segunda-feira, 1 de julho de 2013

Revista da Semana: Taça de Portugal, BTT, Seleção

A Volta a França começa e todas as restantes provas parecem pequenas. Ainda assim, este fim de semana tivemos a conclusão da Taça de Portugal, com a vitória de Filipe Cardoso nos elites e Frederico Figueiredo no sub-23. Houve também final da Taça de juniores, Mundial de Maratonas de BTT e atualização do Ranking Continental.

Taça de Portugal de elites e sub-23

Tivemos este ano uma Taça de Portugal um pouco diferente. Se por um lado foi mais diversificada, contando até com um contrarrelógio, e mais económica pela junção de provas  geograficamente próximas (uma no sábado, outro no domingo), também é verdade que ficou demasiado concentrada no calendário, com a primeira a e última provas separadas apenas por cinco semanas.

Este fim de semana tínhamos o Memorial Bruno Neves e o Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis, com Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive) a partir na liderança dos elites mas com Domingos Gonçalves (Rádio Popular) muito próximo e Carlos Ribeiro (Anicolor) na liderança dos sub-23 mas com Frederico Figueiredo (Liberty Seguros) logo atrás.

O Memorial Bruno Neves foi vencido por Rafael Silva (LA-Antarte), que se impôs perante todos no topo onde termina a prova. Ironia das coisas, a vitória do Rafael Silva aconteceu no mesmo dia em que a OFM anunciou a contratação de Jesús Rosendo, um ciclista que se poderá equiparar a Javier Ramírez (Rádio Popular) na necessidade que o ciclismo português tinha deles em junho: nada*. Trazem o quê? Experiência? Estas equipas deviam dar prioridade a um voltista/trepador e a um sprinter, respetivamente.

Rafael Silva tem 22 anos, é português, fez uma temporada 2012 de altíssimo nível, venceu a Volta a Portugal do Futuro e, confesso, gostei muito desta vitória. Gostei por aquilo que representa, uma aposta na juventude. Mesmo estando inscrito na condição de neo-profissional (para os quais o salário mínimo é de apenas 2400€/ano) prefiro a contratação destes jovens do que ciclistas como os anteriormente citados.

Com o 7º lugar, Filipe Cardoso mantinha a liderança na Taça e Frederico Figueiredo assumia a liderança nos sub-23.

No Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis, a prova mais dura desta Taça, triunfo de Arkaitz Durán (Efapel), deixando em segundo João Pereira (Banco BIC-Carmim) e em terceiro Ricardo Vilela (Efapel). Filipe Cardoso foi apenas 15º mas sagrou-se vencedor da Taça de Portugal. Frederico Figueiredo (17º) venceu a Taça dos sub-23, continuando assim uma excelente temporada que deverá culminar com a passagem a profissionais.

Duas referências para João Pereira e Rúben Guerreiro (Liberty Seguros). João Pereira, que já tinha sido 2º numa etapa do GP Jornal de Notícias, agora foi 4º e 2º nas provas deste fim de semana e começa a dar seguimento aos bons resultados que tinha antes de passar à equipa profissional de Tavira. Tal como Rafael Silva e o campeão nacional Joni Brandão, foi um dos seis jovens portugueses a seguir em 2013 aqui indicados em março. E Rúben Guerreiro, sub-23 de primeiro ano, campeão de juniores no ano passado, foi quarto no domingo, apenas superado por profissionais.

Taça de Portugal de juniores

Também terminou este domingo a Taça de Portugal de juniores, igualmente composta por cinco provas, com junção de provas ao sábado e domingo para poupar custos e com um contrarrelógio. No entanto, nos juniores a primeira prova e a última estiveram separadas por dois meses e meio e o contrarrelógio foi mais longo que o crono presente na Taça dos elites.

João Silva (Alcobaça/Crédito Agrícola) venceu a última prova, mas o triunfo na Taça foi para César Martingil (CC José Maria Nicolau), com o segundo lugar para Paulo Silva e o terceiro para David Ribeiro, ambos da Liberty Seguros.


Rankings Continentais

Atualizados os Rankings Continentais a 25 de junho, Portugal desceu para 24º na Europa, o que nos coloca de fora dos lugares que dão acesso ao Campeonato do Mundo. No entanto está assegurado que teremos três vagas, fruto de contarmos com pelo menos um ciclista no top-100 do World Tour (Rui Costa 10º e Tiago Machado 96º).


Novidades 2014

A Trek comprou a licença de Flávio Becca, o patrão da equipa Radioshack-Leopard. A marca de bicicletas será o principal patrocinador, tentando dar guerra à Cannondale e principalmente à BMC, tendo já assegurado a renovação de Fabian Cancellara até final de 2016.

Ao que parece, a equipa Leopard Continental desaparecerá e alguns dos seus ciclistas darão o salto para a Trek, como poderá ser o caso de Fábio Silvestre.

Se para a estrutura da Radioshack as notícias são boas, para a Vacansoleil e a Euskaltel o futuro está muito cinzento. Os responsáveis da Vacansoleil autorizaram os seus ciclistas a procurar nova equipa enquanto não asseguram a continuidade e a Euskaltel procura um segundo patrocinador para se manter na estrada.


