sábado, 6 de agosto de 2011

Sérgio Ribeiro, claro!

Quando ele arranca,,,
Chegada no Monte Córdoba, na Nossa Senhora da Assunção, e vitória de Sérgio Ribeiro, como era de esperar. É o grande favorito para este tipo de chegadas, teve equipa à altura e assim não dá hipóteses. Entre aqueles que querem vencer a Volta, também se fizeram diferenças que merecem atenção e delas falarei.

Amanhã é dia de chegada à Senhora da Graça, de novas diferenças entre os favoritos e, em princípio, de nova camisola amarela, apesar de Sérgio Ribeiro se poder aguentar próximo dos primeiros.

A luta pela etapa…

Quando, na apresentação da prova, o Sérgio Ribeiro dizia que estaria centrado em ajudar o Rui Sousa e apenas com o desenrolar da corrida veria se disputava as etapas ou não, o discurso não me pareceu nada bem, porque não gosto destas coisas do politicamente correcto e todos sabemos que há chegadas que lhe assentam na perfeição. Se antes havia chegadas que encaixavam muito bem nas características de Cândido Barbosa, agora há chegadas que encaixam com as de Sérgio Ribeiro, um ciclista que reúne atributos de uma forma algo rara e que qualquer equipa gostaria de ter.

Assim que o Sérgio Ribeiro chegou ao pelotão profissional, logo mostrou que não era um sprínter. Era rápido mas o seu ponto forte eram as chegadas em que chegavam menos sprínters e, aqueles que chegavam, estavam desgastados. No ano passado aumentou o seu trabalho da montanha, conseguiu vencer na Senhora da Assunção e defendeu-se na Senhora da Graça e na Torre.

A etapa de hoje foi marcada por uma fuga em que nunca houve entendimento. Os ataques entre fugitivos eram constantes e o grupo que chegou a ter doze corredores terminou reduzido a três, que seriam alcançados já muito perto de Santo Tirso, de onde se começaria a subida para o topo do Monte Córdoba. Apesar de ter homens na frente, a Barbot controlou sempre a diferença entre pelotão e fugitivos e na parte decisiva da etapa impôs o ritmo que mais convinha a Sérgio Ribeiro. Primeiro com César Fonte, depois com Sérgio Sousa, o ritmo foi sempre alto, para que ninguém ousasse atacar. Sérgio Sousa realizou um trabalho notável e comandou o grupo até aos últimos 700 metros, onde Ricardo Mestre atacou e deixou em grandes dificuldades muita gente. Hernâni Brôco fechou o espaço e Sérgio Ribeiro e Francesco Gavazzi arrancaram para o sprint. O italiano precipitou-se e a vitória foi para Sérgio Ribeiro, o grande favorito, o camisola amarela que assim aumentou a sua vantagem na classificação geral, agora segura por alguns segundos.

…e a luta pela Volta

Quarto e quinto respectivamente, a quatro segundos de Sérgio Ribeiro, Hernâni Brôco e André Cardos foram os melhores entre os candidatos à vitória final. Ricardo Mestre perdeu cinco segundos para eles, Rui Sousa sete e João Cabreira 20. É certo que é uma subida curta, mais explosiva do que a Senhora da Graça e sem comparação para a Torre, mas era de esperar mais de Cabreira, que em 2009 disputou esta chegada e terminou junto aos melhores. Portanto, hoje foi um dia mau para ele.

Estar bem na subida para a Senhora da Assunção, não significa que se esteja bem amanhã ou na Torre, mas Nelson Vitorino e Vergílio Santos deram boas indicações e, com a sua experiência e a sua qualidade, poderão ser muito úteis para os seus líderes. No caso da LA, até tiveram uma perda significativa hoje, Edgar Pinto, o rei do azar. Fracturou a clavícula no Troféu Joaquim Agostinho, foi atropelado durante a preparação para a Volta e hoje foi obrigado a desistir com uma fractura no colo do fémur. Tudo isto, em menos de um mês. Aqui ficam os votos de uma rápida e completa recuperação para ele.

