segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Boletim de Transferências 2014 II: Costa, Silvestre e Trek

Rui Costa junta-se à Lampre em 2014
O destino de Rui Costa era um dos maiores motivos de interesse deste mercado e a Lampre-Merida foi a escolhida. Outros destaques deste boletim para os finais da Euskaltel e da Vacansoleil e para as equipa que mais deverão aproveitar dos ciclistas que ficam livres.

Rui Costa na Lampre

Rui Costa poderia escolher qualquer equipa do mundo e a questão estava naquilo que cada uma lhe poderia oferecer. Nas mais fortes, como a Astana ou a BMC, certamente teria ciclistas para o apoiarem mas não tinha certeza de ser o líder; nas mais fracas (na montanha) como a Orica ou a Argos teria total liberdade nas provas por etapas mais faltaria apoio. Além disso, só quem esteve nas negociações sabe qual o calendário e os objetivos propostos por cada formação e os valores apresentados por cada uma das concorrentes. No final venceu a Lampre.

Este mercado ainda está longe de estar fechado, mas pelo que se sabe até ao momento a Lampre (enquanto coletivo) continuará a apostar nas corridas italianas. No início do ano foi anunciado que Scarponi abandonaria a Lampre a 31 de dezembro do corrente, o que a confirmar-se deixará Damiano Cunego, Diego Ulissi e/ou Przemyslaw Niemiec como apostas para o Giro. A Lampre contará ainda com Filippo Pozzato para as clássicas de pavé e os sprinters Roberto Ferrari e Sacha Mondolo (Bardiani).

Independentemente de Cunego, Ulissi ou Niemiec estarem presentes no Tour, nenhum deles será obstáculo para a liberdade que Rui Costa tanto queria, a oportunidade de estar no Tour, sem obrigação de trabalhar para outros e podendo testar os seus limites. Algo que não seria possível na Movistar de Valverde e Quintana. E apesar de Valverde estar com 33 anos, Quintana tem menos dez.

Outro objetivo de Rui Costa deverá passar pelas clássicas das Ardenas, para as quais também se perfilam Cunego e Ulissi (ou até Scarponi se continuar na equipa). Bom, sempre será melhor do que a Movistar, onde Valverde continuará a ser o chefe-de-fila para este tipo de provas.

Em termos desportivos, Rui Costa ganha muita liberdade. Se é a melhor escolha, só o tempo dirá, mas acredito que sim. Só ele e as pessoas próximas saberão o que foi apresentado, mas aparentemente as melhores propostas terão andado em torno de um milhão de euros, longe da margem 1,5-2 milhões que o empresário chegou a apontar, mas de querer a conseguir ainda vai algo.

Fábio Silvestre na Trek

Um grande e esperado salto na carreira dá Fábio Silvestre, que assina pela Trek (sucessora da Radioshack).

A Trek terá os irmãos Andy e Frank Schleck, mas a grande aposta será nas clássicas através de Fabian Cancellara, contando para seu apoio com Mikel Irizar, Stijn Devolder, Gregory Rast, Hayden Roulston ou Yaroslav Popovych. Da estrutura da Radioshack também transitam Jens Voigt, Robert Kiserlovski, Haimar Zubeldia, Bob Jungles e Jesse Sergent. Chegam Fumiyuki Beppu (Orica), a maior referência do ciclismo de estrada no Japão (um mercado muito interessante para a Trek), o colombiano Julian Arredondo que lidera o circuito continental asiático (a Colômbia é um mercado emergente para o ciclismo), Fabio Felline (Androni), Fábio Silvestre (Leopard), o vencedor da Volta ao Alentejo Jasper Stuyven (Bontrager) e Ricardo Zoidl, que lidera o ranking continental europeu.

A partir de janeiro ou fevereiro veremos que tipo de provas e que papel os responsáveis da Trek têm pensado para Fábio Silvestre.

