domingo, 13 de novembro de 2011

E se existisse uma Sky portuguesa?

Com a chegada de Mark Cavendish à Sky, a equipa britânica está cada vez mais próxima de ser a super-equipa pretendida na altura da sua criação. Melhor dizendo, já é uma super-equipa, faltando apenas vencer a Volta a França e os Jogos Olímpicos do próximo ano (apesar de serem disputador por selecções). Para 2012, Mark Cavendish, Bradley Wiggins, Chris Froome e Geraint Thomas são quarto dos líderes, aos quais se juntam os estrangeiros Edvald Boasson Hagen, Juan António Flecha e Rigoberto Urán. Fica o desafio: e se cada um de nós fosse responsável por montar uma super-equipa nacional?


Olhando à actual situação do país, parece impossível que alguém crie uma “Sky portuguesa” nos próximos anos, por isso vamos ficar-nos por simular a criação de uma equipa Continental Profissional, como uma Andalucia-CajaGranada, Colnago, Colombia es Pasión ou Topsport Vlaanderen. Mais do que tentar convencer alguma empresa a formar uma grande equipa portuguesa, os objectivos desta iniciativa passam por passar o tempo enquanto não há notícias relevantes e trocar ideias entre os leitores do Carro Vassoura.

O que quero que me digam (e condições):
- Quais as empresas privadas que poderiam patrocinar esse projecto (têm que ser empresas nacionais com interesses no estrangeiro);
- Quem chamavam para directores do projecto (não se aceitam directores anteriormente ligados a casos de doping);
- Quais os mercados/países que mais interessam aos possíveis patrocinadores;
- Quais os corredores portugueses que contratariam, partindo do pressuposto em que todos estavam disponíveis (mínimo de 10, máximo de 14, com alguma lógica em termos de colectivo pois não poderia ser todos líderes);
- Qual o tipo de corredores estrangeiros que contratariam para conseguir convite para as principais provas estrangeiras dos países respondidos no terceiro ponto (aqui não quero nomes concretos mas sim tipos de corredores).

Vamos lá ver como está a vossa imaginação. Não se acanhem, porque todas as participações são bem-vindas ;)

10 comentários:

  1. Romeirense (Ricardo Aranha)15 de novembro de 2011 às 14:18

    Esta ideia, apesar de ser brilhante,infelizmente não passa de mera utopia!! Mas aqui vai:
    A empresa poderia sair de um grupo que tem negócios no estrangeiros e teria claramente condições financeiras para um projecto destes, por exemplo a PT.
    Como directores do projecto, como bom projecto português, um DD português sério, como o Manuel Correia coadjuvado pelo José Azevedo.
    Corredores Portugueses, teriam de ser mais-valias: Manuel Cardoso nos sprints, Rui Costa e Tiago Machado, Nélson Oliveira para o CRI, com uma segunda linha de corredores como o Bruno Pires, André Cardoso, Sérgio Paulinho, Edgar Pinto, e algumas esperanças como o Joni Brandão, o José Gonçalves e o seu irmão gémeo, Domingos. As minhas escolhas nos estrangeiros seriam o Fischer (também para ajudar o Manuel), devido à grande influência da PT no Brasil e nada melhor que ter o seu melhor corredor e Campeão Nacional, o Barredo (aposta nas clássicas) devido à parceria que exista com a "Telefónica" em Espanha e Veilleux, o mais promissor ciclista canadiano e para reforçar a influência da PT no Canadá onde está um dos seus maiores accionistas, a "Brandes Investments Partners". E dito os corredores estrangeiros, estou a referir os principais mercados: Espanha, Brasil e América do Norte (Canadá, mais propriamente), com destaque para as principais provas nesses países: Vuelta a España principal, entre as outras importantes), Grand prix Montreal e Quebec e Volta e Tour do Rio entre outras no Brasil. A longo prazo, poderia-se integrar um ciclista africano devido também à grande aposta da PT no continente africano! E claro com a passagem a ProTour, poderia desenvolver-se muito mais este projecto e alagar os horizontes a outros países.

