sábado, 19 de outubro de 2013

Os dez melhores de 2013

Terminada a época, é hora de todos os balanços. Começamos com os dez melhores de 2013, visto desde o Carro Vassoura.

10º Marcel Kittel
Termina o ano com 16 vitórias, menos três que Cavendish e menos seis que Sagan. Mas os números ganham outro impacto se dissermos que quatro das vitórias de Kittel foram obtidas na Volta a França, impondo-se como o melhor sprinters da prova. Inclusive venceu Cav em Paris, quebrando a fantástica série de quatro vitórias do britânico na capital francesa. Em 2014 veremos se é capaz de ganhar em várias das mais disputadas provas do mundo, pois nesta temporada centrou-se claramente no Tour.

9º Tony Martin
Cancellara assustou na Vuelta, mas Tony Martin foi o rei dos contrarrelógios em 2013. Ao todo foram nove cronos vencidos e quase todos eles em provas muito disputadas: Algarve, Tirreno-Adriático, País Basco, Romandia, Volta à Bélgica, Critérium du Dauphiné, Campeonato Nacional, Volta a França e o (terceiro consecutivo) Campeonato do Mundo. No contrarrelógio apenas lhe falta o título olímpico e o percurso de 2016 deverá ser totalmente plano, ao seu jeito, mas que desafios colocará a si mesmo até lá?

8º Alejandro Valverde
Quase ganhava muito e acabou por não ganhar "nada". Desistiu da Volta à Catalunha quando estava na liderança, foi ao pódio da Amstel Gold Race e da Liège-Bastogne-Liège mas ficou-se pela prata e o bronze, estava a fazer um excelente Tour mas um furo impediu-o de ir além do 8º lugar e ainda esteve no pódio de San Sebastián, Vuelta, Mundiais e Lombardia mas sem vitórias. Uma grande temporada mas na qual faltou uma grande vitória.

7º Nairo Quintana
Foi na Volta a França que saltou para a frente dos olhos do grande público, mas a sua temporada foi mais do que o Tour. Venceu a Volta ao País Basco e a Volta a Burgos e apenas um furo lhe tirou do pódio do Paris-Nice. Além disso, uma etapa, a juventude e o segundo lugar da Volta a França. Tem 23 anos, este foi o ano da revelação e o próximo poderá ser da confirmação. Veremos se temos aqui um grande campeão que marca uma geração ou 2013 foi um caso isolado.

6º Peter Sagan
Conseguiu a sua primeira vitória numa grande clássica, a Gent-Wevelgem, mas poderia ter conseguido muito mais. Foi 2º na Milano-Sanremo, Prémio E3 de Flandres e Volta a Flandres. No total foram 22 triunfos, incluindo ainda o GP de Montreal e uma etapa no Tour, onde voltou a levar a melhor na classificação por pontos. Já é o terceiro ano que se coloca como um dos melhores do mundo mas ainda só tem 23 de idade. Os seus limites não se conhecem.

5º Rui Costa
Arrasou a Volta à Suíça, venceu duas etapas na Volta a França e, juntamente com regularidade com que pautou a sua temporada (da Romandia à China passando pelo Canadá) já seriam motivos para estar nos dez melhores de 2013. Mas o título Mundial vem dar outra magnitude a uma temporada inesquecível. Indiscutivelmente um dos melhores e mais aclamados ciclistas da atualidade.

4º Joaquim Rodríguez
A vitória no World Tour (terceira na carreira, segunda consecutiva) mostra a temporada de excelência que fez, mas 2013 foi um ano agridoce para Joaquim Rodríguez. A vitória na Lombardia e o terceiro lugar no Tour são os pontos altos da temporada, mas faltou-lhe uma vitória de etapa no Tour, Daniel Martin "roubou-lhe" (por pouco) a Volta à Catalunha e a Liège-Bastogne-Liège e Rui Costa ficou-lhe (por pouco) com o título mundial. Sem dúvida que foi um dos melhores de 2013, mas termina com a sensação de que faltou algo. Precisamente essas quase-vitórias.

3º Fabian Cancellara
Depois de uma queda que o atirou para fora da Volta a Flandres e do Paris-Roubaix no último ano, em 2013 recuperou o título de campeão dos pavés, vencendo esses dois monumentos e ainda o Prémio E3 de Flandres como complemento. Em termos de contrarrelógio apenas se destaca o que venceu na Vuelta e nos Mundiais não foi além do bronze, mas muitos ciclistas dariam tudo por uma vitória em Flandres ou em Roubaix e Cancellara conseguiu as duas no mesmo ano... pela segunda vez na carreira. Esperemos que em 2014 não falte Boonen (nem ninguém) para que o espetáculo do paralelo esteja completo.

2º Vincenzo Nibali
Venceu o Giro d'Itália de forma implacável e ainda foi segundo na Vuelta, liderando metade da prova. No Mundial merecia uma medalha mas apenas havia três... maldita sorte dos quartos classificados. Foi o único homem capaz de vencer Chris Froome (no Tirreno-Adriático) e para 2014 espera-se o duelo na Volta a França.

1º Chris Froome

Como dito antes, apenas por uma vez foi derrotado. Venceu em Omã, Critérium Internacional, Volta à Romandia, Critérium du Dauphiné e Volta a França. Quando o único desaire da temporada é um segundo lugar, não restam dúvidas.


Esta é a visão desde o Carro Vassoura. Diferentes pontos de vista dão diferentes... vistas, lá está. Nos comentários podem opinar quais foram, para vós, os dez melhores do ano.

8 comentários:

  1. o único desaire do froome em provas por etapas... porque não há que esquecer que fez a liege e nem se deu por ele, foi ao canadá e também nada fez e nos mundiais a Inglaterra desapareceu e o seu lider também...independentemente de concordar que foi o melhor do ano...a par de Nibali que excepção feita a Volta a Polônia andou a tope sempre, para ter sido o melhor do ano teria que ter vencido a Vuelta...

    ResponderEliminar
  2. O Valverde sempre teve a papinha toda feita e acabou por não ganhar. O Horner merecia bem mais estar aí.

    ResponderEliminar
  3. Bem o Valverde nesta lista, é a ovelha negra, o Horner (Vuelta) ficaria frente do Valverde assim como o Richie Porte (Paris-Nice, e trabalho fabuloso para o Froome)

    ResponderEliminar
  4. Pois é, parece-me unânime que o Horner merece um lugar nos 10 mais do ano (independentemente da estranheza que causa). Embora se pudesse discutir a ordem deste top, tirava o Kittel: um sprinter puro nunca merecerá estar numa análise desta natureza.

    ResponderEliminar
  5. é pah o horner tem como resultados 1 1º na vuelta e 1 top10 no Tirreno...

    O Valverde tem 1 Top10 no Tour, 1 Top 3 na Vuelta, Esteve no top 3 de várias classicas mais importantes...Se fosse o top de grandes voltas não tinham tony martin também...

    ResponderEliminar
  6. Valverde não merece claramente estar neste top10. Foi o fiasco do ano. Em tudo o que participou perdeu, logo não devia estar no top. Análise muito bem feita. Froome em 1º é mais que justo. Nibali em 2º também. Ambos tiveram um ano fantástico, mas Froome ganhou o mais importante em que participou, á excepção dos mundiais claro. Horner merecia o top, porque venceu um Grande Tour e só isso, merece a entrada na top.

    ResponderEliminar
  7. falta o Crish Horner... um homem daquela idade desafiou tudo e todos!

    ResponderEliminar
  8. Falta o Horner! para mim merece mais o top que o valverde

    ResponderEliminar

Share