sexta-feira, 7 de junho de 2013

Volta à Suíça: percurso, favoritos e antevisão

No ano passado foi assim.
Volta à Suíça, para muitos a quarta prova por etapas mais prestigiada do calendário mundial, onde Rui Costa se impôs há um ano, sucedendo a gente como Frank Schleck, Fabian Cancellara, Jan Ullrich, Alexander Vinokourov, Alex Zulle ou Lance Armstrong. A próxima edição arranca amanhã.

Percurso

As quatro etapas mais propícias a marcar diferenças de tempo  para a geral estão no início e no final da prova. Para começar, um prólogo de oito quilómetros e uma chegada ao alto, com uma inclinação média de 6,9% nos últimos 17 quilómetros da etapa, apesar da contagem de montanha (1ª categoria) estar a dois mil e cem metros do topo.

A única contagem de montanha de especial categoria será na sexta-feira, com 14,9 quilómetros a 6,5% de inclinação média, existindo pelo meio 3600 metros a 10% de e estando o cume a mais de 2300 metros de altitude. O dia acaba com nove quilómetros a descer, mas quem quiser ganhar tempo antes do último contrarrelógio, terá que o tentar aí, pois a etapa de sábado é acessível.

Para fechar, uma semi-crono escalada, com 16,5 quilómetros planos a abrir e 10,3 km a 9% para terminar. Um daqueles cronos em que permite muitas opções quanto à escolha de bicicletas e não é de excluir a possibilidade de alguns ciclistas partirem de cabra e a meio mudarem para uma bicicleta mais leve.

Pelo meio há várias opções para os sprinters presentes, como Peter Sagan, John Degenkolb, Tom Boonen, Tyler Farrar, Arnaud Démare ou Heinrich Haussler.
2ª etapa, domingo 9 de Junho (a primeira montanha foi anulada devido à neve)
última etapa, domingo 9 de Junho

Favoritos

O principal candidato à vitória é Tejay Van Garderen, melhor jovem no último Tour e recente vencedor da Volta à Califórnia. Van Garderen é um croner por excelência mas até mesmo na montanha já está muito próximo da elite e pode aspirar a um lugar no pódio do próximo Tour, ele que em 2009 perdeu a Volta a França do Futuro por apenas um segundo.

Curiosamente, antes dele o segundo posto do Tour de l'Avenir tinha pertencido a Rui Costa, outro dos principais candidatos à vitória. Aqui, como no Critérium du Dauphiné, haverá grandes voltistas em estados de forma significativamente diferentes.

Além de Van Gardenre e Rui Costa, também Jean-Christophe Peraud, Simon Spilak, Bauke Mollema e Roman Kreuziger se adaptam muito bem ao percurso, mas todos eles estarão sobretudo focados na Volta a França e não será de estranhar que algum se apresente na Suíça fora da sua melhor forma. Também se poderá dar o caso contrário, de alguém estar já em grande forma esta semana, aproveitando os estágios feitos para preparar o Tour.

Nos últimos anos tem sido comum ciclistas que saem do Giro e se apresentam em grande forma na Suíça, e por isso devemos ter atenção a Pozzovivo, Scarponi, Damiano Caruso e Kelderman. A estes juntam-se outros que têm o grande objetivo do ano no Tour, como Igor Antón, Pinot, Brajkovic ou Daniel Martin. Teremos ainda um Ryder Hesjedal que deixou a Volta a Itália a meio e tentará estar em França na melhor condição possível, e um Andy Schleck sobre o qual recaem grandes dúvidas e este será o último teste antes do Tour.

Chave-da-corrida

Reforço que, à semelhança do Critérium du Dauphiné, o momento de forma será determinante, pois a Volta à Suíça está muito próxima de um grande eucalipto chamado Volta à França.

Também será muito importante o tempo de descanso entre o último estágio de altitude e o começo da prova. O corpo precisa de tempo para transformar as concentrações em altitude em benefício físico e, quem não tiver usufruído do descanso suficiente, poderá sofrer as consequências logo na primeira etapa em linha, numa chegada bem dura.

De qualquer forma, as grandes diferenças deverão surgir apenas no último dia, com um contrarrelógio talhado para isso mesmo.

Não se pode exigir ao Rui Costa que repita o feito do ano passado, pois se um triunfo na Volta à Suíça só está ao alcance de um lote muito restrito de atletas, uma dobradinha ainda mais difícil é. No entanto, olhando para o percurso, o Rui é um dos candidatos à vitória.

Transmissão

Não haverá transmissão da Volta à Suíça no Eurosport, mas à semelhança do que vem sendo habitual, sempre que possível haverá links na nossa página do Facebook.

