais figuras do nosso ciclismo a lutar pelas camisolas. Além das formações nacionais, estão pré-inscritos Rui Costa, Tiago Machado, Nelson Oliveira, Sérgio Paulinho, Bruno Pires, Manuel Cardoso, André Cardoso e José Mendes.

Os Nacionais continuam a ser em Pataias (Alcobaça) mas este ano com um circuito diferente. Continuará sim a ser um percurso de baixa dificuldade e talhado para sprinters. Recorde-se que o atual campeão nacional é Manuel Cardoso.

Na sexta-feira haverá as provas de contrarrelógio com 27,8 km para os sub-23 e 34 quilómetros para os elites. No sábado a prova em linha dos sub-23 com 154,8 quilómetros e no domingo a prova em linha dos elites com 172 km, uma distância mais respeitável que os 158,6 km do ano passado.

As provas de cadetes e juniores masculinos e dos vários escalões femininos serão disputados mais tarde, de modo a não coincidir com os exames escolares.

*****
Duas curiosidades da semana:
- As etapas da Volta à Suíça, de segunda a sexta-feira, terminavam por volta das 19h locais. O objetivo era que o público local pudesse assistir ao final das etapas depois do dia de trabalho.
- Os Campeonatos de Navarra de contrarrelógio de juniores tiveram como vencedor um tal de Miguel Indurain. É filho do Miguelón e se seguir as pedaladas do pai...

11 comentários:

  1. Excelente crónica! Sabes quantos anos o BIC irá patrocinar o CC Tavira? E dos angolanos o que esperas deles?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário, João.

    A parceria (contrato) será apresentada amanhã. Há pouco a esperar dos ciclistas angolanos. Está fora de hipótese que terminem a prova mas deverá ser um projeto a longo prazo. Aí sim, com mais tempo, mais experiência e mais condições de treino, poderão evoluir.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas para que conste, a prova a que me refiro é a Volta a Portugal.

      Cumprimentos

      Eliminar
  3. O Igor Silva acabou a Volta ao Algarve por isso pode perfeitamente acabar o Joaquim Agostinho

    ResponderEliminar
  4. Acabei de conhecer o blog e estou a adorar... boas crónicas, actualizadas e com visões muito semelhantes às que eu tenho do ciclismo.

    Espectacular!!!

    Vão preparar alguma crónica relativamente ao Tour? Com detalhe das etapas, ciclistas que vão participar, etc?

    ResponderEliminar
  5. Imbecil,para tua informação o Igor Silva é o melhor ciclista angolano da atualidade,e vens tu dizer que não terminaram a prova...pensas que és muito político,que sabes muito de ciclismo,mas não vales nada!

    ResponderEliminar
  6. O Igor Silva como já disse é um ciclista com um enorme currículo tendo já sido se não me engano seis vezes campeão angolano e outras quantas de contra-relógio.
    Mas são tantas as barbariedades que tu aqui dizes, eu mete dó.
    É óptimo ler este teu blog para aumentar o nosso ego e a nossa autoestima!

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, pelos comentários.

    Tacfer, sim, mas quando a fasquia está em terminar em Troféu Joaquim Agostinho...

    João Borges, sim, certamente haverá algo sobre o Tour.

    Nelson, ainda existem grandes diferenças entre o ciclismo angolano e o ciclismo português. Isso ficou bem patente na Volta ao Algarve.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  8. Ser seis vezes campeão angolano não é propriamente um enorme currículo. Just saying.

    ResponderEliminar
  9. Nelson queres mesmo comparar o ciclismo angolano com o português???

    ResponderEliminar
  10. Oh pessoal, é incomparável....o ciclismo angolano está bem atrás do nosso e lá por ter acabado alguma clássica portuguesa não vai fazer dele um bom ciclista!!!!
    Na minha opinião, é uma injecção de dinheiro na equipa do Tavira...ainda bem que assim seja...venham mais assim....

    ResponderEliminar

Share