quarta-feira, 28 de março de 2012

Flandres e Roubaix: Tom Boonen vs Fabian Cancellara


É já no próximo domingo que se corre a Volta a Flandres e no domingo seguinte o Paris-Roubaix, duas das provas que mais apaixonam os belgas, talvez apenas comparadas com a Liège-Bastogne-Liège e os Campeonatos do Mundo. Até agora já se disputaram várias provas na Flandres, com colinas e pavé, e Tom Boonen e Fabian Cancellara colocam-se como grandes favoritos para as provas maiores.


Tom Boonen

Começo por falar de Boonen, um dos melhores da história do ciclismo, amado pelos belgas mas tão criticado pelos comentadores da Eurosport portuguesa.

Em 2008 Boonen começou um calvário com um controlo anti-doping em que acusou cocaína. Ficou queimado perante muita gente, deixou de ser visto como um bom exemplo, mas os belgas não se esqueceram do seu valor e das suas conquistas. Nesse ano tinha vencido o seu segundo Paris-Roubaix (2º em 2006 e 3º em 2002, na sua primeira participação), já tinha também um título mundial (2005), duas Voltas a Flandres (2005 e 2006), uma Gent-Wevelgem (2004) e quatro GP E3 de Flandres (2004, 05, 06 e 07), seis etapas e uma camisola verde na Volta a França, entre muitas outras conquistas.

Nesse ano falhou o Tour, mas na Vuelta venceu três etapas e a classificação dos pontos, no ano seguinte levou o seu terceiro Paris-Roubaix mas teve um Tour marcado por quedas e em 2010 foi segundo em Flandres e falhou o Tour novamente por problemas físicos. Os comentadores da Eurosport portuguesa têm memória curta ou um ódio especial por ele, e então, quando chega a Julho, já se esqueceram do que fez nas clássicas, o objectivo principal da sua equipa. Por isso os portugueses podem ter a cabeça minada contra Boonen e a ideia de que é um corredor mediano… que não é. A sua equipa, os patrocinadores da equipa e patrocinadores pessoais sabem isso. O público que interessa a essas empresas também sabe. 2011 foi o seu pior ano, destacando-se apenas a vitória na Gent-Wevelgem. No Paris-Roubaix furou duas ou três vezes em zonas decisivas e no Tour voltou a desistir após uma série de quedas.

Não sei o que o duo cómico da Eurosport vai dizer no próximo domingo ou em Julho, se a Volta a França lhe correr mal, mas Tom Boonen está a fazer uma excelente temporada. Venceu uma etapa no Tour de San Luís, duas etapas e a geral na Volta ao Qatar, uma no Paris-Nice, o GP E3 de Flandres e a Gent-Wevelgem, além do segundo lugar na Omloop Het Nieuwsblad, as três maiores clássicas belgas disputadas até agora. Domingo vai a Flandres para ganhar. É um percurso mais duro que nos últimos anos mas sabe que lhe basta seguir na roda de Cancellara e companhia, porque nenhum outro homem rápido aguentará os ataques mais fortes nas colinas. Boonen, o Tornado Tom, vai correr esta semana para se tornar um dos mais vitoriosos na Volta a Flandres (juntamente a mais quatro homens) e igualar o lendário Roger De Vlaeminck como mais vitorioso em Roubaix. Independentemente do sucesso que tiver nestas duas provas, aos 31 anos já é um dos melhores ciclistas de sempre. Se alguém o tentar banalizar, não se esqueçam de tudo o que já fez.

Fabian Cancellara

Fabian Cancellara é outro que foi muito criticado pelos comentadores da Eurosport lusa no último ano. Este ano foi segundo na Milano-Sanremo, puxando os últimos três ou quatro quilómetros com Simon Gerrans e Vicenzo Nibali na roda. No final Gerrans venceu mas admitiu que tinha sido o suíço o mais forte, os comentadores disseram que lhe faltou um pouco de sorte, mas no ano passado, quando foi segundo em Sanremo e Roubaix, terceiro em Flandres e quarto no Mundial, disseram que foi um ano fraco. Vai para Flandres com duas vitórias (Strade Bianche e contra-relógio do Tirreno-Adriático) e demonstrações de muito poder em Sanremo, GP E3 de Flandres e Gent-Wevelgem. Na prova italiana foi segundo, nas outras faltaram dificuldades e o pelotão conseguiu anular os seus intentos. Nas duas provas que se seguem há dureza suficiente para esfrangalhar o pelotão e para a locomotiva suíça se impor.

Fabian Cancellara tem no seu currículo quatro mundiais de contra-relógio, um título olímpico (e uma medalha de bronze na prova de fundo), dois Paris-Roubaix, uma Volta a Flandres, um Milano-Sanremo, dois GP E3 de Flandres, dois segundos lugares em Roubaix e um terceiro em Flandres, além de várias etapas e gerais em provas por etapas conceituadas. Independentemente do que acontecer nos próximos dias, é um dos melhores de sempre.

*****
A Volta a Flandres será transmitida na Eurosport, das 11h45 às 12h30 (deve ser uma reportagem à partida) e a partir das 14h15 até ao final.
Os meus favoritos:

***

Tom Boonen e Fabian Cancellara

**
Sep Vanmarcke, Matti Breschel, Peter Sagan e Filippo Pozzato
*
Stijn Devolder, Greg Van Avermaet, Alessandro Ballan, Bjorn Leukemans e Sylvain Chavanel

4 comentários:

  1. Apesar de gostar dos comentários na Eurosport, tenho que admitir que cometem muitos erros, mesmo muitos..
    No que toca ao artigo, só digo: Bravo!

    ResponderEliminar
  2. Se eu tivesse Facebook lançava um movimento para levar o Rui Quintas para comentador do Eurosport...!
    De certeza que as provas ganhariam logo outra qualidade...!
    E já agora na companhia do Marco Chagas, para ficar o painel bastante completo...!

    ResponderEliminar
  3. Realmente eu nunca percebi porque tal duo o difama tanto... Para mim é uma máquina! Dos melhores que já vi correr em cima de uma bicicleta!!! E como tal confirmou todo o seu valor ao ganhar as provas referidas!

    ResponderEliminar
  4. Encontrei este artigo agora por acaso, ao pesquisar sobre o assunto. Sou um adepto fánatico de Tom Boonen, sem dúvida o meu corredor preferido. Não poderia estar mais de acordo ! Parabéns excelente artigo mesmo ! E pena muita gente não ler este artigo, porque tenho ideia que muita gente não sabe que o Boonen na sua area ( pavé ) é o mehor da história. Muita gente não sabe que já foi campeão do mundo e que já ganhou a camisola verde e 6 etapas no Tour num palmarés que já conta com mais de 100 vitórias ...

    Cumprimentos, João Silva

    ResponderEliminar

Share