sábado, 14 de setembro de 2013

Assim se eleva o ciclismo português

Tiago Machado e Rui Costa ontem no Québec e André Cardoso e José Mendes ao longo da Vuelta têm nos últimos dias elevado o ciclismo português, mostrando uma atitude e garra realmente louváveis.

Sabem os passageiros mais assíduos deste carro que nunca aqui houve grande espaço para elogios aos espanhóis, franceses, italianos, belgas, holandeses, suíços, russos ou o que seja que aceleram o ritmo no pelotão durante 200 metros ou que puxam durante 10 km no pelotão e continuam a perder  tempo para os fugitivos (como hoje a Euskaltel). Nunca me pareceu que tais feitos e façanhas fossem merecedores de grandes elogios, sejam de espanhóis, franceses, italianos, belgas, holandeses, suíços, russos... ou portugueses.

Tiago Machado vencedor da classificação da montanha no Québec,
onde Rui Costa foi 5º
Porque os portugueses correm em condições idênticas aos seus adversários e colegas de outras nacionalidades, nunca encontrei grande sentido à filosofia que nos diz que um 20º lugar no Giro ou na Vuelta é bom se for de um português mas o 15º no Tour é mau se for de um estrangeiro, ou que o estrangeiro que não se vê não faz falta à equipa mas o português que não se viu fez um espetacular "trabalho invisível" (se o português em causa for amigo). Portanto, quando o condutor deste carro (que sou eu) traça o caminho a seguir, fá-lo acreditando que a fasquia para os portugueses têm que estar ao mesmo nível que para os restantes.

Nos últimos dias, o Tiago Machado, o André Cardoso e o José Mendes, tal como o Rui Costa de forma mais regular ao longo dos últimos 2/3 anos, têm-nos mostrado isso mesmo. Os portugueses que estão em equipas de média/alta qualidade mundial são capazes de andar como os melhores do mundo.

Ficar no pelotão para tentar um "top-30" ou um "top-50" ou para defender um "top-20" ou um "top-73" é algo que nunca compreendi. Alguém sabe o top-20 da última Volta a França? Alguém sabe sequer o top-15 do Tour? (pesquisar não vale). Então o que interessa o top-20, top-30, top-50, ou o top-qualquer-coisa numa prova menor? Valor mesmo dou aos ciclistas que lutam e que vão atrás do que querem, e foi isso que os portugueses fizeram nos últimos dias.

Tiago Machado não foi apenas 10º na Volta a Utah. Mais do que isso, andou na batalha, atacou para desgastar os adversários quando os seus colegas precisavam (na fase final, quando a corrida vai lançada e as forças justas), venceu a classificação da montanha na Volta à Valónia e ontem no GP do Québec. Foi atrás de algo e alcançou.

Uma das várias vezes em que André Cardoso andou em fuga nesta Vuelta
Também na Vuelta, não é apenas o 16º lugar que o André Cardoso leva e não é apenas o 22º lugar do José Mendes. É a garra demonstrada várias vezes, atacando de longe ou até na fase final, não se contentando em defender um top-qualquer-coisa mas sim em buscar algo mais, atacar em busca de uma vitória de etapa.

Para o Campeonato do Mundo a filosofia será outra. Aí haverá um líder dentro da equipa (Rui Costa) e dois ciclistas que terão que o apoiar. E é uma pena que só tenhamos três vagas para a prova em linha (e uma é do Rui, claro), porque Tiago Machado, André Cardoso e José Mendes conquistaram o direito a vestir as cores nacionais em Florença. De qualquer forma, têm elevado o ciclismo português!

6 comentários:

  1. Belo artigo Rui! Parabéns

    Espero ver no Mundial o Rui Coata, André Cardoso e o José Mendes...o Tiago Machado também merecia mas este ano penso que o André e o Mendes darão mais garantias de poder fazer um bom trabalho em prol do Rui.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. o meu trio seria Tiago, Mendes e o Rui... gosto muito do andré mas penso que em trabalho de equipa o mendes e o tiago podem dar mais...

    Jà agora Domingos Gonçalves vai juntar-se ao irmão...

    ResponderEliminar
  3. O Tiago estará de momento e por opção da Federação fora do Mundial. Há que escorraçar que nos faz frente e por isso terá de haver um levanatamento popular lá para os lados de Lisboa...
    O Nelson, por outro lado deverá ir, uma vez que temos de vender os nossos ciclistas...
    Portanto só haverá vaga para mais um. Será o Sérgio?

    ResponderEliminar
  4. Afinal não foi preciso um levantamento popular... Bastou um telefonema do Zé!
    Não se entende é como um ciclista que esteve lesionado toda a época vai ao mundial. Será que não havia outro para fazer o CR?

    ResponderEliminar
  5. O Blogue anda muito parado ultimamente...que se passa?

    Continuação de bom Trabalho
    Tacfer

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelos comentários!

    Tacfer, houve alturas em que o blog tinha 1 ou 2 crónicas por mês, alguns meses até a zero. Que tenha 6 ou 7 a meio do mês não me parece pouco e inevitável que um dia volte a 0.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

Share