terça-feira, 3 de setembro de 2013

A nova equipa de Fernando Alonso

O piloto de F1 Fernando Alonso comprou uma equipa de ciclismo, a Euskaltel-Euskadi. O que significa isso afinal?

Quem leu o artigo Como estão estruturadas as grandes equipas - Parte I compreenderá este tema mais facilmente. Quem não o fez, poderá aproveitar para o fazer e também o Como estão estruturadas as grandes equipas - Parte II, dois dos artigos mais lidos do Carro Vassoura até hoje.

A Euskaltel-Euskadi como conhecemos até 2012 não conseguia garantir a sua continuidade para 2013 e como tal saiu da Fundación Euskadi para passar a ser gerida pela Basque Cycling Pro Team (BCPT), empresa criada para esse propósito. De início a empresa Euskaltel "garantiu" um apoio de 40 milhões ao longo de 4 anos, o que resulta numa média de 10 milhões por ano mas poderá não ser assim, existindo anos em que é necessário maior investimento ou oferecem melhores oportunidades, por exemplo para garantir um ciclista mais caro que fica livre. Em maio a empresa Euskaltel notificou os responsáveis da BCPT que não conseguiria garantir os 40 milhões para dez anos nem conseguiria repetir em 2014 os 7 milhões de patrocínio de 2013. Os responsáveis da BCPT iniciaram então a buscar pela salvação, fosse através de uma empresa que assumisse o posto de patrocinadora principal ou uma que se associasse à Euskaltel e permitisse a essa baixar o seu investimento para perto dos 3,5 milhões de 2011.

(Os montantes de patrocínios não costumam ser declarados oficialmente pelas equipas nem pelos patrocinadores. Por isso várias fontes apontam para valores diferentes entre si.)

Antes da Vuelta, os responsáveis da BCPT anunciaram o final da equipa, pois tinham esgotado todas as possibilidades (ou pensam que sim). Esgotadas todas as possibilidades, houve alguém que conhecia alguém, que ligou para alguém que conhecia o Fernando Alonso. E o Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1, que já por várias vezes tinha expressado a sua paixão pelo ciclismo e a vontade de um dia ter a sua equipa, comprou a BCPT.

A Basque Cycling Pro Team continua a existir. Ou seja, continua a possuir uma licença World Tour até 2016 e continua com contratos com vários ciclistas, como Samuel Sánchez, Igor Antón, Mikel Nieve, Mikel Landa, Ion Izaguirre ou Juanjo Lobato. No total são 14 ciclistas com contrato, sendo Romain Sicard o único estrangeiro (francês de Bayonne, região basca).

O World Tour passa assim a ter mais uma equipa controlada por um milionário, como a BMC de Andy Rihs ou a Katusha de Igor Makarov, apenas para dar dois exemplos, com a particularidade dos milhões de Alonso terem origem desportiva. Como dito outras vezes, é problemático que o ciclismo atual de elite interesse cada vez a menos empresas (das que podem pagar milhões para estar na elite) e dependa cada vez mais da paixão de alguns homens. Porém, homens como Fernando Alonso devem ser bem recebidos, pois o ciclismo só lhe tem a agradecer por salvar uma equipa que já tinha sido dada como terminada.

Durante os próximos dias (e já começou ontem), não faltarão nomes de ciclistas ligados a esta nova equipa. Serão perto de 200 "contratações", que no final serão pouco mais de dez para juntar aos 14 já com contrato. Importante será saber quem patrocinará a equipa e quem a dirigirá desportivamente.

Com Carlos Sastre, num estágio da Cervélo
Ao comprar a equipa, Fernando Alonso mostra disponibilidade em investir algum do seu dinheiro para garantir a continuidade da mesma no curto prazo, mas também já manifestou a intenção de tornar esta auto-sustentável, vivendo, como é mais comum, de patrocínios de empresas.

Muito se especula que os primeiros patrocinadores a chegar à equipa serão alguns dos patrocinadores pessoais de Alonso, como o Banco Santander, e apesar de ainda não passar de rumores, é realmente provável que algum sponsor da Fórmula 1 migre para as duas rodas não motorizadas. Além disso, a imagem de Alonso também será importante para atrair apoios.

Se teremos uma nova equipa ou uma continuação da Euskaltel, não se sabe. Não parece haver tempo para reforçar a equipa com grandes figuras do ciclismo mundial para 2014 e na próxima temporada esta deverá assemelhar-se muito à Euskaltel, sobretudo com ciclistas espanhóis e grande parte deles bascos, sendo as principais referências os já citados. Para 2015 já será mais fácil reforçar-se, por exemplo com o amigo Alberto Contador.

8 comentários:

  1. a meu ver de todos os possíveis patrocinadores, o mais provável é o Santander. este Banco é o grande patrocinador pessoal do Alonso e que tem sido um bom "balão de oxigénio" para a Ferrari manter a sua actividade na formula 1. se no passado marcas com a shell (ainda se mantém mas com um peso menor), marlboro, vodafone, ... marcavam presença nos Ferraris agora é a vez do Banco Santander.
    um banco espanhol mas com negócios por todo o mundo.
    patrocinadores à parte, o mais importante é o facto da historia equipa Basca (pelos vistos vai mudar a sua sede para as Astúrias, mas isso não interessa) vai continuar na estrada.
    acredito que a base( principais ciclistas, staff, directores desportivos,..)transitem da "velhinha" Euskatel. Nieve e Anton estavam perto de outras equipas, nomeadamente da Omega, agora acredito que vão ficar em casa.

    ResponderEliminar
  2. o nome da equipa sera Basque Cycling Pro Team?

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o Landa já assinou pela Astana...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelos comentários.

    Rui Silva, não, o nome da equipa não será Basque Cycling Pro Team. Será o nome dos seus patrocinadores.

    JoaoF, apesar do interesse da Astana, ainda não assinou.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  5. Sera santader cylling pro 2 anos

    ResponderEliminar
  6. Rui não vais fazer uma crónica sobre o percurso da Volta a Portugal do Futuro, equipas e favoritos? Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok Rui não compreendo o porquê mas espero que pelo menos faças menção à prova na habitual Revista da Semana.

      Eliminar

Share