Se vencer uma Volta à Suíça é difícil, vencer duas consecutivas ainda mais e apenas três ciclistas o tinham feito até hoje. O desafio de Rui Costa era duro, como as montanhas suíças, mas está cumprido. O português dominou a Volta à Suíça, com duas vitórias de etapa e sobretudo uma enorme vitória na classificação geral, com mais de um minuto de vantagem para o segundo classificado! Brilhante!
A Volta à Suíça não começou da melhor forma. No contrarrelógio do primeiro dia as condições meteorológicas prejudicaram os últimos ciclistas a partir e, sendo o Rui o vencedor em título (e por isso o último a partir) não se pôde bater pelos primeiros lugares. Apesar de ser 53º, era um dos primeiros entre os homens que lutariam pela geral, que era o que realmente importava. Ao segundo dia, na única chegada ao alto da prova, perdeu alguns segundos, mas ao terceiro começou a recuperação triunfal. Segundo no domingo numa etapa de montanha em que apenas Peter Sagan (surpresa) foi mais forte, andou no pelotão nas etapas seguintes (as mais acessíveis) e na sexta-feira impôs-se a toda a gente, com uma grande prestação nos Alpes, tanto a subir como a descer. Partiu para o contrarrelógio de hoje ligeiramente atrasado face ao camisola amarela Mathias Frank mas arrasou a crono-escalada.
Rui Costa arrasou a Volta à Suíça! Duas vitórias em etapa, um segundo lugar e a vitória na classificação geral com 1'02'' de vantagem sobre Bauke Mollema e 1'10'' sobre Roman Kreuziger. Os ciclistas batidos por Rui Costa mostram a dimensão da sua vitória. Mollema que foi 4º na Vuelta 2011, Kreuziger que venceu a Volta à Suíça em 2008 e este ano a Amstel Gold Race, Thibaut Pinot que foi 10º no último Tour, Van Garderen que foi melhor jovem e 5º no último Tour e recentemente vencedor da Volta à Califórnia e Simon Spilak que tem sido um dos melhores em provas por etapas em 2013 e foi 2º na Volta à Romandia. Esta semana, todos atrás do Rui Costa.
Foi uma Volta à Suíça dominada, com os segundos perdidos na primeira chegada em alto a serem a exceção que comprova a regra. Nas montanhas mais duras e que fizeram maiores diferenças Rui Costa esteve soberbo e deixa no ar uma grande expectativa sobre o que poderá fazer na Volta a França.
Aqui foi dito a meio da semana que, independentemente do que nos reservasse a Volta à Suíça até ao seu final, o português deveria partir para o Tour como um homem livre dentro da Movistar e agora ficam as dúvidas, expectativas e esperanças. Com liberdade, o que poderá fazer o Rui no Tour? Se subir assim, o top-10 parece alcançável.
Certa está esta vitória na Volta à Suíça e os cânticos dos muitos portugueses presentes na meta, um momento que quem viu não vai esquecer. A Volta à Suíça é uma das mais prestigiadas provas do ciclismo mundial, para muitos a quarta mais importante prova por etapas, e foi vencida por um dos melhores ciclistas do mundo. Não é portuguesismo. Não somos só nós a dizê-lo. Os jornalistas, críticos, analistas e especialistas estrangeiros, o pelotão e os diretores desportivos sabem-no. Portugal tem um dos melhores ciclistas do mundo e o ciclismo tem um dos melhores desportistas lusos da atualidade!
Grande crónica, finalizada com um parágrafo muito bem conseguido.
ResponderEliminarCumprimentos
Vitória do outro mundo,sem palavras...
ResponderEliminarEsperemos pelo Tour,onde tenho esperanças de coisas muito boas!!!
Continuação de belas crónicas ;)
O rui venceu com grande classe as duas etapas mais duras. Ganhou na montanha, a subir e a descer, ganhou no crono, e até foi 2º no sprint com o Sagan naquela etapa da chuva. vitória de grande classe esta!
ResponderEliminarass: ricardoS
"Portugal tem um dos melhores ciclistas do mundo e o ciclismo tem um dos melhores desportistas lusos da atualidade!" palavras para quê...esta frase diz tudo. Bravo!!
ResponderEliminarObrigado pelos comentários. Cumprimentos!
ResponderEliminarPenso que todos aqui falamos a mesma língua...e na volta á Suiça também!!!
ResponderEliminarBrilhante, Rui Costa, sem sombra de dúvidas!!!!
Brilhante também a crónica do Rui Quinta onde não mais nada a acrescentar!!!
Belo blog este, sobre ciclismo...Parabéns!!!!!