sexta-feira, 5 de julho de 2013

Volta a França: antevisão dos Pirenéus

Carlos Sastre venceu em Ax 3 Domaines em 2003
A fechar a primeira semana, a Volta a França chega aos Pirenéus, destruidores de ilusões e criadores de campeões. São apenas duas etapas, mas haverá a primeira chegada ao alto, cinco contagens de montanha de primeira categoria e uma de especial. A luta pela classificação geral começa aqui.

O Tour chega à montanha com menos favoritos vítimas de quedas que em anos anteriores. Froome, Contador, Valverde, Rodríguez, Evans, Van Garderen, Porte e Quintana estão todos próximos na classificação e dos candidatos ao pódio aqui apontados à partida a única exceção é Van Den Broeck, que abandonou com rotura parcial do ligamento cruzado do joelho e também não estará na Vuelta.

Sábado, 6 de julho, 8ª etapa: Castres-Ax 3 Domaines


A etapa de amanhã terá a primeira chegada ao alto desta Volta a França, em Ax 3 Domaines, estação de desportos de inverno que no Tour costuma abençoar fugitivos: Félix Cardenas em 2001, Carlos Sastre em 2003, Georg Totschnig em 2005 e Christophe Riblon em 2010.

São 150 quilómetros de abertura e 45 de grande montanha. O Col de Pailhères tem 15 quilómetros a 8% de inclinação média, o que poderá servir para endurecer bastante a corrida. No entanto, tratando-se da primeira etapa de montanha, existem muitas incertezas e poucos serão os aspirantes ao pódio que pedirão aos seus colegas para endurecer logo aí a corrida.

Segue-se uma descida também ela muita inclinada e durante a maior parte da sua extensão muito rápida, mas pelo meio existem duas zonas de cotovelos de dar medo. Ciclistas com dificuldades a descer (alô,Thibaut Pinot!) terão que estar particularmente atentos, até porque mal acaba a descida, inicia-se a subida final. Não existe espaço para recuperações.
Final da etapa de sábado

A inclinação será novamente elevada (8,2% de média), mas com metade da extensão (7,8 km) e o final estará após 1500 metros de falso plano.

Sky e Saxo-Tinkoff são as equipas que poderão pegar na corrida para a endurecer, enquanto a Movistar (Valverde/Quintana/Costa) e a BMC (Evans/Van Garderen) deverão tomar uma posição mais expectante, aguardando para ver como reagem as suas várias opções.

O ataque de Froome logo na segunda etapa serviu para colocar toda a gente em sentido, e apesar de alguns dos seus ciclistas registarem mazelas da primeira semana, a Sky tem andado bem colocada no pelotão. Olhando à forma com a formação britânica tem corrido durante toda a temporada e à agressividade de Froome, é de esperar que abordem a subida a todo o vapor logo desde o começo. Froome é o tipo de ciclista que não oferece etapas aos adversários e tenta ganhar tudo o que poder. Deverá querer a camisola amarela logo aqui.

Mas se Froome é agressivo, Contador não lhe fica atrás, e recentemente tivemos Michael Rogers e Roman Kreuziger em muito boa forma no Dauphiné e na Suíça. Se a Sky não pegar na corrida, poderá ser a Saxo-Tinkoff a fazê-lo.

Caso cheguem na frente ao cume, o falso plano final serve melhor a Alejandro Valverde, Joaquim Rodríguez e Cadel Evans para disputarem a vitória na etapa.

Expetativa também para ver como estará Nairo Quintana, que poderá estar entre os três primeiros da etapa se igualar a forma de abril . Bauke Mollema, Daniel Martin e Thibaut Pinot são outros que, se tiverem forças para isso, vão atacar. Não são os mais fortes, mas são ciclistas geralmente agressivos. E veremos do que é capaz o líder da juventude Michal Kwiatkowski.

Domingo, 7 de julho, 9ª etapa: Saint-Girons - Bagnères-de-Bigorre


Estando a última montanha a trinta quilómetros do final, poderá perspetivar-se uma etapa sem grande interesse. Porém, no domingo poderemos ter uma agradável surpresa.

É uma das jornadas com maiores probabilidades de êxito para uma fuga neste Tour, Demasiado dura para os sprinters (ou até para Sagan) mas sem hipóteses para os trepadores que não sejam rápidos, poucas serão as equipas dispostas a controlar o pelotão.