Se alguém acreditava que David Bernabeu estaria em condições de disputar a vitória na Volta, hoje ficou visto que não, perdendo 35 segundos para Sérgio Ribeiro. Hugo Sabido também esteve mal, cedendo 44’’.

Pela positiva, há que destacar Alessandro Bisolti, da Farnese Vini, que hoje foi terceiro e amanhã poderá estar novamente entre os melhores. Sérgio Ribeiro, também lá poderá estar. Manter a camisola amarela não será fácil, mas há que relembrar que a etapa de amanhã não terá grandes dificuldades até Mondim de Basto, onde o pelotão deverá chegar muito numeroso e pouco desgastado (a etapa tem apenas 151 km). A partir daí, muito poderá acontecer. Dependerá se algum líder ataca de longe, se alguma equipa com ambições tenta quebrar o grupo ou se ficam a olhar uns para os outros e facilitam o trabalho a corredores como o Sérgio Ribeiro.

Quando saírem de Viana do Castelo, Sérgio Ribeiro terá a camisola amarela, Brôco será terceiro com mais 24 segundos, André Cardoso estará a 32’’, Ricardo Mestre a 36’’, Rui Sousa a 38’’ e João Cabreira a 54’’. A partir de amanhã, se verá quais dos 5 ases vão mesmo discutir a Volta e se alguém se intromete entre eles.

É de elogiar a atitude da Caja Rural, muito activa nestas duas primeiras etapas. Com isso, Fabricio Ferrari já lidera a classificação da montanha e com boa vantagem para os concorrentes. Lideram também a classificação da juventude, com Garikoitz Bravo (apesar de na classificação o nome aparecer ao contrário).

Pela negativa, destaca-se a equipa turca (sobre a qual nem vale a pena aprendermos o nome), que já só tem dois ciclistas em prova. Veremos até quando se mantêm em competição.

PS: provavelmente, as bonificações farão diferenças na luta pelo pódio final. Antes que algum sério candidato à vitória final bonifique, quero deixar bem claro que sou contra elas. Espero que o vencedor seja o corredor que cumpra o percurso em menos tempo e não o que mais bonifique.

7 comentários:

  1. O Sérgio Ribeiro para mim é um ciclista soberbo,não há uma que lhe escape limpa tudo...Devo também salientar que a Barbot faz um trabalho notavél(já parece a HTC_HIGHROAD) e mais etapas ainda ganhará!
    Para as etapas de montanha a minha aposta para amanha apesar de ter perdido hoje tempo é o Cabreira,e na Torre na minha opinião quem tem mais possibilidades de vencer é o André Cardoso, é o mais puro trepador do pelotão nacional.
    Para a geral vamos poder contar com uma luta interessante entre o André Cardoso e o Brôco(finalmente uma luta entre portugueses), mas também com o Cabreira intrometer-se no meio. Quanto ao Ricardo Mestre vai fazer um bom lugar geral e dará uma grande ajuda ao André Cardoso! Já o Rui Sousa não sei bem que dizer, sempre foi um bom ciclista com bons resultados e que andará bem mas não ganhará!
    Tenho de realçar assim como tu a atitude da Caja Rural que já lidera 2 classificações a da juventude e da montanha estando sempre activa nas fugas, metendo homens entre os principais...Tomara que todas as equipas tivessem a mesma atitude ao contrário da equipa turca que é uma miséria foi mesmo só para fazer número, eles que até tem um homem razoavél o Danail Petrov mas que hoje ficou cedo para trás,tomara nem equipa tem para o ajudar, agora que só conta com 2 elementos.
    Pedro977 do Pcm-Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Rui muito boa Crónica Parabens, vai ser curioso para ver como vai estar a equipa da Caja Rural, que espero ter um bom desempenho e animar as etapas. Começo a achar que a Volta tem um sucessor de Cândido Barbosa, e esse é o Sérgio Ribeiro.
    Bom Trabalho :P

