terça-feira, 23 de outubro de 2012

Caso Lance Armstrong: últimos comentários

Armstrong, na chegada a Paris de 2005. Festejava a 7ª vitória
A União Ciclista Internacional decidiu aceitar a decisão da USADA e retirar as sete vitórias de Lance Armstrong no Tour. Como já tinha dito numa das últimas crónicas, a partir do momento em que a USADA deixou a bomba nas mãos da UCI, era uma bomba que ia rebentar nas mãos do ciclismo. Os dirigentes da UCI decidiram salvar a sua pele, num jogo de «ok, retiramos as suas vitórias, mas não digam que nós sabíamos e que escondemos». O caso está encerrado ou, pelo menos, não se esperam mais desenvolvimentos, e por isso faço a última crónica sobre o mesmo.

Nunca aceitarei a justificação "os outros fizeram, por isso ele também podia", mas também não aceito uma suspensão por "eu fiz e ele também fez", sem provas irrefutáveis. Aliás, Lance Armstrong é apenas o segundo ciclista da história a quem retiram uma grande volta sem ter acusado positivo durante a mesma, depois do Giro 2011 retirado a Alberto Contador por um positivo no Tour 2010 (sobre o qual também existem muitas questões).

Lance Armstrong é o símbolo de uma geração, como anteriormente tinham sido Eddy Merckx e Miguel Indurain. Eu cresci a ver Lance Armstrong ganhar e por isso é uma referência para mim, como Joseba Beloki ou Jan Ullrich, e acredito que os três sejam referências para quem se lembra de os ver correr, independentemente de qual o preferido de cada um de nós.

Nunca vi Armstrong (ou outro) como uma espécie de Robin dos Bosques que rouba os ricos para dar aos pobres ou como a única árvore boa na floresta envenenada. Em vez disso, sempre vi Armstrong como o melhor e assim continua, mesmo que a UCI lhe retire as sete vitórias. Eu vi-o ganhar nos Alpes, nos Pirenéus e um pouco por toda a França. Recorrendo ao doping? Talvez, não sei, mas não acho facto relevante  para continuar a considera-lo O Melhor, se olharmos para os seus principais adversários, todos eles ligados a algum escândalo. Por isso há adeptos ofendidos, mas até agora nenhum dos seus ex-adversários veio a público apontar-lhe o dedo ou mostrar que se sentia enganado. Continua a ser o melhor da sua geração.

Se ganhou porque estava dopado? Não, de forma alguma! Como se diz tantas vezes, o doping não transforma burros em cavalos de corrida. Tem que haver talento, o mesmo que faz de alguém campeão mundial aos 21 anos, como foi o caso de Armstrong.

A UCI poderá retirar o seu nome da lista de vencedores do Tour, mas tal como não consegue apagar as marcas do doping no ciclismo (antes pelo contrário), não consegue apagar ou mudar a história. A forma como Amrstrong bateu os adversários de 1999 a 2005, com alguns dias maus pelo meio mas sobretudo vitórias, foi real. Eu vi,  e quem viu, não esquecerá.

Com o final desde caso, não sinto qualquer desilusão. Apenas uma grande pena por este desporto fantástico que é o ciclismo.

6 comentários:

  1. como sempre uma grande crónica. parabéns. no entanto, deixe-me lançar três questões para o ar, sem saber se as mesmas têm respostas concretas: será que este caso está fechado? ou no futuro haverá um contra ataque com provas a desmentir a USADA? após este caso, Lance Armstrong não sairá mais forte tornando-se assim um género de martir do ciclismo? porque acho que apagá-lo do desporto é algo irrisório...

