segunda-feira, 18 de março de 2013

Revista da Semana: Um norte-americano em Fátima


Ken Hanson no pódio em Fátima
Gerald Ciolek e Ken Hanson, duas meias surpresas na Milano-Sanremo e na Clássica Aveiro-Fátima-Troféu LabMed. Depois da primeira grande clássica do ano, as melhores equipas do mundo juntam-se agora na Volta à Catalunha, e a regressar à competição depois de um mês de paragem, as equipas lusas juntam-se em Castelo de Vide para o arranque da Volta ao Alentejo, que terá resumos diários na RTP2.
A semana teve como ponto alto a Milano-Sanremo, primeiro monumento da temporada que já vai na sua 104ª edição e terminou com a vitória do alemão Gerald Ciolek. (a crónica completa pode ser lida aqui).

Clássica Aveiro-Fátima – Troféu LabMed

Por cá, a Clássica Aveito-Fátima-Troféu LabMed marcou o regresso do pelotão elite à estrada, um mês depois da Volta ao Algarve e com a Volta do Alentejo à porta. Ainda que duas contagens de montanha de segunda categoria deixassem algumas reticências sobre a dureza da corrida, acabaram por revelar-se acessíveis, ultrapassadas por um grande grupo que na meta registaria uma impressionante média de 45 km/h.

Fugas existiram muitas mas nenhuma alcançou grande vantagem. Mário Costa (OFM-Quinta da Lixa), que esteve presente em algumas dessas tentativas, levou de vencida a classificação da montanha e foi um dos três corredores empatados no topo da classificação das metas volantes, com os critérios de desempate a entregarem essa vitória parcial ao seu colega Eduard Prades.

Na chegada ao sprint, com o pelotão muito esticado e algumas quedas pelo meio, Ken Hanson foi o mais forte, em representação da continental norte-americana Optum p/b Kelly Benefit Strategies.

Ken Hanson é o atual campeão estado-unidense de Critérium e no ano passado conquistou nove vitórias UCI, entre Uruguai, Coreia do Sul, EUA e Bélgica. Perdeu pai e mãe antes de cumprir 21 anos, ambos vítimas de cancro e por isso adivinhem qual o seu ídolo… Lance Armstrong, claro.

Daniel Mestre (Carmim) foi o segundo classificado e entre o top-10 figuraram ainda três jovens portugueses: António Carvalho (LA-Antarte, 4º), Rafael Reis (Seleção Nacional, 5º) e Rafael Silva (LA-Antarte, 9º) - sobre António Carvalho e Rafael Silva podem ler em 6 jovens portugueses a seguir em 2013.

Volta ao Alentejo

A competição que se segue é a Volta ao Alentejo, de quarta-feira até domingo, e já foi apresentada aqui (a única alteração é a substituição da Lokosphinx pela Euskadi, a equipa satélite da Euskaltel).

Agora que se conhece a lista de pré-inscritos (que ainda sofrerá alterações), os principais candidatos à vitória final parecem-me Sérgio Ribeiro (Louletano), Sérgio Sousa e Arkaitz Durán (Efapel), Daniel Silva (Rádio Popular), Patrick Konrad (Etixx) e Daan Olivier (Rabobank Development).

Para os sprints os principais homens são Bruno Sancho (Carmim), Filipe Cardoso (Efapel), António Carvalho e Edgar Pinto (LA), Jorge Montenegro (Louletano), Samuel Caldeira (OFM), Lawson Craddock (Bontrager), Ken Hanson (Optum), Dylan Groenewegen e Nikolai Trussov (De Rijke), adicionando e Daniel Mestre e Nikita Zharoven (Zappi) depois de terem estado no pódio da Aveiro-Fátima.

A RTP 2 terá todas as noites resumos de dez minutos da Alentejana, o que é mais uma importante conquista para a prova. Quarta-feira às 20h50, quinta às 21h30, sexta às 21h50, sábado e domingo em horário ainda por decidir.

Volta à Catalunha

Lá por fora, destaque para a Volta à Catalunha que se realizará até domingo e com transmissão em direto no Eurosport 1. Terá duas etapas para sprinters, três acidentadas e duas chegadas ao alto, na quarta-feira em Vallter 2000 (12 km a 7,8%) e na quinta-feira em Port Ainé (18,9 km a 6,5%), duas estações de esqui e desportos de inverno.