BTT Nacional

Tiago Ferreira foi sexto no Campeonato do Mundo de Maratonas (BTT), onde alinharam 136 corredores. O vencedor foi o suíço Christoph Sauser. Este resultado aparece uma semana depois dos Campeonatos Europeus de Cross-Country, onde David Rosa foi 24º, obtendo a melhor prestação de um português na história dos Europeus.


Esta semana

Estas são as semanas que nenhum organizador quer para as suas provas: as semanas do Tour. Afinal, todas as atenções estão na prova francesa. A exeção é a Volta à Áustria  que começou ontem e estará na estrada até ao próximo domingo, contando com gente como Fabian Cancellara, Tom Boonen (que já desistiu doente), Alessandro Ballan, Thor Hushovd, Ivan Basso, Chris Anker Sorensen, Andrea Guardini, Gianni Meersman, Gerald Ciolek e o português Bruno Pires.

***
PS: Ao ver as classificações das provas da Taça com maior atenção, reparei na seguinte coincidência. No domingo, Rosendo e Ramírez (que eu disse que podiam equiparar-se), chegaram juntos, com "apenas" 10'53'' de atraso. E com "apenas" oito portugueses amadores à sua frente. É certo que não têm culpa de terem sido contratados e é apenas uma prova, mas...

8 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente resumo, adorei tanto a vitória do rafael silva como tu,e pelos mesmos motivos, ele já tinha um segundo lugar, foi pena não ter feito primeiro nessa para ver se mais gente abre os olhos e aposta nos portugueses de valor que temos por cá.

    Dou valor à efapel e à LA, apostaram acima de tudo em portugueses, e no caso da Efapel tem um espanhol que ao menos tem um bom andamento e não um tipo que leva 10 minutos!

    Nao fazia ideia que a seleção da argentina estava por cá!

    Adorei o PS,é a melhor parte !

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. "Mesmo estando inscrito na condição de neo-profissional (para os quais o salário mínimo é de apenas 2400€/ano) prefiro a contratação destes jovens do que ciclistas como os anteriormente citados."

    O problema é que como o Rafael Silva não há muitos, tens neste momento o Daniel Freitas, o Frederico Figueiredo e mais um ou outro que poderiam pegar de estaca mas nunca seriam tão úteis neste momento como o Jesus Rosendo vai ser porque irá fazer um trabalho em prol da equipa, algo que os jovens valores portugueses nem sempre conseguem fazer no 1º ano a correr com profissionais, tal como tu também considero que ele foi contratado não para ganhar a Volta...mas sim para acrescentar qualidade e experiência (é um corredor combativo, que se adapta a vários terrenos e com experiência de grandes Voltas)algo que os jovens disponíveis não ofereçem tanto. Sou português mas não posso deixar que o nacionalismo me impossibilite de ver a realidade como ela é. Para mim é uma boa contratação.

    ResponderEliminar
  3. E em relação ao teu PS também posso argumentar que o Rosendo mesmo perdendo 10 minutos ficou à frente de vários valores jovens nas duas provas...o homem estava parado há 10 meses, logo é normal ter perdido esse tempo. Penso que o que querem dele não são resultados imediatos...como disse anteriormente esse não é o propósito da sua contratação. E já agora falando de alguns ciclistas jovens da OFM...o Luís Fernandes, o Gualter Cavalho ou o Rui Barros, por exemplo, são de qualidade inferior ao Jesus Rosendo...por isso não percebo a crítica em relação à sua contratação se a equipa já tinha "valores jovens" mais fracos do que ele.........

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Pengo...claro que existem jovens talentosos mas não é certo que estes ciclistas dêem garantias porque uma coisa é correr o ano todo praticamente na roda dos profissionais e tentar fazer o melhor, outra é ter que perseguir e estar sempre a arrancar para as fugas...e vejam os ciclistas da seleção nos últimos anos que fizeram a volta tentando fazer o melhor sem assumirem nada e os resultados saírem à quem do esperado e do que foram fazendo durante a época.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos comentários.

    opiniões diferentes, que naturalmente aceito.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  6. Continuo sem perceber como se dá tanta importância ao lugar banalíssimo como o 24º lugar do Europeu do David Rosa e não se olha com mais atenção ao lugar Tiago Ferreira que fez 6º no Mundial...
    Influências do José Goebbels?

    ResponderEliminar
  7. Se eu fosse Director desportivo de uma equipa tuga não contraria estes espanhóis mas pronto é a minha opnião

    ResponderEliminar
  8. Opiniões diferentes, e percebo o ponto de vista, mas Pengo nem sempre os jovens ciclistas não se adaptam a fazer um trabalho de perseguir ou sacrificar-se em prol da equipa, tivemos dois bons exemplos no ano passado na Volta, o Luis Afonso e o João Correia só foram à volta e deram bem jeito à LA, no caso dos jovens da OFM, pelo menos o Gualter sei que não consegue para já ser ciclista a tempo inteiro, a culpa não é dos espanhois, é de quem os contrata...

    Cumprimentos !

    ResponderEliminar

Share