Depois de Euskaltel e Vacansoleil

Com o final da Euskaltel confirmado e o da Vacansoleil apenas a aguardar oficialização, muitos ciclistas de qualidade ficam livres. Os principais destinos deverão ser a Movistar (única World Tour espanhola em 2014), a Lotto e as equipas mais ricas, Astana, Sky, BMC e Omega Pharma.

A Movistar deverá recrutar os irmãos Gorka e Ion Izaguirre e também poderá estar interessada em Juan António Flecha e Samuel Sánchez, mas nestes casos a idade pesa e 2013 está a ser um ano aquém do esperado, o que leva a Unzué a apertar os cordões à bolsa em relação a estes ciclistas.

Por seu lado, a Lotto garante o vencedor da Clásica Can Sebastian Tony Gallopin (Radioshack), o campeão europeu sub-23 Sean de Bie (Leopard) e Kris Boeckmans (Vacansoleil), enquanto negoceia com Maxime Monfort (Radioshack), Johnny Hoogerland e  o ex-campeão holandês de Pim Ligthart (Vacansoleil).

Já a Astana garantiu Lieuwe Westra (Vacansoleil) e Franco Pellizotti (Androni), mas depois de falhada a contratação de Rui Costa fica com maior margem e ainda pode atacar Mikel Nieve, Igor Antón ou Mikel Landa. No caso de Antón e Nieve, poderá ter a concorrência da Sky e da Omega Pharma, estando os belgas também interessados em Wout Poels e Thomas De Gendt.

IAM

Outra equipa em destaque neste defeso é a IAM, que contratou Sylvain Chavanel (Omega Pharma), o seu inseparável Jérôme Pineao, Mathias Frank (BMC), Roger Kluge (NetApp) e Vicent Reynes (Lotto). Com Chavanel fica mais fácil o wildcard em provas como a Volta a Flandres, Paris-Roubaix, Paris-Nice e o Tour e com Mathias Frank consegue um bom líder para a Volta à Suíça.

Ainda assim, os responsáveis da IAM reforçam que não pretendem passar a equipa a World Tour. Tal feito elevaria em muito os custos, não apenas para pagar a licença mas também por toda a logística que é necessária.

Por Portugal

Lá fora ainda se corre a Vuelta e faltam várias provas World Tour, mas já o mercado está muito agitado. Por cá está praticamente terminada a temporada mas ainda deverá demorar até que se oficializem as primeiras movimentações.

Os diretores desportivos esperam por novidades dos emigrantes lusos (alguns regressarão a Portugal) e esperam para saber com que orçamento poderão contar. Para já sabe-se a saída da Efapel de Rui Sousa, César Fonte, Sérgio Sousa, Hernâni Brôco e Nuno Ribeiro, devendo este ir para a OFM.

Com o final da Euskaltel-Euskadi e da Euskadi Continental (e o choque que provoca nas restantes equipas espanholas), vários ciclistas de qualidade ficarão livres e poderão vir para Portugal. Ainda assim, o mais provável é que chegue algum Aketza Peña desta vida.


Ver Boletim de Transferências 2014 I

24 comentários:

  1. Ou que chegue algum Alejandro Marque desta vida....que foi só o vencedor da última Volta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Marque até já foi embora, duvido é que o Abeja, o Prades, De Mateus ou o rosendo possam ser novos Marques desta vida, mas vamos acreditar no pai natal e esperar que cheguem destes a ficar como o Marque...

      Eliminar
    2. Não é Abeja...é Ramirez! Ramirez é o apelido paterno do ciclista e é pelo apelido paterno que os ciclistas espanhóis são conhecidos e tratados. Se não fosse assim também não se dizia Alejandro Marque, dizia-se Alejandro Porto....portanto vamos lá chamar Javier Ramirez ao homem.