    ResponderEliminar
  2. Grande ideia e um desafio que me vai por os cabelos em pé.
    Por agora ainda não vou postar a minha equipa, vou ainda pesquisar um bocadinho. só queria dizer ao Ricardo Aranha que se calhar não devia por o Rui Costa e o Carlos Barredo na mesma equipa se não o investidor ia ter que estar sempre a comprar rodas, não fossem os ânimos exaltar-se.

    ResponderEliminar
  3. Estava a ver que este artigo tinha demasiadas visualizações e nenhum comentário. Obrigado a ambos pelas participações.

    Ricardo, gosto bastante da tua sugestão, mas para já não me vou alongar mais, a ver se surgem mais participações sem influência minha. E claro, não passa de uma utopia.

    Davide, o Rui Costa e o Barredo já fizeram as pazes. Não seria um problema ehehe

    Cumprimentos a ambos ;)

    ResponderEliminar
  4. Estava inspirado quando me lembrei disto. E sim o Rui e o Barredo já fizeram as pazes, até já dão abraços em público!! Davide aguardo ansiosamente a tua ideia! Cumprimentos e continua o teu grande trabalho Rui.
    Abraço aos dois

    ResponderEliminar
  5. Boa noite amigo Rui peço desculpa por só agora responder a este desafio mas infelizmente tenho tido pouco tempo disponível...eu que até já li este texto mais que uma vez..mas vamos lá então.

    Começo por dizer que vou apenas falar dos corredores que contratava para a minha equipa continental profissional..as questões de Marketing vou deixar de lado porque essa não é bem a minha área..portanto ao tratar-se de uma equipa continental profissional vou tentar ser o mais realista possível e portanto, vou já excluir da minha equipa os 3 melhores corredores portugueses da actualidade (Rui Costa, Tiago Machado e Sérgio Paulinho). Seria difícil contar com estes corredores pois eles são cobiçados pelas melhores equipas do mundo (Pro Tour) e como tal também querem correr as melhores provas do ponto de vista desportivo, assim como também querem contratos financeiramente rentáveis..portanto estes 3 não estão incluidos na equipa que pensei.

    Não fugindo muito àquilo que o Rui pediu a minha equipa seria constituida por 14 corredores (10 portugueses e 4 estrangeiros. A seguir deixo então a lista com as escolhas e algumas razões das mesmas:

    - Rui Sousa
    - Sérgio Ribeiro
    - Filipe Cardoso
    - Ricardo Mestre
    - André Cardoso
    - João Cabreira
    - José Mendes
    - Manuel Cardoso
    - Nuno Ribeiro
    - José Gonçalves
    - David Blanco
    - Jacek Morajko
    - Andrei Sartassov
    - Dmitriy Gruzdev


    Vou apenas justificar algumas escolhas.

    À partida a equipa poderia ter vários líderes para as provas por etapas consoante o momento de forma dos corredores e as características de cada prova. Rui Sousa, João Cabreira, Nuno Ribeiro, André Cardoso, Ricardo Mestre e José Mendes poderiam então repartir essa liderança aos quais podemos juntar o espanhol David Blanco.

    Contratava o Nuno Ribeiro porque a minha equipa nada tem contra corredores que tivessem passado por problemas de doping e como penso que o Nuno ainda pode dar algo ao ciclismo estaria então nesta equipa, aliás o Sérgio Ribeiro também já teve problemas desses e não o excluí.

    O José Gonçalves aparece na equipa porque foi para mim o melhor corredor português do ano no escalão de sub 23, apresentando ainda uma grande margem de progressão, óptimas características que se enquadram bem no perfil da equipa e correspondendo à política de ter na equipa um corredor jovem e acabado de sair do escalão inferior.