Não havendo contra-relógio, é uma prova à medida de trepadores e os principais candidatos são Joaquim Rodríguez, Valverde, Wiggins, Uran, Van Den Broeck e Menchov. Numa segunda linha surgem Gesink, Quintana, Scarponi, Igor Antón, Horner, Spilak, Pinot, Hesjedal e Tiago Machado, como homens a apontar para o top-10.

Tiago Machado será um dos quatro portugueses em prova, juntamente com o seu colega Nelson Oliveira, com Manuel Cardoso que aqui venceu uma etapa em 2011 e com Ricardo Mestre que se estreia em provas World Tour.

A primeira etapa parecia bem encaminhada para um final ao sprint mas Wiggins lançou-se na última descida (a 18 km da meta) e apenas uma dúzia de corredores conseguiram seguir com o vencedor do último Tour. Gianni Meersman (Omega Pharma), que em Albufeira venceu a etapa inaugural da Volta ao Algarve 2012, foi o mais forte, seguido de Valerio Agnoli (Astana) e Alejandro Valverde (Movistar). Wiggins, Rodríguez, Gesink e Scarponi integraram este grupo que ganhou 28 segundos ao pelotão.

Regresso a Flandres

Depois da Milano-Sanremo os classicomanos regressam à região de Flandres. Dwars door Vlaanderen (Através de Flandres) na quarta-feira, E3 Prijs Vlaandeeren (Prémio E3 de Flandres) na sexta-feira e Gent-Wevelgem no domingo são as senhoras que se seguem - sobre elas, pode ler-se mais na crónicade lançamento das Clássicas da Primavera.

Semana Coppi e Bartali e Criterium Internacional

Se em Portugal temos o Troféu Joaquim Agostinho para homenagear o maior símbolo da história do ciclismo português, em Itália têm a Semana Coppi e Bartali, em homenagem de Fausto Coppi e de Gino Bartali, duas das maiores figuras do ciclismo italiano e que nas décadas de 30, 40 e 50 venceram quatro Tours (2 cada) e oito Giros (5 para Coppi, 3 para Bartali).

São seis etapas distribuídas por cinco dias (20 a 24), incluindo um contra-relógio coletivo no dia 20 à tarde, uma chegada ao alto na sexta-feira e um crono individual no sábado. Amaro Antunes estará presente pela Ceramica Flaminia.

No fim de semana haverá Critérium Internacional, no sábado com etapa curta e plana de manhã e contra-relógio de sete quilómetros à tarde e no domingo com chegada ao Col de l’Ospedale. Esta será a quarta edição na Córsega, ilha que em Julho receberá os primeiras três dias do Tour.

Por esse mesmo motivo este ano o Criterium Internacional terá uma participação de luxo. Contador, Froome, Evans, Van Garderen, Talansky, Andy Schleck, Peraud, Taaramäe e Kloden são alguns dos que estarão na Córsega, para correr mas também para fazerem o reconhecimento das etapas inaugurais do Tour. José Gonçalves estará em prova e será um ciclista a ter em conta para os primeiros postos do contra-relógio da segunda etapa.

Fábio Silvestre

Fábio Silvestre, terceiro na Holanda
O primeiro pódio da temporada para a Leopard-Trek Continental foi conquistado por Fábio Silvestre no dia 10, na Dorpenomloop Rucphen, prova 1.2 holandesa. Dylan Van Baarle (Rabobank Development), grande promessa do ciclismo daquele país, venceu isolado com Fábio Silvestre a ser o segundo mais forte no pelotão.

O jovem português voltou a ser o melhor da sua equipa na Handzame Classic (dia 15) mas desta vez na 24ª posição, integrado no pelotão. Durante esta semana estará em França para a Volta à Normandia, onde arrancou com um décimo lugar no prólogo.

Mau tempo

A mesma vaga de mau tempo que condicionou a Milano-Sanremo, levou ao cancelamento da holandesa Dwars door Drenthe (10 de Março) e da belga Nokere Koerse (13 de Março). Já vi muitas provas afetadas pelo mau tempo, mas não me lembro de tantas provas canceladas em tão pouco tempo. Esperemos que fique por aqui.

2 comentários:

  1. fabio silvestre ganhou a etapa de hoje do tour da normandia e é lider, um resultado muito bom!!!

    ResponderEliminar

  2. http://www.noticiasciclismo.net/index.php/estrada/noticias/1028-andy-schleck-encontrado-bebado-num-hotel-alemao

    Gostava que comentasse esta noticia do seu grande ídolo

    ResponderEliminar

Share