terça-feira, 16 de julho de 2013

Fantástico, fantástico Rui Costa!



Quando ontem escrevia a crónica que hoje seria publicada no Décima Quarta Curva, escrevi:
“Por fim, falar de Rui Costa e da frustração que será sentir um top-10 no Tour a distanciar-se até ser apenas uma miragem. Assim funciona o ciclismo, que ainda ninguém conseguiu esclarecer se é individualmente coletivo ou coletivamente individual. Certo é que o colega que um dia te carrega para a vitória, no outro te prende as asas. Resta uma semana em busca de uma vitória.”
Ao ver a composição da fuga de hoje optei por guardar a crónica, acreditando que Rui Costa poderia vencer como fez em 2011. Pela sua capacidade a subir, pela sua ponta final e pela sua técnica sobre a bicicleta muito útil para a descida final, Rui Costa era o homem mais forte entre os fugitivos, mas num grupo tão numeroso é muito difícil confirmar o favoritismo. Valeu ao Rui que, além das suas qualidades físicas, possui uma grande inteligência a correr.

Manteve a calma perante os primeiros ataques, deixou que o grupo se fragmentasse e só aí atacou. Era o momento certo. Esperou o suficiente para que os seus adversários se desorganizassem e atacou suficientemente cedo para ganhar a subir uma vantagem que não fosse possível de anular na fase mais rápida que se seguia até ao risco de meta. Sentado no sofá é fácil ler a corrida. Sobre a bicicleta, com as pulsações elevadíssimas pelo esforço, pela ansiedade de vencer no Tour e pela vontade de dar uma resposta ao azar da semana passada, será muito mais difícil fazer uma corrida perfeita do ponto de vista tático. Rui Costa conseguiu!

Uma vitória no Tour nunca é “mais uma”, mas aqui permitam-me dizer que é mais uma fantástica vitória para um ciclista que aos 26 anos já tem um palmarés fantástico. E começam a faltar palavras para descrever cada um dos feitos no meio deste sucesso constante.

*****
Porque hoje é dia de escrever para o NotíciasCiclismo.net mas não poderia deixar passar este dia aqui no Carro Vassoura, publico a mesma crónica em ambos os espaços, com a devida concordância dos responsáveis do NotíciasCiclismo.net.
Relembro, todas as terças-feiras há crónica no espaço DécimaQuarta Curva.

*****
Fisicamente Alberto Contador não é o mesmo que era antes da sua suspensão, mas a sua postura continua idêntica. O seu gesto para Nairo Quintana, como se ele nunca tivesse atacado um adversário azarado (por exemplo uma corrente que salta... por exemplo), encaixa na imagem que sempre retratei sobre si. Caros fãs de Alberto Contador, o pistoleiro não é a simpatia que meia dúzia de comentadores lambe-botas retratam.

*****
E sobre a pergunta do momento, qual a equipa ideal para o Rui Costa... só ele saberá. Acreditem que fará a melhor escolha.

15 comentários:

  1. Rui sobre a escolha da equipa só digo uma coisa falta pouco para sabermos tudo. Em Agosto ele dirá a equipa onde vai ficar em 2014.

    ResponderEliminar
  2. O Rui está a fazer tudo para se tornar uma lenda viva do nosso ciclismo. Que etapa espectacular e que mês e meio que temos vivido com a vitória na Volta a Suíça e agora isto... Já são 5 vitórias neste período e 6 no total da época.

    E quanto à geral, enfim, nunca saberemos o que seria possível o Rui fazer se não fosse aquela etapa fatídica para a Movistar... O Rui ainda é muito novo e outras oportunidades terá para atacar o pódio numa grande volta.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao grande Rui Costa..que ciclista..que classe!
    Quanto as críticas ao contador já todos nós percebemos que não gostas dele. Eh pá se é para críticar o contador por fazer gestos ao quintana tb tens de críticar o froome por fazer gestos ao contador. Eu sou fã do contador, não pela sua personalidade já que até o acho muito queixinhas, mas pela maneira de correr. E aí só não gosta do contador quem não gostar de ciclismo!

    ResponderEliminar
  4. Magnifico Rui Costa!! Espero que continue assim, a dar estas alegrias aos portugueses que amam o ciclismo. PARABÉNS RUI COSTA!!!