      E já agora em 2003 quando o Marque chegou a Portugal também ninguém pensava que ele um dia vencesse uma Volta a Portugal porque não tinha resultados nem características para isso....portanto dizer que o Prades, o Rosendo ou qualquer um dos outros espanhóis não ganhará uma Volta a Portugal é muito subjectivo...ciclismo e futurologia não se coadunam.

      Eliminar
    3. Peço imensa desculpa, mas faz toda a diferença tem razão, e se eu lhe chamar Abeja ele não anda, mas se lhe chamar-mos Ramirez ele já anda! Para além disso, em Portugal as pessoas na maioria dos casos também são conhecidas pelo nome do Pai, o que não impede que nem sempre assim o seja, e por acaso quando tive em Espanha á uns meses atrás achei curioso que os espanhóis com quem estava chamavam “abeja”, mas á parte disso….

      O Marque quando chegou era um jovem, em 2003 tinha menos 10 anos! E aí eu concordo que o ciclista chegue cá para se poder ver no que vai dar, agora um ciclista com mais de 30 anos a futurologia já não lhe deve certamente servir de muito…precisamente porque o futuro é pouco ou nenhum! E aí sim o ciclismo e a futurologia não se coadunam mesmo nada!

      Curioso também é que geralmente quem defende tanto os ciclistas de terceira que passam a fronteira já quase fora do prazo, afirma sempre que os mesmos vem para cá porque vão fazer boas voltas e porque tem a experiência e o “calo” (se lhe quisermos chamar assim) necessários para andar bem nomeadamente na Volta a Portugal, coisa que os jovens portugueses que estão no pelotão sub 23, ou os bons amadores que por cá temos, "nunca vão ter", não será isto futuroligia? Não se coaduna...

      Eliminar
    4. Prades venceu o GP Joaquim Agostinho deste ano. Metê-lo nessa lista até faz parecer que não ganhou nada de importante (apenas a 2ª competição mais importante do calendário nacional, se não se contar com a volta ao algarve). Além disso o seu desempenho na volta ficou limitado pela virose que atingiu a OFM senão concerteza seria o 3º homem da OFM. Vejo-o com um papel muito importante no próximo ano...

      Eliminar
    5. Eu não percebo o que se tem contra os espanhóis, se formos assim porque é que o Sérgio Paulinho tá na Saxo Bank a fazer papel de aguadeiro? Já tem mais de 30 anos e a Diamarca tem jovens bsatante bons e com futuro. Não venham com a treta de que não valem nada mas esses ciclistas foram contratados para ser agudadeiros, para ir buscar 18 bidons ao carro.
      O Prades é dos melhores ciclistas que corre agora em Portugal explosivo bom trepador pecou na VaP por causa do ano que teve. Sempre a top.

      Eliminar
    6. Eu não tenho nada contra os espanhois, tenho contra os ciclistas que nada acrescentam ao nosso plantel!

      E sim se calhar o Sérgio Paulinho tem de se começar a por fino, mas existe uma grande diferença, com que idade chegou o Sérgio Paulinho ao pelotão do World Tour?? Não foi com mais de 30 anos depois de épocas nos amadores e logo para fazer o Tour! É que o Sergio tem provas dadas que é bom naquilo que lhe pede...mas de qualquer das maneiras...

      É que por exemplo, no caso da OFM, o Rui Barros, o João Matias e o Gualter Cravalho serviram para andar à chuva e ao frio, mas para a Volta não, teve de vir o Rosendo, uma jovem promessa de 31 anos que terminou no 122ª posto! Para isso levavam um dos jovens, ao menos eles ainda vão a tempo! Vocês viram estes espanhois fora do prazo carregar muitos bidões? Por acaso...

      Lembrem-se, homens como o Vitor Rodrigues ou o Carlos Baltazar abandonaram o ciclismo, Bruno Saraiva ou o Guilherme Lourenço correm no pelotão amador (ou ainda mais amador, em muitos dos casos), o João Correia no ano passado trabalhou mais na Volta que o De mateus, o Rosendo e Jamirez (Não está abeja, ah) todos juntos nesta...desculpem lá mas há que abrir os olhos!!

