quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quantos pontos valem os ciclistas portugueses para 2014?

Rui Costa lidera entre os portugueses
Quando se aproxima a época de transferências começa a conversa dos pontos. Porque o ciclista X tem muitos pontos, porque o ciclista Y tem poucos pontos... será? Quantos pontos valem os ciclista portugueses e o que valem os pontos para 2014?

Começando pelo final, os pontos para 2014 valem... nada. Mas voltemos ao início para explicar o que são os famosos pontos.

Pontos e Ranking World Tour

Antes de mais, há que compreender a diferença entre pontos World Tour (ou Continentais) e pontos de mérito desportivo. Os pontos World Tour são aqueles que poderemos considerar os clássicos. Apenas os ciclistas de equipas World Tour entram no Ranking World Tour, apenas as provas World Tour interessam para o Rankign World Tour e o sistema de pontuação é muito simples. Esta é a tabela do sistema de pontuação, retirada do regulamento oficial da UCI.

Clicar para aumentar
Por exemplo, o 1º classificado no Tour ganha 200 pontos, o 10º no Tour ganha 50, o vencedor de uma etapa na Volta à Suíça ou no Paris-Nice (por exemplo) ganha 6... tudo isto pontos para o Ranking World Tour, onde o Rui Costa foi 10º em 2012.

Quem já ouviu dizer que os ciclistas lutavam para o 10º lugar nas etapas para fazer "pontos importantes"? Pois quem disse tal coisa, disse mal. Esta é a tabela oficial e, como se pode perceber, não basta ser regular num nível intermédio para pontuar. É preciso ser regular entre os melhores nas melhore provas para conseguir estar entre os melhores do World Tour, que significa estar entre os melhores do mundo.

Pontos de Mérito Desportivo

Os pontos de mérito desportivo (ou valor desportivo) são uma criação mais recente e um dos quatro critérios para determinar quais as dezoito equipas World Tour, juntamente aos critérios ético, financeiro e administrativo. De todas as equipas candidatas ao World Tour, as quinze com maior valor desportivo têm o critério desportivo cumprido e as cinco seguintes (do 16º ao 20º lugar) estarão sujeitas a análise da comissão de licenças,

Como se calcula o valor desportivo de cada equipa?
Clicar para aumentar
O sistema já sofreu modificações e este é o modelo em vigor para 2014. Em primeiro lugar há que calcular a pontuação de cada ciclista nos dois anos anteriores e apenas os dez ciclistas com mais pontos dentro de cada equipa (contratações anunciadas até 20 de outubro) são contabilizados. Ou seja, não é necessário ter quinze ou vinte ciclistas com muitos pontos porque apenas dez entrarão nas contas, de modo a que as equipas tenham espaço para ter gregários (que normalmente se sacrificam para os líderes e por isso não têm pontos individuais). Aos pontos dos dez melhores ciclistas em 2012 e 2013 soma-se a pontuação coletiva de 2013 e assim se calcula o valor desportivo de uma equipa para 2014. Por isso as equipas têm interesse em ciclistas "valiosos". Ou melhor, tinham. Mas já lá iremos.

Como são calculados os pontos dos ciclistas?

Aqui as contas são diferentes do Ranking World Tour. Que um ciclista faça 200 pontos World Tour, não significa que tenha 200 pontos de mérito. É preciso não confundir.

Para calcular os pontos individuais, o Ranking World Tour e as classificação continentais são refeitas de modo a incluir todos os ciclistas. Neste caso, será feito um novo Ranking World Tour que inclui os ciclistas continentais e novos rankings continentais que incluem os ciclistas WT.

Existem 4 formas de somar pontos de mérito:
1- Através dos Rankings
Clicar para aumentar
Por exemplo, o 10º do World Tour (incluindo ciclistas continentais) recebe 100 pontos e o 20º do Circuito Europeu recebe 35 pontos. As pontuações dos circuitos africanos e asiáticos foram este ano reduzidas para que as equipas candidatas ao World Tour deixassem de contratar ciclistas de série C que vinham destas paragens e depois não aguentavam o pelotão World Tour,

2- Bónus ciclistas sub-23
Clicar para aumentar
Os melhores sub-23 têm direito a um bónus.

3- Pontos por vitórias
Clicar para aumentar
Pontos apenas para vitórias em provas de calendário internacional (exceto Campeonatos Nacionais) e para pódio na geral das grandes voltas. Se já ouviu alguém falar na importância dos décimos lugares para as transferências, pois saiba que foi enganado. Quanto vale um quinto lugar numa etapa do Tour? Quanto vale o 2º lugar na Volta a Portugal? Em pontos de mérito desportivo, o mesmo: zero.
Claro que o 5º lugar no Tour significa pontos para o World Tour, que por sua vez significa alguns pontos de mérito desportivo, mas por si só tem uma importância residual. Por exemplo, o 5º na Volta a França do ano passado foi apenas 32º no World Tour (Van Garderen) e o 6º no Tour foi 56º (Zubeldia).
Para ter pontos de mérito é preciso vencer.