    ResponderEliminar
  2. De facto, concordo com os traços gerais da cronica assima descrita. Mas não todos. Sempre vi as voltas em que o Lance correu, gostava na altura de ver competir um Srº chamado Jan Ullrich, que tantas vezes deu luta ao Srº Texas... Pensei imensas vezes se não fosse os bolinhos da avó nos fins de epócas teria certamente mais titulos.
    Quando Eu soube que o mesmo ( Jan )tinha se dopado... todo o credito de Guerreiro que lhe atribuia desapareçeu!!! Porque? Porque gosto de qualquer desporto onde os atletas sejam Limpos!!! jogem, corram, lutem de igual para igual!!! onde só cabe o Talento, Esforço e vontade de lutar e Vencer!!! Esse sim o Espirito Do Desporto.Eu acredito ainda nisso mesmo!!! Bem sei que anda.. meio Mundo a tentar enganar o outro Meio...
    O srº Lance Tem 1 ex Equipa a testemunhar e 1 agencia com creditos firmados. Então o mesmo Atleta deixa cair a toalha??? diz que já não vale a pena.... lutar para comprovar a sua Inocência!!! O Melhor Cilcista da Volta a França. Porque, Leia se o Melhor De todos os Tempos é ainda O Srº Merckx, na minha Opinião. Disse o mesmo visado... que não esta nada preocupado com o desfecho do Processo, pois... nem Ele nem muitos... De referir Os Milhôes que Ganhou em sua Vida Professional. Por fim Bem ajam os que contribuiram para a descoberta desta Farsa. Sebastião Assunção.

    ResponderEliminar
  3. Há quem diga se existisse um controle rigoroso no tempo de Merckx a casa tinha caido também!

    ResponderEliminar
  4. O Armstrong foi um ídolo de infância meu.
    Lembro me do ataque com o Pantani.
    De deixar para trás o Ulrich
    De ir com o Basso e com o Azevedo.

    Acreditei sempre que era um ciclista limpo e que as acusações era porque os franceses eram invejosos.

    Depois do que veio a público acho que pouca gente ou ninguém duvida que ele era um dopado.
    Tudo bem que continua a ser o melhor dos dopados mas e que dizer daqueles ciclistas franceses que ficavam em 12 ou 13 ou 14 mas andavam limpos?
    Merece ser o dopado mais homenageado que os ciclistas limpos?
    Se formos por ai temos que elogiar o Landis que fez um dos maiores ataques que eu vi na volta a França...estava era mais dopado que sei la o quê :P


    Espero que façam do Lance um exemplo...que o relembrem como um vigarista dopado...que lhe retirem tudo o que seja titulo e dinheiro ganho com isso.

    Obrigado à USADA por não ter desistido de desmascarar este senhor...cujo lugar é na cadeia como corrupto que é.


    ResponderEliminar
  5. Concordo com a crónica na sua totalidade, e ao contrário de muitos continuo a achar o Armstrong como o ciclista mais completo que vi até hoje. Outros nomes da história certamente teriam caído se houvesse controlo anti doping, lembre-se do sr. Pantani 1 ano antes da saga Armstrong o que fez no Alp D'huez...não estaria também dopado? Olhem o final trágico que ele teve. E isto para não ir mais atrás na história.

    Estas condenações sumárias, sem provas irrefutáveis, 10 anos depois dos acontecimentos deixam-me sempre com a sensação de caça ao homem.

    Resta-me ainda uma questão a quem vão ser atribuídos os 7 títulos que foram retirados? Ao próximo dopado? vão fazer averiguações a todos os classificados que estão a seguir ao Armstrong a ver quem deveria mesmo ganhar? (Ainda vamos ter um português que ganhou o Tour na secretaria!!!!)

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelos comentários de todos :)

    TS, o caso fica mesmo por aqui. Um dizem que estava no autocarro e se doparam todos, outro diz ue se doparam alguns, outro diz que não se dopou ninguém. O que devia haver era provas de acusação, mas não encontraram nada.

    2º Anónimo, o Eddy Merckx acusou positivo 3 vezes, mas na altura era como no futebol. Eram expulsos da prova e voltavam na prova a seguir.

    Tiago Sousa, ainda não se sabe a quem se entregam os títulos, mas a organização do Tour quer que fiquem sem dono.

    Cumprimentos :)

    ResponderEliminar

Share