      Para que conste, eu gosto de estrangeiros, gosto muito do Marque, como gostei do Blanco, como gosto do Arkaiz Duran ou do Jorge Montegro, como adorei o show do Alarcón, a diferença, é que todos eles chegaram cá com menos de 30 anos,alguns ainda estão abaixo desta faixa etária, e todos eles tem dado provas de que merecem os lugares que ocupam, não chegam cá para passar umas férias do amadorismo na Volta a Portugal, e por eles ficarem de fora os jovens que andaram à chuva e ao frio!

      Este é o problema...há que contratar os melhores, e quando é só "para fazer numero" ao menos deixem ir os que ainda são ou podem ser esperanças...

      Eliminar
  2. por falar em marque, vai para a Movistar!

    ResponderEliminar
  3. O Tiago Machado vai voltar para Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A continuar a andar o que anda não me admirava muito...

      Eliminar
    2. Realmente o Tiago tem estado incrivelmente mal.

      Não consigo perceber o que se passou com ele . . .

      Eliminar
  4. Obrigado pelos comentários!

    Ao que tudo indica, o Tiago Machado irá continuar no estrangeiro e ainda bem.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso era optimo, mas será que vai conseguir? E continua no World Tour ou irá para uma equipa ContiProf?? Com já li por aqui, se calahar era melhor ele assinar por uma nova equipa, até mais pequena para ver se ganha de novo motivação, ou se dá um "abanão"

      Eliminar
  5. Claro, seria uma tragédia se ele tivesse de regressar a Portugal. No entanto acho que está na altura de mudar de ares porque as coisas claramente não estão a funcionar na Radioshack.

    Na minha opinião ele devia ir para uma equipa um bocado mais fraca onde tivesse alguma liberdade para as provas de uma semana que são o que mais se adequa ás suas capacidades.

    Podes dar mais alguns detalhes no que toca ao Tiago?

    E no que toca ao Nelson? Sinceramente eu cheguei a ter algumas expectativas quanto ao Nelson mas hoje em dia nem por isso, já nem em contra relógios obtém resultados interessantes como ele costumava fazer.

    Eu gostava de puder culpar a equipa pela falta de resultados dos dois mas não tenho nada em que me basear para o fazer. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais liberdade ainda ao Tiago?
      Ja lhe dada muita liberdade mas ele nunca correspondeu as expectativas.
      A culpa não é dele. É da gente que corre aquele equipa. Eram muitos bons na era do doping. Agora preparar corredores sem recurso a doping ta quieto.
      Espero que arranje uma equipa que lhe consiga dar o apoio que precisa nesta fase mais difícil da sua carreira.

      Eliminar
  6. A culpa do nelson, nao andar mais nos cronos é da equipa
    Quiseram fazer dele um trepador, perdeu peso demais e perdeu capacidade no crono, teorias da batata que às vezes nao correm bem, quando sao levavadas ao extremo.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelos comentários mais uma vez.

    SR e Anónimo, realmente "ciclismo e futurologia não se coadunam". No ciclismo tudo muda muito rápido. Por exemplo, o Jalabert chegou ao final de 94 como sprinter e em 95 foi 4º no Tour e vencedor da Vuelta, vencendo ainda cinco etapas, pontos e montanha. Essas transformações que agora toda a gente pode perceber como acontecem são um problema do ciclismo. E em termos de transformações, Portugal está ao nível do iranianos nas corridas asiáticas.