11 comentários:

  1. Só uma correcção, O TJVG perdeu o Tour de l'Avenir por bem mais que um segundo, cerca 2 minutos e quarenta e tal segundos salvo erro. O que aconteceu foi que o Roman Sicard foi penalizado pela organização em todo o tempo que tinha de vantagem, menos um segundo, por alguma coisa que agora já não me lembro. Não foi nada de grave, qualquer coisa como usar as motos ou receber abastecimento nos últimos quilómetros de uma etapa.

    Se o tempo continuasse como esteve esta primavera, eu apostava no Simon Spilak para a geral, mas como ele costuma ter sérios problemas com temperaturas acima dos 20 graus não tenho a certeza.

    Honestamente não acho que o TJVG consiga ganhar. A oposição nesta Volta a California era muito mais fraca do que vai ser na Volta a Suíça ele continua a não me convencer como trepador.

    ResponderEliminar
  2. Já agora acrescento aqui um excerto para um parte da coluna "the secret pro" de um blog/site australiano. "The Secret Pro" tal como o nome indica é um profissional que tem uma coluna anónima no dito site e que costuma revelar coisas muito interessantes sobre o pelotão.

    Na ultima coluna postada ontem ele disse isto:

    "People seem obsessed with Sky but there’s no shortage of leadership tensions in other pro teams as well. Just take a look at Movistar: they’ve got Rui Costa, Nairo Quintana, Alejandro Valverd … all of whom have GC ambitions when it comes to the big races"

    Traduzindo:

    "As pessoas estão obcecadas com a Sky( está a falar da disputa entre o Wiggins e o Froome) mas não há falta de disputas para a liderança nas equipas profissionais. Basta olhar para a Movistar: eles têm o Rui Costa, o Nairo Quintana e o Alejandro Valverde. . . e todos eles têm ambições pessoais para as classificações gerais das grandes corridas"

    Link para o Artigo para quem estiver interessado, eu pessoalmente aconselho a ler esta coluna e todas as outras para trás:
    http://cyclingtips.com.au/2013/06/the-secret-pro-3/

    Bem parece que existem rumores no pelotão de uma disputa na movistar, que irá acontecer? Será que o Rui irá ficar na equipa sabendo que o valverde não vais durar muito mais? No entanto iria estar tapado pelo Nairo Quintana que é pura e simplesmente de outro mundo. Que é que achais?

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos comentários!

    Parrulo, o Sicard tinha 2'01'' de vantagem antes da última etapa, onde levou uma penalização de 2'00'' minutos. Por isso venceu por um segundo ;)
    Quando ao The Secret Pro, leio e gosto, mas nunca se viu problemas entre o Valverde, o Rui e o Quintana. Pelo menos em corrida, sempre foram unidos quando tinham que ser.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  4. Acabei de descobrir que o Pedro Paulinho trocou a Ceramica Flaminia pela LA-Antarte.

    Não sei quais foram os motivos dele mas honestamente na posição dele eu não trocava a equipa de desenvolvimento da Saxo-Tinkoff pela LA. A não ser que não tenha grandes esperanças de um dia conseguir dar o salto para uma equipa Pro continental ou WT . . .

    ResponderEliminar
  5. Parrulo caso não saibas existem ordenados em atraso na na Ceramica Flamínia...acho que não é preciso dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  6. Isso já não sabia, mas se formos honestos, a situação na LA não deve ser muito melhor :(

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelos comentários.

    Pengo, exato. Segunda-feira comento melhor essa situação (no final do Abimota), mas é por aí.

    Parrulo, em que te baseias para dizer que na LA a situação não deve ser muito melhor?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Estou só a especular, seria assim tão surpreendente?

    ResponderEliminar
  9. Parrulo, até onde sei, é uma equipa que paga os salários. Repito: até onde sei. Se é para acusar alguém de algo, convém que haja algo mais do que apenas especulações. Se conhecem casos concretos, ok. Se não conhecem, agradeço que não lancem suspeitas apenas porque acham que sim.

    ResponderEliminar
  10. Se á coisa que a LA tem feito, e isso eu garanto, é que cumpre com aquilo que acordou com os corredores,o sr Luis Almeida e os dirigentes co CC Paredes nisso são honestos, pode ser pouco, e até pode ser pago "paralelamente" mas que é pago o acordado isso podem acreditar.

    Uma pena o projeto da cerámica flaminia estar a dar para o torto.

    cumps

    ResponderEliminar
  11. Pelo o que sei a LA é uma das equipas mais cumpridoras no panorama nacional...Mas agora vendo esta contratação do Paulinho pode se perguntar o porque da contratação do Javier Ramirez pelo o Boavista, o Paulinho seria um muito melhor reforço para os do Bessa...

    ResponderEliminar

Share