    O Filipe Cardoso seria um excelente apoio ao Manuel Cardoso e ao Sérgio Ribeiro nas chegadas ao sprint, podendo espreitar uma oportunidade quando os 2 últimos não tivessem tão bem.

    ResponderEliminar
  6. Os 4 corredores estrangeiros dariam algum equilibrio à equipa.

    David Blanco - seria contratado por 2 motivos, a enorme vontade de voltar a correr numa equipa portuguesa para poder bater alguns recordes (Volta a Portugal e Volta ao Alentejo)e porque as suas qualidades mantêm-se intactas apesar da veterania, além disso seria um corredor financeiramente acessível.

    Jacek Morajko - seria um corredor para trabalhar em prol dos líderes, é um corredor que conhece bem a maneira de se correr em Portugal, é bastante combativo e sabe sacrificar-se pela equipa. A experiência que adquiriu nos últimos 3 anos a nível internacional também foi um factor fundamental na sua contratação.

    Andrei Sartassov - Muitos não conhecem este corredor mas ele é um ciclista com carreira feita na América do Sul, correu anos a fio numa equipa chilena onde adquiriu mesmo essa nacionalidade e representa a selecção chilena (antes era russo). É um corredor com excelentes resultados no continente americano, é verdade que também esteve suspenso por doping entre 2007 e 2009, mas tem muita qualidade aliada à experiência (36 anos). Tem características de rolador, é forte no contra relógio mas também sabe resistir nos terrenos montanhosos. Podia ainda ajudar os sprinters da equipa em termos de colocação no final das etapas e servindo também de locomotiva. Seria um elemento valioso para os líderes nos momentos mais dificeis.

    Dmitriy Gruzdev - É ainda um corredor jovem (25 anos) mas com talento. É um rolador que este ano obteve bons resultados como por exemplo, o título de campeão de contra relógio do seu País (Cazaquistão) e o 2º lugar final na classificação do Tour Qinghai Lake (prova bem cotada no panorama internacional). Seria um elemento que se enquadra muito bem no chamado espírito de grupo, trabalhando em prol dos objectivos colectivos da equipa.


    Nota: O Director Desportivo da minha equipa seria o Vidal Fitas.

    Com isto penso ter constituido aqui até uma excelente equipa.

    ResponderEliminar
  7. Excelente ideia!

    Vou deixar a minha sugestão

    Patrocinadores: Por exemplo, a Jerónimo Martins (através do Pingo Doce), a LA (pela influência no ciclismo) e a EDP (pelo investimento)

    Contrataria 10 ciclistas portugueses:

    Rui Costa
    Tiago Machado
    Hernani Brôco
    André Cardoso
    Sérgio Paulinho
    Hugo Sabido
    Nelson Oliveira
    Sergio Ribeiro
    Manuel Cardoso
    Samuel Caldeira

    Uma equipa que permitiria lutar por clássicas, sprints e montanha...

    Estrangeiros:

    Um ciclista chinês: (não conheço muitos) devido à compra de parte da EDP pela China Tree Gourges, permitindo a participação no Tour Qinghai Lake e em outras provas que existam na China

    Sylvester Szymd: para revitalizar a sua carreira, por causa da Jerónimo Martins estar bastante presente na Polónia, o que facilitaria a presença na Volta à Polónia

    Cobo: Irrealista, mas permitiria a presença na Volta à Espanha...

    Sohrabi: Abriria a porta do Médio Oriente e com isso, novos investidores poderiam investir na equipa

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite.

    O blog tem estado parado, infelizmente. Porque não um post com as principais transferências do pelotão internacional e nacional?

    Boas pedaladas.

    ResponderEliminar
  9. Ou um post sobre os planteis das 4 equipas continentais portuguesas para esta nova época

    ResponderEliminar
  10. Obrigado a todos pelos comentários e em especial para quem participou neste "desafio". Ainda esta semana o Carro Vassoura estará de regresso "a sério" :)

    Cumprimentos ;)

    ResponderEliminar

Share