4- Pontos para especialistas
10 pontos para os campeões mundiais e olímpicos de ciclocrosse, XCO e modalidades olímpicas de pista e 3 pontos por vitória numa prova da Taça do Mundo das mesmas (apenas no último ano).

Este ano existe ainda uma importante novidade para 2014. 20% dos pontos de um ciclista que muda de equipa permanecem com a antiga equipa se a ligação durava há pelo menos dois anos. Por exemplo, 20% dos pontos de Rui Costa ficarão com a Movistar e os restantes 80% entrarão nas contas da Lampre.

Como são calculados os pontos das equipas?

As equipas recebem "pontos coletivos" por duas vias:
1- Pela posição ocupada no Ranking do qual fazem parte
Clicar para aumentar
2- Vitórias dos seus ciclistas
Clicar para aumentar
Por exemplo, quando Rui Costa venceu a Volta à Suíça, além dos pontos que ganhou para si, ganhou 8 pontos para a Movistar. Froome, ao vencer a Volta a França, arrecadou 20 pontos para a Sky (mais os pontos resultantes das vitórias em etapas). E aqui importam a montanha e a classificação por pontos das grandes voltas, mas apenas a vitória.

Porque os de mérito não interessam para 2014?

Estabelece o regulamento do World Tour que apenas as quinze melhores equipas entram diretamente no World Tour e a elas juntam-se três das cinco seguintes. Ou seja, no total, apenas 18 equipas são selecionadas e as restantes ficam de fora. Ora, uma vez que para 2014 apenas há 18 candidatas ao World Tour... ninguém fica de fora (a não ser que a UCI invente algo, o que é pouco provável em tempo de eleições).

No entanto, os melhores ciclistas de 2013 poderão ser contabilizados para 2015... mas o modelo para 2015 ainda não foi aprovado.

E quando valem os ciclistas portugueses?

Os resultados apresentados de seguida são calculados pelo Carro Vassoura (que é um hobby), para os leitores do Carro Vassoura. Como facilmente se compreenderá, a UCI tem meios para refazer todos os Rankings, mas eu não tenho tempo para calcular os pontos de todos os ciclistas World Tour nas provas continentais e de todos os ciclistas continentais em provas World Tour. Os rankings recalculados pela UCI não foram publicados em 2012 e não deverão ser em 2013. No entanto, por uma questão de honestidade para com os leitores, é necessário salientar que as colunas B e D poderão ter ligeiras diferenças em relação às contas oficiais. Além disso, a temporada ainda está em curso e os rankings não estão fechados (as colunas C e D e esta parte do artigo serão atualizados no final da Vuelta e no final da temporada foram atualizadas no final de 2013).

A - Pontos por vitórias alcançadas 2012; B - Pontos por Rankings 2012
C - Pontos  por vitórias alcançadas 2013; D - Pontos por Rankings 2013

(atualizado no final de 2013)

Conclusão

Servem estes cálculos para comparar o peso dos vários ciclistas portugueses e estrangeiros de equipas portuguesas, salientando-se que os ciclistas World Tour terão mais alguns pontos nas colunas B e D (e no total) devido ao Ranking Continental e os ciclistas de equipas continentais terão menos alguns pontos nessas mesmas colunas porque baixarão posições quanto forem contabilizados os WT.

Relembre-se que os pontos serão irrelevantes para 2014 por falta de equipas interessadas em participar neste fracasso que é o World Tour, mas mesmo que contassem para algo, os ciclistas portugueses e estrangeiros de equipas portuguesas teriam pouco peso neste critério (com exceção de Rui Costa).

Por exemplo, o iraniano Ghader Mizbani e o ucraniano Vitaly Buts, graças aos seus resultados em provas de série C, têm quase 20 pontos, barreira ultrapassada pelo também ucraniano Vitaly Popkov. Apenas para referir ciclistas que pela Ásia e pela Europa de Leste conseguem mais pontos que os portugueses, o que não significa que sejam melhores.

Se mesmo neste cenário há portugueses a subirem de escalão e a assinarem por grandes equipas, deve-se sobretudo, não a qualquer tipo de pontos, mas sim ao seu real mérito.



Qualquer dúvida pode ser exposta através dos comentários.

3 comentários:

  1. Muito esclarecedor, obrigado por mais um excelente artigo.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente um artigo sobre a pontuação dos pontos world tour e pontos de merito de forma a esclarecer toda a gente. acho que é demasiado complicado para o Paulo martins perceber ( ou talvez não queira perceber)

    Nuno Sofio

    ResponderEliminar
  3. é pena realmente que os pontos não interessem para o ano de 2014, como interessou por exemplo em 2013. Mas é pena porque o Tiago Machado que até tem alguns pontos não seja valorizado o suficiente e esteja com dificuldade em arranjar equipa. se fosse em 2013 arranjava rapidamente

    Nuno Sofio

    ResponderEliminar

Share