Por outro lado, todos aqueles trepadores que tenham perdido tempo em etapas anteriores, poderão tentar aqui uma vitória, reentrar na luta por uma boa classificação geral ou somar pontos para a classificação da montanha.

Não será de estranhar que o excesso de interessados em estar na fuga do dia faça com que o pelotão cumpra os primeiros quilómetros a voar. Contudo, uma vez que a primeira montanha do dia começa aos 23 quilómetros, a indefinição não deverá passar daí. Se no terreno plano são muitos os corredores que conseguem atacar e contra-atacar, a subir nem por isso.

*****
Nas últimas etapas tivemos três enormes demonstrações de força coletiva. Na quarta-feira com a Omega Pharma a lançar exemplarmente Mark Cavendish para a vitória, na quinta com a Lotto a lançar Andre Greipel de forma perfeita e hoje a Cannondale a eliminar todos os sprinters puros numa contagem de segunda categoria para que Peter Sagan triunfasse no final.

E Peter Sagan chega ao final da primeira semana com uma vitória, três segundos e um terceiro posto. Tem apenas 23 anos. Só para relembrar.

*****
Segundo se diz, a BMC não levou Mathias Frank ao Tour por não renovar contrato. Estão a futebolizar o ciclismo.

*****
A Radioshack anunciou que dispensa Frank Schleck. Que a equipa não queira um ciclista, é aceitável. Que só o comuniquem a uma semana de terminar a suspensão é que nem tanto.

6 comentários:

  1. A BMC não está a fazer diferente do que fez a Shack ao dinamarquês Fuglsang mal soube que ia sair, não o colocou em mais nenhuma prova do pro tour...

    Vamos ver que efeito terão as quedas passadas em alguns ciclistas, Hesjedal, Quintana e outros caíram várias vezes.

    Froome poderá querer ganhar amanhã a amarela, mas estou muito curioso para ver o que vai valer a Sky que ainda hoje o Kirienka e o Lopez Garcia ficaram para trás (seria para se pouparem?)

    ResponderEliminar
  2. Pode ser que com o fim do WorldTour estes casos de Fuglsang, Frank, Hushovd(na Garmin) deixem de existir.

    Grande análise! Eu espero um fim de semana de grande espectáculo mas acho que são poucas etapas nos pirinéus.

    ResponderEliminar
  3. Ainda existe alguem que acredite que a sky é limpa?

    Por amor de deus, isto é ridiculo!!!

    ResponderEliminar
  4. Boa etapa do Rui Costa. Já está ali à entrada dos 10 primeiros. A ver vamos a etapa de amanhã - que até é bastante a seu jeito - e pode ser que saia dos Pirinéus nos 10 primeiros lugares já.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. A excepção de Porte, a Sky pareceu-me justa, o britanico, jovem de 24 anos surpreendeu e poderá ser um homem para as gerais no futuro. Froome está muito forte e sem quebrar vai vencer o Tour facilmente.

    Desilusão Rodriguez e a Garmin (apesar de que como a corrida foi previa isto).

    A primeira parte vai ser muito importante, ter a amarela a 8ª etapa pode ser extremamente desgastante para uma Sky que me pareceu muito bem, mas justa.

    Porte é futuro homem para vencer um Tour.

    Contador ao contrário de Valverde desde que veio de suspensão está mais fraco, o que é expectável num corredor que com a idade a passar (já tem 30anos) começa a perder explosão, que era a sua arma. Hoje tinha Saxobank a mais para ele.

    O Rui esteve muito bem.

    Amanhã será uma etapa muito dificil para a SKY, tem muita montanha e será muito atacada, muita gente perdeu muito tempo, (Van Garderen perdeu 11minutos) e vai querer ir atrás de etapas e do top 10.

    Outro ponto a ter em consideração é o calor que se fez sentir, há ciclistas que não se dão bem com ele e poderá ter condicionado a etapa. Froome nasceu no Quénia e correu na Africa do Sul e Porte é Australiano logo o calor até é vantajoso para ele.

    Quintana foi fantastico, mas acabou por perder a etapa por ter atacado na montanha anterior, se tem ficado penso que seria capaz de acompanhar o Froome.

    ResponderEliminar
  6. "Eu particularmente não gosto de muito calor e embora também não goste do frio, o meu corpo reage melhor a baixas temperaturas. " Rui Costa

    Tal como eu dizia...

    Outro na mesma situação é Contador que já afirmou que teve um dia mau!

    ResponderEliminar

Share