segunda-feira, 8 de julho de 2013

Seleção, Europeus e Volta a França do Futuro

Ao contrário do que vinha acontecendo desde 2010, este ano a Volta a Portugal não terá seleção nacional, que no início da temporada anunciou o objetivo de correr a Volta a França do Futuro. Para alcançar esse objetivo será fundamental a prestação nos Campeonatos da Europa que se realizam de 18 a 21 de julho e para os quais já foram anunciados os convocados.

Volta a França do Futuro

Para a Volta a França do Futuro estão automaticamente convidados os vinte primeiros  países classificadas na Taça das Nações sub-23, com exceção daqueles cujos pontos foram alcançados através da Seleção Mista UCI. Neste momento, Portugal é 21º, o que não garante acesso automático. Porém, a nossa seleção tem três formas para ainda se qualificar.

Numa delas só depende de si mesmo mas parece difícil: um lugar no pódio dos Europeus. Desta forma ultrapassaria Irão e Equador que, por razões óbvias, não estarão presentes nos Europeus. O segundo caminho seria tomar o lugar da Espanha, o que implicaria colocar um ciclista nos seis primeiros dos Europeus e esperar que a Espanha não fizesse melhor. A terceira hipótese é por convite.

Apesar de estarem nos vinte primeiros postos, Canadá poderá abdicar da sua participação como fez no ano passado, ou o mesmo para o Irão. Se algum país abdicar da sua presença, a organização poderá convidar um substituto, que poderia ser qualquer país mas Portugal tinha a seu favor ser o primeiro entre os não-qualificados.

Campeonato da Europa

Já são conhecidos os portugueses convocados para os Campeonatos Europeus. Nos juniores, César Martingil, Pedro Costa, David Ribeiro, Gaspar Gonçalves, João Silva e Rui Carvalho. Nos sub-23, Daniel Freitas, Frederico Figueiredo, Hélder Ferreira, Rafael Reis, Nuno Bico e Rúben Guerreiro.

Não há dúvida que são doze dos melhores jovens do ciclismo português no seu escalão. Claro que de fora ficam alguns ciclistas que também têm qualidade para ir, mas só podiam ir seis por escalão. E é bom ver convocados dois sub-23 de primeiro ano como Nuno Bico e Rúben Guerreiro, dois jovens talentosos para quem a experiência será importante daqui a uns anos quando for altura de liderarem eles a seleção. Também há pelo menos uma desistência garantida à partida, mas trepadores em provas planas e roladores de fast food em provas duras são marca da casa e já não causam estranheza.

Neste caso o circuito é duro, com uma subida no final de quase dois quilómetros de extensão a mais de 5% de inclinação. Com onze passagens para os juniores e quinze para os sub-23, não deve haver pelotão que aguente. É por isso um percurso que favorece os ciclistas com maior capacidade de endurance e que melhor suportem as subidas, como Frederico Figueiredo e Rafael Reis nos sub-23 ou David Ribeiro nos juniores. Ainda assim, os juniores nacionais não costumam disputar muitas provas desta quilometragem e dificuldade e poderá ser um ponto contra.

Volta a Portugal do Futuro

Aproveitando que se fala em jovens, fala-se também na Volta a Portugal do Futuro, apenas para ciclistas sub-25.

As equipas continentais aproveitaram que este ano podiam contratar ciclistas sub-25 a baixo custo, mas aqueles que no ano passado eram juniores não poderão correr a Volta a Portugal. Poderão sim disputar a Volta a Portugal do Futuro, onde as equipas continentais estão sujeitas a um mínimo de quatro ciclistas e máximo de cinco.

A BIC-Carmim e a Rádio Popular tem respetivamente dois e três ciclistas sub-23 de primeiro ano, aos quais se poderão juntar para a VPF João Pereira, Diogo Nunes e Valter Pereira no caso da BIC e Domingos Gonçalves no caso da Rádio Popular. Mesmo a LA-Antarte tem gente sub-25 suficiente para formar uma equipa e Rafael Silva (vencedor do ano passado) e Luís Afonso poderiam ser candidatos à vitória, tal como Jóni Brandão da Efapel (que só poderá correr em equipa mista). A Volta a Portugal do Futuro poderá ter um novo colorido este ano, se assim quiserem as equipas Continentais.

6 comentários:

  1. é bom para os sub-23 terem a hipótese de correr na volta a França do futuro, é uma prova excelente para mostrarem o seu valor contra os corredores do seu escalão.

    relativamente à volta a Portugal do futuro, é importante que o pelotão aumente, de ano para ano, têm se vindo a assistir a uma diminuição dos participantes.

    e já há alguma pista em relação ao seu percurso? talvez uma repetição do percurso do ano passado?

    ResponderEliminar
  2. Os convocados sub-23 que eu levava aos europeus:

    Rafael Reis
    Frederico Figueiredo
    Rúben Guerreiro
    David Rodrigues
    Daniel Freitas
    Hélder Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Os regulamentos da UCI não proíbem a participação de corredores sub-23 de primeiro ano em provas do escalão da Volta a Portugal. Esses mesmos corredores poderão alinhar na Volta.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelos comentários.

    Anónimo 1, vamos esperar para ver se Portugal chega mesmo à Volta a França do Futuro. Sobre o percurso, desconheço.

    Anónimo 2, tem razão. Os regulamentos UCI não proíbem, mas proíbem os da FPC. http://www.uvp-fpc.pt/pagina_file_ver.php?ficheiro=15112012162945.pdf (art. 2.17.005)

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  5. A nossa federação sempre foi mais papista que o papa. A ver se não acontece o mesmo que a Vitor Gaspar, que também quis ir mais além do que a Troika.

    ResponderEliminar
  6. Blog fantástico para quem gosta de ciclismo!
    Gostava, se fosse possivel que desse um pequeno destaque á nova equipa do Tavira, para conhecer melhor os novos ciclistas antes da volta a portugal!

    ResponderEliminar

Share