    O Tiago não está ao nível de 2010 ou 2011, mas mesmo em 2012 não me parece um mau ano. O "problema" é que criou-se uma enorme expetativa sobre o Tiago Machado e agora tudo o que faz parece pouco. Por exemplo, nos Campeonatos Nacionais puxou pela fuga durante toda a corrida e no final foi 2º. Se tivesse vencido, hoje andaria com a camisola de campeão e seria visto com muitos melhores olhos, mas o que lhe faltou foi muito pouco e não foi falta de capacidade. Além disso, se o Tiago voltasse para Portugal por falta de capacidade, parece-me que teriam que voltar todos os portugueses com exceção do Rui Costa.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficavam o Rui e o Fábio e o André Cardoso que fez 5º na Volta a Burgos. O problema do Tiago são mesmo as altitudes. Ele dá bem para provas de uma semana se al altitudes não passarem muito dos 1500. Aí o Tiago pode brilhar e fazer top-10 ou tentar a vitória. O que eu noto no Tiago é que estagnou um pouco e agora parece mais fraco em relação aos outros. O CR podia melhorar e a montanha também. Acho que fazia bem ao Tiago ir para uma equipa estilo Orica. A Orica anda bastante bem no CR e isso podia favorecer o Tiago nessa disciplina e mostram também conseguir na montanha como fazem com o Cameron Meyer.

      Eliminar
    2. Os iranianos eram da "petroquimica" cheiraram algo LOL

      Pois, se calhar o problema é mesmo esse, temos muita espetativa em torno do Tiago, e ele também não tem tido a pontinha de sorte por vezes, eu espero sinceramente que uma equipa do WT ache o mesmo...embora me parece que não deve ter muitas a achar...espero estar enganado!

      Eliminar
  8. O problema do tiago não é derivado da equipa, o Tiago é um claro produto das corridas portuguesas, ou seja, o modo de correr dele é ideal cá em Portugal, mas lá fora, não têm hipóteses. O tiago Machado ataca demasiado, não sabe quando parar e descansar, é demasiado impulsivo, enquanto ele não mudar a sua forma de correr, acho improvável que os resultados apareçam

    ResponderEliminar
  9. Já faz censura a certos comentários.....muito bem está a ir no bom caminho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Os comentários servem para permitir a todos o debate de ideias e opiniões e até aceito que se debata algo que foge ao tema da crónica, que neste caso são transferências (porque alguém não percebeu a referência ao Aketza Peña).
      O que não aceito são comentários que faltem ao respeito dos demais leitores e comentadores. Se estão a debater opiniões, quem não respeita as opiniões dos outros, também não terá a sua publicada neste espaço.

      Eliminar
  10. Mais rumores de mercado como André Cardoso na Garmin e César Veloso na Lampre. Começando pelo 1º rumor, o André já vai nos 30 anos ou perto disso tem uma incrível capacidade de montanha e acho que para a Garmin seria ótimo ter o português. Ajudaria bastante os líderes Hesjedal, Talansky e Dan Martin e se calhar ainda conseguia algum resultado interessante. Quanto ao César Veloso, se for realidade penso que seja um dos que vá trabalhar para o Rui. Bom no CR e na montanha pode ser bastante importante nos CR de equipas e colocação do Rui na frente do pelotão.

    ResponderEliminar
  11. Oh Nuno, se isso fosse mesmo verdade seria óptimas notícias :) então pro Rui seria mais uma mais valia para o seu desempenho na Lampre.

    Têm se falado aqui de muitos ciclistas portugueses mas penso que estão a esquecer-se de um que, na minha opinião, está a fazer uma excelente Vuelta, que é o José Mendes...está-se a mostrar bastante combativo, quer no seu próprio desempenho, quer na ajuda ao seu chefe de fila, o Konig...parabéns!!!!!

    Em relação ao Tiago...realmente, por muita pena minha está-se a desaparecer, completamente... ás vezes é preciso dar 2 passos a trás para poder dar outros pra frente e no caso dele, uma excelente opção seria IAM cycling...está a fazer uma bela estrutura mas sem pertencer ao WT... não acham????

    ResponderEliminar

Share