sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Campeonato Mundial CRE: percurso, favoritos e antevisão

Campeões em título
Os Campeonatos do Mundo de 2013 arrancam domingo com a prova de contrarrelógio por equipa, uma estreia no ano passado, e a Omega Pharma parte como principal candidato ao (segundo) título.

Percurso

São 57 quilómetros de extensão, uma quilometragem que ganha ainda maior dificuldade considerando que as equipas serão compostas por apenas seis ciclistas e não por nove, como nas grandes voltas. Ainda assim, o percurso deste ano será plano, contrastando com o de Valkenburg, de extensão ligeiramente inferior (53 km) mas num traçado muito mais acidentado.

O percurso, além de plano, é de nível técnico muito baixo e por isso propício a um ritmo altíssimo. À medida dos especialistas e, neste caso, das equipas que os têm.

Relembre-se que os tempos são tirados à passagem do quarto ciclista de cada equipa.


Favoritos

A Omega Pharma-Quick Step parte como a principal candidata ao título, com Michal Kwiatkowski, Kristof Vandewalle, Niki Terpstra, Peter Velits, Sylvain Chavanel e o bicampeão mundial de contrarrelógio individual Tony Martin. Se em 2012 a equipa já era suficientemente forte para vencer, este ano ainda será mais potente, com a troca de Tom Boonen por Michal Kwiatkowski.

Se a Omega Pharma parece mais forte, o mesmo não se poderá dizer da sua maior rival na edição do ano passado, a BMC; batida por escassos três segundos em Valkenburg. Os especialistas Tejay Van Garderen e Taylor Phinney continuam, bem como Manuel Quinziato, mas Philippe Gilbert, Alessandro Ballan e Marco Pinotti foram substituídos por Steven Cummings, Daniel Oss e Micahel Schar. De qualquer forma, é uma equipa para discutir os primeiros lugares.

O terceiro posto em 2012 foi para a Orica-GreenEdge e os australianos pretendem fazer melhor no próximo domingo, contando para isso com Luke Durbridge, Svein Tuft, Jens Mouris, Michael Hepburn, Daryl Impey e Brett Lancaster. Desta vez o percurso é à medida dos seus roladores.

Outras equipas ainda não apresentaram as suas seleções definitivas, mas pelas pré-seleções têm que ser colocadas entre as candidatas ao pódio. São os casos da Sky de Froome, Porte, Geraint Thomas, Boasson Hagen, Cataldo e Kiriyenka, a Radioshack de Cancellara, Sergent, Nelson Oliveira, Irizar e Bob Jungles e a Garmin de David Millar, Alex Rasmussen, Talansky e Rohan Dennis (ciclistas pré-selecionados, que nem todos alinharão).

Além de Nelson Oliveira, outro português em ação no domingo será Rui Costa, representando a Movistar com Amador, Castroviejo, Eloy Teruel, Ruben Plaza e Jesús Herrada.

Programa dos Mundiais

Sste será o calendário dos Mundiais 2013:
Domingo: Contraarelógio coletivo masculino e feminino
Segunda: Contrarrelógio individual feminino junior e masculino sub-23
Terça: Contrarrelógio individual masculino junior e feminino elite
Quarta: Contrarrelógio individual masculino elite
Sexta: Prova em linha feminino junior e masculina sub-23
Sábado: Prova em linha masculina junior e feminina elite
Domingo: Prova em linha masculina elite

Não haverá transmissão na Eurosport, nem RTP, nem TVI, nem nenhum canal português, mas sim através do Youtube, no canal na UCI. O calendário das transmissões já foi publicado na página do Facebook.

1 comentário:

  1. Serei eu a achar que ficar a 4.08 do vencedor do crono sub 23 é um bocado exagerado?

    ResponderEliminar

Share