    ResponderEliminar
  5. O Rui continua a mostrar o que vale e para mim já é um dos melhores do mundo. Sinceramente não me consigo decidir quanto ao que seria a melhor decisão para o seu futuro.

    Para o ano na Movistar ainda vai estar tapado pelo Valverde e vai estar ainda mais tapado que este ano pelo Quintana, no entanto a equipa é muito forte e ele já conhece os cantos à casa o que é sempre bom. Numa equipa como a BMC ele seria lider, no entanto tudo indica para que o acompanhamento que a BMC dá ao seus atletas seja péssimo, tendo em conta os resultados que tem vindo a ter e o que alguns atletas que abandonaram a equipa disseram.

    Na Sky iria estar tão, ou mais, tapado que na Movistar e para isso não acho que valesse a pena mudar.

    Talvez a Trek visto ter alguma presença portuguesa (já agora o Fabio Silvestre deve em principio juntar-se à equipa para o ano) e tudo indica que a equipa se vá ver livre do Andy e de toda a velha guarda deixando em aberto o lugar de líder da equipa para provas por etapas e clássicas das ardennas.

    A Cannondale não deve ter orçamento para contratar o Rui tendo em conta o que ganha o Sagan e os aumentos que deram ao Caruso e ao Moser.

    A Saxo precisa de pontos, e o Rui tem muitos, no entanto, tal como caso mudasse para a sky, iria continuar tapado durante alguns anos.

    Na liquigas o Nibali é rei e senhor, e assim será por alguns anos, no entanto o Rui seria claramente o numero 2 da equipa e seria lider em todas as corridas que o Nibali selecciona-se como objectivo.

    A lampre precisa de pontos e de um lider, e como o patrocinador principal tem interesses em Portugal, o Rui seria uma boa escolha. Além disso como a injecção de fundos que a merida fez na epoca passada chegou tarde de mais para contratar um ciclista de topo, certamente que a direcção da equipa tem um ou outro milhão a mais para gastar em alguém como o Rui.

    Quanto a outras equipas não sei. A Garmim tem um orçamento apertado e deverá dar prioridade a manter o Martin e o Talansky, a OPQS já tem um plantel de lucho e além disso já contratou o Uran. A Lotto tem o Jurgen Vandenbrouck e cada vez dá mais foco ao comboio do greipel. A orica dá prioridade aos sprints e não me parece a opcção ideal para o Rui pois iria estar pouco apoiado nas montanhas, o mesmo para a Argos.

    No que toca à Katusha, o Purito não está a ficar mais novo e nem o Moreno nem o Spilak me parecem ter a capacidade de assumir o lugar. Além disso dinheiro não falta por isso também me parece uma opcção.

    Isto tudo claro, é apenas a minha opinião . . .

    P.s. Rui quem tem telhados de vidro não atira pedras. Estas a ser tão imparcial quanto os comentadores "lambe botas" no que toca ao Contador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tou sempre a responer aos teus post oh Parrulo. Mas a Orica vai se virar para os GT a partir de 2014. A começar a contratar gente para provas de uma semana e GT's. E para mim é a melhor equipa para o Rui. Eles dão todo o apoio necessário para o Rui se desenvolver em todos os pontos que precisa. E para GT's teria todo o apoio necessário.

      Eliminar
    2. O melhor que podia acontecer ao Rui era ir para sky.
      Sim eu sei que não vai ter oportunidades de liderar corridas de 3 semanas mas ainda é cedo para ele, e a sua especialidade são clássicas.
      O Rui tem todas as características para se tornar num dos melhores ciclistas de todos os tempos, é trabalhador, ambicioso, humilde, inteligente etc. Só lhe falta uma equipa que consiga fazer uso de todo o seu potencial e so existe uma equipa no pelotão capaz disso, a sky.
      Pode não parecer a melhor decisão a curto prazo, mas a longo prazo podem ter a certeza que é visto que vai evoluir muito mais rápido.

      Eliminar
  6. Ups. . .

    Astana, não Liquigas. É do hábito . . .

