quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Alberto Contador reescreveu o texto!

De entre as dez etapas com chegada a subir nesta Vuelta, a de hoje era aquela que se esperava menos influente na classificação geral pela pouca inclinação da subida final, mas foi nela que Alberto Contador reescreveu o texto da Volta a Espanha 2012, vencendo a etapa e assumindo a liderança da prova com as lágrimas nos olhos. É o tipo de etapas que apaixona!

Tem sido uma Volta a Espanha de grande nível e que não precisava de mais nada para ser fantástica, mas Alberto Contador precisava de algo mais para a poder vencer. À partida, a etapa de hoje terminaria com todos os favoritos juntos, pois a subida final não era suficiente para fazer diferenças e não foi ela a responsável pela reviravolta na classificação. Também não foi o dia de descanso (e é mentira que Rodríguez tenha tido um dia mau a seguir ao descanso no Giro, como dito hoje no Eurosport, porque os dias pós-descanso até eram acessíveis). O que fez a diferença hoje foi a estratégia de Contador, Bjarne Riis e da Saxo Bank e a ajuda de Paolo Tiralongo.

Daniel Moreno foi fundamental na defesa de Rodríguez até sábado mas após isso o seu rendimento entrou em declínio, seja pela queda no início da etapa de domingo ou uma consequência da boa forma registada antes da Vuelta e que lhe deu a vitória na Volta a Burgos. Sem Moreno, a guarda de Rodríguez fica mais fraca.

Existe uma fase em todas as etapas a partir da qual os gregários já de nada servem e em que as principais figuras se têm que defrontar directamente, e tem-se visto que Contador não tem conseguido derrotar Rodríguez nessa fase. Com o rendimento de Moreno a cair e sem que a Katusha tenha bons roladores capazes de passar subidas de 2ª e 3ª categoria, Contador decidiu atacar onde ninguém esperaria e onde os seus colegas o poderiam colocar em vantagem perante Rodríguez.
Contador atacou na segunda contagem do dia
Contador atacou a 50 quilómetros da meta, apanhando Rodríguez e Valverde desprevenidos, com Sérgio Paulinho e Jesús Hernández pela frente, num grupo de quase vinte fugitivos. Hernández deu uma boa ajuda no que faltava de subida e Sérgio Paulinho ajudou a ampliar a vantagem do grupo após a descida, enquanto lá atrás o ritmo era imposto por Alberto Losada, que entretanto descaíra do grupo da frente para ajudar Rodríguez. Aí começou a vantagem de Contador, pois tinha colocado na frente Paulinho e Rodríguez apenas estava entregue a Losada, claramente pior rolador que o português. A segunda vantagem foi quando Tiralongo entrou ao serviço. Acho lamentável e uma falta de respeito para com os seus patrocinadores que um ciclista coloque de lado os interesses da sua equipa (que neste caso era a sua vitória na etapa) para trabalhar para um ciclista de outra equipa, mas como nada disto é proibido...

Lá atrás, Losada continuava a trabalhar enquanto Contador tinha o seu ex e futuro gregário Tiralongo, consideravelmente mais fresco que o espanhol da Katusha. A diferença aumentou aí para dois minutos, quando finalmente chegou a altura em que tinham que ser os líderes a fazer pela vida. Mais uma vez, Contador estava em vantagem, pois a subida era pouco inclinada e neste tipo de percursos Rodríguez consegue seguir na roda dos adversários mas tem dificuldades a meter o seu próprio passo.


Um Valverde ajudado por Nairo Quintana (enorme Vuelta do colombiano) e de Beñat Intxausti quase chegava a Contador mas a vitória da etapa foi mesmo para o madrileno, visivelmente emocionado a cortar a linha de meta e ainda mais na entrevista final. Tacticamente perfeito Contador e a Saxo Bank! (se é que Tiralongo fazia parte da táctica)

Valverde está a 1.52 minutos e Rodríguez a 2'28'', parecendo a Vuelta entregue a Contador... mas como anda esta Vuelta, só em Madrid se fecham as contas. O ciclismo é um desporto fantástico!

8 comentários:

  1. Foi um dia de ciclismo realmente inesquecível..agora é fácil de falar e eu até posso estar enganado mas penso que não foi só pela Katusha ser coletivamente inferior à Saxo Bank que aconteceu o que aconteceu hoje..Rodriguez num grande momento de forma partiu para a última semana de prova com excesso de confiança, não estou a dizer que subestimou Contador..nada disso..mas enquanto Contador atacou sempre nos finais explosivos que eram ao jeito de Rodriguez mesmo não ganhando nada..o mesmo Rodriguez nesses finais limitou-se a defender a liderança esperando pelos últimos 500 metros de subida para ganhar "bonificaçõeszinhas" e pouco mais a Contador..resultado: os "ataquezinhos" levaram a melhor sobre a estratégia das "bonificaçõeszinhas"..Contador foi mais audaz e inteligente na forma de correr e merece levar para casa esta Vuelta mesmo que não a venha a vencer.

    Parabéns por mais este artigo Rui!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Pengo!

