quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Grandes craques sem Grande Volta

Rodríguez liderou Giro e Vuelta... mas não ganhou
O que têm em comum Claudio Chiappucci, Fernando Escartin e Joseba Beloki? Entre eles têm 13 pódios em grandes voltas... sem nunca terem chegado ao lugar mais alto. Samuel Sánchez e Joaquim Rodríguez são igualmente detentores de currículos invejáveis, cada um deles já tem três pódios em grandes voltas mas falta-lhes uma vitória. Isso perseguirão em 2013.

O caso de Joseba Beloki é o mais recente., com um terceiro lugar na Vuelta (2002), dois no Tour (2000 e 01) e um segundo posto no Tour (02) atrás de Armstrong, mas nunca a vitória numa grande volta. Poderia ter uma vitória na secretaria do Tour 2002, após a desclassificação de Armstrong, mas a organização optou por não atribuir essas vitórias a ninguém. Antes dele, outro espanhol de grande valor, Fernando Escartin, segundo nas Vueltas de 1997 e 98 e terceiro no Tour de 99.

Mais dramático é o caso do italiano Claudio Chiappucci, que conseguiu seis pódios consecutivos (!!!) entre Tour e Giro sem nunca vencer: Tour 1990 (2º), Giro 91 (2º), Tour 91 (3º), Giro 92 (2º), Tour 92 (2º) e Giro 93 (3º). Conseguiu ainda um 4º e um 5º posto no Giro e um 6º no Tour, mas faltou-lhe a vitória.

Há no activo onze ciclistas que já tiveram o prazer de subir ao lugar mais alto do pódio no Giro, Tour ou Vuelta e há mais dois que já obtiveram vitórias na secretaria (Andy Schleck e Michele Scarponi). Há também dois espanhóis que lutam há vários anos para se juntar ao clube: Samuel Sánchez e Joaquim Rodríguez.

Sánchez, campeão olímpico em Pequim, foi terceiro na Vuelta 2007, segundo em 2009 e terceiro no Tour 2010 após desclassificação de Contador. Já Rodríguez foi terceiro nas Vueltas de 2010 e 2012 e segundo no Giro 2012. Com 34 e 33 anos respectivamente, não terão muitas mais oportunidades para vencer um GT, pelo que apostam muito na temporada que agora se inicia. Para isso, Sánchez já anunciou a sua participação no Giro, onde contará com a ajuda de Ricardo Mestre, e deixará em aberto a participação no Tour ou na Vuelta. Por seu turno, Rodríguez abdicará do Giro (tem um contra-relógio de 55 km) e estará no Tour e na Vuelta.

Outro que também procura a primeira vitória numa grande é Chris Froome, 2º na Vuelta 2011 e no último Tour. Também Andy Schleck procura a primeira vitória conquistada na estrada, que certamente tem um sabor muito melhor do que uma vitória na secretaria (sem que disso tenha culpa).

Entre os que já venceram provas de três semanas, destaca-se Contador com dois Tours, duas Vueltas e um Giro. Na lista de mais vitoriosos seguem-se Basso com dois Giri e Menchov com um Giro e uma Vuelta (outra foi-lhe atribuída por desclassificação de Roberto Heras mas recentemente voltou para o espanhol).

Depois com uma vitória surgem: Cunego (Giro 04), Di Luca (Giro 06), Valverde (Vuelta 09), Nibali (Vuelta 10), Evans (Tour 11), Cobo (Vuelta 11), Hesjedal (Giro 12), Wiggins (Tour 12) e os já referidos Andy Schleck (Tour 10) e Scarponi (Giro 11) por desclassificação de Contador.

*****
À parte da participação de Ricardo Mestre (Euskaltel) na Volta a Itália, também estão previstas as participações de Tiago Machado e Nelson Oliveira (Radioshack) e Bruno Pires (Saxo Bank).

*****
Muito antes das grandes voltas teremos a Volta ao Algarve, este ano apenas com quatro etapas, devido às dificuldades financeiras. Várias figuras da elite do ciclismo mundial já manifestaram a sua intenção de estar pressentes, como Wiggins, Froome, Cavendish, Greipel, Poels, Westra, Zubeldia e Nick Nuyens, mas com a redução de dias alguns deles poderão mudar de ideias. Contador opta pela Volta a Omã (onde o cachet é maior).

1 comentário:

  1. O momento do acidente do beloki ainda hoje arrepia....acho que toda a gente sentiu que para ele acabava tudo ali :/

    Quanto ao Samuel Sanchez, é com muita pena que creio que vai terminar a sua carreira sem a desejada grande volta, mas queria apostar que é capaz de conseguir uma vitória numa clássica das ardenas ou na lombardia...Tenho até um feeling que pode vai ser ele o campeão do mundo de 2013 :D

    Já o purito creio que ainda tem hipóteses de conquistar a grande volta que lhe falta. Se conseguir apresentar a forma que apresentou na Vuelta 2012, só lhe fica a faltar uma equipa em condições para o ajudar quando mais precisar (viu-se na etapa 17 a falta que o daniel moreno fez). Entretanto vai ganhando mais umas clássicas, com aquela caixa de velocidades incrível!

    Cunego quer liderar a itália nos mundiais, mas será que vai dar provas que é capaz de o fazer? sinceramente não acredito...

    Nibali e Wiggins são sérios candidatos a juntar mais provas de três semanas aos seus currículos nos próximos anos. Evans limitar-se-á a jogar dentro do top 10, talvez para dar umas dores de cabeça ao van den broeck :D

    Andy Shleck e Valverde são nomes que fazem muita falta a 2013, um se for exatamente igual ao do ano anterior, outro se exatamente o oposto...mas garantem sempre espectáculo!

    Hesjedal a meu ver promete ser o novo cunego. Scarponi devia pendurar as botas :D (botas em italiano = scarponi)

    Por fim, duas perguntas: o di luca tem equipa para a próxima época?
    e como é que o cobo tem equipa para a próxima época?

    ResponderEliminar

Share