    ResponderEliminar
  7. “Everyone was very attentive on the final part of the slope and we were not able to make the difference but the legs are getting better and I hope I can create some fuss in the final part of the Tour. I don't know if we'll win or not but I hope the people behind the TV-screens will enjoy the race. For me it isn't a great motivation to do the race calmly behind the wheel in the bunch. Whenever I see a chance, I'll grab it, either at the beginning or at the end of the race. And we'll see what the final result in Paris will be,” concludes Saxo-Tinkoff's Alberto Contador.


    Rui pode ser arrogante, se calhar caindo e lá a frente forçando qualquer um de nós respondia da mesma forma. A verdade é que ele tenta sempre e dá espetaculo e isso não poderás negar nunca.

    ResponderEliminar
  8. Luís mas isso foi exactamente o que eu disse xD se eu gosto do contador é pela vontade que mostra sempre em vencer mesmo que não seja o mais forte (o caso) e nunca desistindo, dando ao mesmo tempo grande espectaculo à corrida. No entanto, não gostei da atitude dele com o quintana, até pq o contador fez o msm ao schleck em 2010. Acho que são situações de corrida e tem de se continuar. O que eu apontava é teres falado do Contador ter feito o gesto e não do Froome e das suas declarações. Assim tas a ser tendencioso para o lado do Froome e suponho que a ideia seja seres neutro (tirando o Rui costa claro).
    Ps: Não sou hater do Froome..até admiro bastante a sua forma de correr.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Enfim espero que venha a volta a portiligal pk a equipa dele.vem ca

    ResponderEliminar
  10. Um aparte sobre as linhas que escreveu sobre Contador, a sua postura continua idêntica, acho que sim, é o mesmo que no tour 2011 numa das 1ªs etapas se viu arredado pois todas as equipas aproveitaram para o deixar para trás (situação idêntica á de Valverde em 2013), é o mesmo que em 2009 teve que lutar contra a sua própria equipa apenas porque estava lá Lance Armstrong... Pena não se escrever sobre estas situações, mostrando apenas um lado do corredor, ele veio da suspensão e desde aí todos os "comentadores" só conseguem por duvidas no seu comportamento, lamento estas críticas serem escritas por lambe-botas e nunca darem mérito a atitudes de um corredor que luta, que como referiu há dias que lhe é indiferente ficar em 2º ou em 10º( gostava de um exemplo de um ciclista que fala e corre assim) pois centenas deles quereriam estar em 3º e só desejariam que ninguém mais mexesse a corrida... Sou adepto/fã de Alberto Contador desde que ele corria nos juniores, desconhecido então de grande parte dos que agora seguem o ciclismo,permita-me esta opinião, obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pelos comentários.

    Sobre o Contador. É um excelente ciclista, um dos melhores desde que a hiperespecialização impera no ciclismo, mas tem o feitio que tem. Por isso existe pouca gente no pelotão que goste dele, além daqueles que dele dependem na hora de fazer o contrato. Entre os jornalistas, "gostam" dele aqueles que têm que lamber-botas para fazer uma entrevista ou para sair ao seu lado numa fotografia.
    Aliás, um bom exemplo da sua atitude e feitio é que escolheu o Quintana para pedir explicações, quem transparece maior humildade entre os que iam no grupo e o único estreante. Rodríguez e Valverde também não esperaram por Contador (e por Froome) porque queriam distanciar Ten Dam e Fuglsang, mas a esses Contador não pediu explicações. Têm um estatuto que Quintana ainda não tem e poderiam responder-lhe à letra.

    Rui, percebeu que eu não gosto do Contador? Quando o Contador foi suspenso, eu próprio disse que não gostava da sua atitude, pelo que não é segredo. Ainda assim, defendi-o durante todo o processo. Não gostar da sua atitude, não significa que lhe queira mal.

    Anónimo, não espere pela Movistar nem pelo Rui Costa na Volta. Não estarão presentes.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  12. Caro Rui Quinta está perfeitamente justificado. Mesmo sem razões tavas no direito de não gostar dele. Eu pessoalmente não ligo a feitios até porque o que passa na tv e o que se fala pode nem ser verdade. Gosto é de ver ciclismo do bom e com espetáculo. E infelizmente sem o contador tem acontecido mt pouco.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Share