    ResponderEliminar
  3. Rui muito boa Crónica Parabens,enquanto a equipa da Caja Rural, que espero que continue a ter um bom desempenho e animar as etapas.
    Acho que a Volta já encontrou um sucessor ao Candido Barbosa, e este é o Sérgio Ribeiro, pelo que são bastante semelhantes.
    Em relação há etapa de amanha espero que seja uma etapa bastante boa com ataques.
    A Equipa Turca, o melhor mesmo era irem embora porque estão aqui só a ter despesas e amanha só termina um, se amanha começarem a etapa :P
    Bom Trabalho :P

    João Maia

    ResponderEliminar
  4. Excelente análise Rui como já vem sendo hábito

    Em relação às equipas estrangeiras:

    Parece que encontrámos o principal adversário nessas equipas, será Bisolti pois é um trepador e muito consistente apesar do início eu não acreditar muito nele mas agora atenção.

    O Gavazzi e o Antomarchi surpreenderam-me bastante e quem sabe se amanhã não têm um desempenho idêntico ao de hoje

    Eduardo Gonzalo também não esteve mal e talvez se possa contar com ele ao contrário de Daniel Diaz que pessoalmente considero a maior desilusão.

    Sergey Firsanov começou mal a subida mas depois veio de trás para a frente e recuperou bastante ainda assim perdeu 1,05m, é muito para uma etapa como a de hoje e para quem tem qualidade como ele, espero que amanhã esteja com os da frente pois penso que ainda pode entrar na luta pelos primeiros lugares.

    Na Andalucia nada a dizer, apareceram com o Bernabéu e o Toribio para testarem os seus momentos de forma, amanhã novo teste, vão estar na frente mas apenas até onde puderam e agora todos sabemos que Bernabéu não é candidato ao primeiro lugar.

    Na Caja Rural encontramos Bravo Garikoitz que aparentemente é o homem deles na montanha, acredito que amanhã vai estar também na frente. O Chuzhda recuperou no final mas continua a mostrar que não é corredor para a montanha ainda.

    Chipotle - Dekker confirmou aquilo que já esperava dele. Lachlan Morton podia ter feito melhor.

    Os turcos da Konya como é possível à 2ª etapa já só terem 2 ciclistas??? Eu bem vi no início da transmissão que não havia mancha verde no fim do pelotão e comecei a pensar que alguns já tinham posto o pé no chão mas..ainda esperava na etapa da Torre chegarem com 3 ou 4 mas assim e com o Mustafa Sayar a começar a perder tanto tempo vão chegar só ao fim com o Danail Petrov

    ResponderEliminar
  5. Muito bom artigo.
    Não acham que este Sérgio Ribeiro não é um tipo de Philippe Gilbert? É um corredor de chegadas "selectivas" e até sprinta melhor em finais compactos...

    ResponderEliminar
  6. Como disseste e bem o Sérgio Ribeiro é um ciclista de característas específicas que o tornam útil e apetecível no seio de qualquer equipa. Na verdade considero que ele actualmente está melhor preparado para ultrapassar as etapas de alta montanha e que no dia de hoje ele não perderá mais de 1 minuto para aquele grupo dos favoritos e se assim for ele ficará ainda perto do 1º lugar na Geral o que poderá levá-lo a melhorar o honroso 14º lugar em que terminou o ano passado.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos pelos comentários ;)

    Penso que o Sérgio sobe melhor que o Gilbert, mas como raramente coincidem nas provas (só mesmo no Algarve), não dá para ter a certeza. Pode ser que para o ano vá para o estrangeiro (digo isto apenas porque ele tem capacidades para isso. não sei se há ou não equipas interessadas).

    Não vou responder individualmente à análise de cada um porque pelo meu texto dá para ver que concordamos em quase tudo. Mas os vossos comentários tornam este um espaço melhor e mais amplo. Obrigado e sintam-se à vontade ;)

    ResponderEliminar

Share