    Eu não sei se o Rodríguez tinha capacidade para mais nas outras etapas de montanha, mas também fiquei com a sensação de que julgou ter a Vuelta ganha e que lhe bastava defender-se durante a subida e no final ir buscar uns segundos. Agora parece muito mais perdida do que antes parecia ganha.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  3. Não sabia dessa do Tiralongo ir para a equipa do Contador, mas sim fica um bocado suspeito. Ainda assim não acho que defralde os patrocionadores. Acho que a vitória dele era improvável e ao menos assim o nome da equipa e afins ainda apareceram na TV muito tempo enquanto ele emparelhava com o Contador. Diga-se que mal se tem visto a equipa dele...

    Acho que a táctica do Contador foi maravilhosa. Mas confesso que fiquei com pena, já andava a torcer pelo Rodriguez. Acho que esta tá a ser a melhor grande volta dos últimos anos. Pena o Valverde ter perdido aquele minuto no início se não ainda estava mais interessante.

    ResponderEliminar
  4. Mais um excelente artigo na senda do que tens feito Rui, os meus Parabéns. Pactuo convosco da opinião que provavelmente o Rodriguez numa ou noutra etapa podia ter feito mais diferenças, mas não as fez, e ontem deu-se a reviravolta, uma obra de arte esta etapa. No entanto, tenho de dizer que o Rodriguez tem feito uma volta de grande nível, aliás os 3 espanhóis (e os seus mais diretos "aguadeiros") estão incríveis.

    Algo que gostaria aqui de falar é sobre a influencia ou não do dia de descanso. Para mim parece-me um "pormenor importante", e o outro é a capacidade mental do Contador. Nesse aspeto penso que é um dos melhores de sempre, a capacidade que tem em lidar com as contrariedades, recorde-se que em todas as outras etapas ele nada tinha conseguido recuperar (exceto no CR) para o Rodriguez, e ontem faz aquele ataque à "antiga", e voltou ao topo incrível mesmo. Mas atenção para mim isto ainda não acabou.

    Apenas um ponto que percebo o que o Rui diz mas discordo em parte, em relação ao Tiralongo "A segunda vantagem foi quando Tiralongo entrou ao serviço. Acho lamentável e uma falta de respeito para com os seus patrocinadores que um ciclista coloque de lado os interesses da sua equipa (que neste caso era a sua vitória na etapa) para trabalhar para um ciclista de outra equipa", percebo o que dizes mas se bem te recordas o Contador deve ser dos ciclistas que mais vitórias "oferece" aos seus aguadeiros ou aliados de fuga. Alias não tenho a certeza mas penso que o Tiralongo já venceu assim, e quando isso acontece indiretamente a equipa do Contador não sobe ao pódio. E no caso de ontem Tiralongo e Astana, se calhar vai se falar mais vezes deles do que se ele tivesse ganho a etapa. Mas percebo o teu ponto de vista.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos comentários ;)

    Arzebiu, não há confirmação de uma ida do Tiralongo para a Saxo Bank e ele até tem contrato com a Astana. Mas quando acabar esse contrato (ou até antes) é muito provável que siga para lá.

    Vítor Castro, é verdade que no Giro'2011 o Contador ofereceu uma vitória ao Tiralongo, mas na altura o Contador liderava a prova com cinco minutos de avanço e estava a ampliar essa vantagem (além de já levar 2 etapas). Por sua vez, nesta Vuelta a Astana apenas tem uma etapa (Kessiakoff) e de resto tem sido muito discreta.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  6. Rui, obrigado pelo diálogo :)
    Eu percebo perfeitamente o que dizes, a Astana não fosse aquele impressionante CR parecia a Funvic da volta a Portugal :), e com a colaboração do Tiralongo nesta etapa hipotecou também aí uma possível vitória. Mas isto retrata um pouco o que é a Astana, alguns bons cilistas mas uma equipa partida e dividida, sem grande rumo. Ainda assim alcançou 2 grandes vitórias nas clássicas deste ano, e na próxima época será ainda mais forte e espero mais homogenea.

    Impressionante também para mim é o fator aglutinador do Contador, tanto nos adeptos como no próprio seio do pelotão o Contador parece-me a mim um dos mais respeitados e alguém que muito facilmente consegue alianças, contando para muito a sua forma "Infantil e Pura" de correr.

    Como já perceberam sou admirador do Contador, daí não conseguir ser nada imparcial :)
    Continuação de boas noticias e um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  7. Em relação ao Tiralongo e ele ir para a equipa do Contador. O Tiralongo em 2011 quando ganhou essa etapa no Giro falava-se que iria para a Saxobank e ele acabou por renovar por 2 anos com a Astana. Se calhar o Contador prefere-o noutra equipa assim pode contar com os seus 8 companheiros de equipa e mais alguns de outras equipas :)

    ResponderEliminar
  8. Se calhar é isso, Vítor eheheh. Ou então poderá ter sido a falta de orçamento na Saxo Bank (antes de ter o apoio da Tinkoff, faltava dinheiro) ou a incerteza sobre se Contador seria suspenso ou não.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Share