sexta-feira, 29 de março de 2013

Volta a Flandres: favoritos e antevisão


Um milhão de adeptos deverá estar na estrada no próximo domingo a acompanhar a Volta a Flandres, onde Tom Boonen, Fabian Cancellara e Peter Sagan partem como principais favoritos. Com frio, mas sem previsão de chuva, está em prespetiva um grande festival de ciclismo.



Percurso

Com a mudança de final para Oudennarde no ano passado, as subidas a Oude Kwaremont e Paterberg assumem um papel decisivo na corrida, a última delas a 13,3 quilómetros do final.

O primeiro dos 17 muros surge ao km 90, quando deverá estar na frente um grupo constituído por ciclistas das equipas continentais profissionais belgas que procuram aqui o seu maior momento de protagonismo da temporada e ciclistas das equipas World Tour que não têm hipóteses de discutir a prova.

Seguem-se algumas colinas e setores de pavé que servem essencialmente para começar a causar desgaste mas movimentações dos conjuntos com maiores ambições apenas deverão surgir com a entrada nos 80 km finais. Aí estará a primeira passagem no Oude Kwaremont (2200m, 4% média, 11,6% máx) e no Paterberg (360m, 12,9% média, 20,3% máx) e a única no Koppenberg (600m, média 11,6%, 22% máx), talvez a subida mais respeitada da prova.

Os principais candidatos começarão a chegar-se à frente do pelotão antes dessas três dificuldades, até porque o Koppenberg poderá sentenciar as hipóteses de um ciclista que aí entrar mal colocado. Basta que um corredor necessite de colocar o pé no chão e poderá obrigar todos os que seguem atrás de si a fazer o mesmo. Ultrapassado o Koppenberg, começarão as os ataques de ciclistas que apostam na surpresa, enquanto os principais favoritos apenas se deverão mexer com maior determinação nos últimos 40 km. As duas últimas passagens por Oude Kwaremont e Paterberg deverão fazer a decisão da corrida.
Clicar para ver maior
 Favoritos
O tri-vencedor Tom Boonen teve uma pré-época atribulada por uma infeção no cotovelo esquerdo e as desistências na Milano-Sanremo (devido ao mau tempo) e na Gent-Wevelgem (por queda) vieram atrapalhar ainda mais a sua preparação para a Volta a Flandres. Optou então por participar nos 3 Dias de De Panne e, apesar de não estar a 100%, perfila-se como um dos três principais favoritos.

Outro é Fabian Cancellara, vencedor em 2010, terceiro em 2011 e que aqui fraturou a clavícula no ano passado. Recentemente foi terceiro em Sanremo e deu uma excelente demonstração de força no Prémio E3 de Flandres, fazendo a diferença para os seus adversários precisamente no Oude Kwaremont e vencendo com mais de um minuto de avanço sobre o segundo. Segundo que foi Peter Sagan, atual líder do Ranking World Tour depois dos segundos lugares em Sanremo, E3 e da vitória na Gent-Wevelgem. É quem completa este lote de três favoritos.

Tom Boonen e Peter Sagan levarão vantagem em caso de sprint final, mas Fabian Cancellara é talvez o mais forte da atualidade a ultrapassar os pavês e depois de 260 km é também ele um dos mais rápidos, como demonstrou nos Mundiais de 2011 (apenas batido por Cavendish, Goss e Greipel) e recentemente em Sanremo, tão próximo de dois especialistas como Ciolek e Sagan.

A Omega Pharma é quem apresenta mais e melhores alternativas ao seu líder, como Niki Terpstra e Sylvain Chavanel. Até porque não há garantias sobre a condição de Boonen, é possível lancem um dos jokers numa fase menos adiantada da corrida, passando a responsabilidade da perseguição para os seus rivais. Talvez entre a primeira e a segunda passagens no Oude Kwaremont. 

A Sky não apresenta um claríssimo candidato mas Edvald Boasson Hagen será muito perigoso se ultrapassar as dificuldades próximo da cabeça de corrida. A estratégia da equipa poderá passar por lançar Geraint Thomas ou Ian Stannard antes das movimentações dos favoritos ou por proteger Hagen para, com Thomas e Stannard, fazer a perseguição a quem possa estar adiantado depois do Paterberg. Bernhard Eisel também poderá ser importante na estratégia da Sky, apesar de não ser um claro candidato ao pódio.

Segundo no ano passado, Filippo Pozzato surge na segunda linha de favoritos, tal como o vencer da Omloop Het Nieuwsblad Luca Paolini ou Heinrich Haussler, todos eles homens em boa forma, capazes de ultrapassar os muros nos primeiros lugares e rápidos para um sprint final.

Sem Philippe Gilbert por problemas de saúde, a BMC apostará em Greg Van Avermaet e Daniel Oss, qualquer um deles com capacidade para estar num ataque que surpreenda os favoritos. Oscar Gatto, pela recente forma demonstrada, e Juan António Flecha, por todo o seu historial, fecham este lote.

Omega Pharma, Radioshack e Sky são as equipas que se apresentam com mais fortes conjuntos. No entanto, enquanto que a Omega Pharma tem duas fortes alternativas a Boonen, a Radioshack terá que apostar tudo em Cancellara e limitar Gallopin, Popovych e Devolver a trabalhar para o seu líder, uma vez que Devolder parece muito distante da forma que o levou à vitória em 2008 e 2009.

***** Boonen, Cancellara e Sagan
**** Chavanel, Haussler, Paolini, Pozzato e Terpstra
*** Gatto, Hagen, Thomas e Van Avermaet
** Flecha, Oss e Stannard

Transmissão

A Volta a Flandres será transmitida em direto no Eurosport 1 a partir das 11h00 11h10 e para quem não tem Eurosport poderá experimentar um dos vários links disponibilizados pelo Steephill ou esperar que algum seja disponibilizado na página de Facebook do Carro Vassoura.

A primeira colina está prevista para as 11h16, a primeira passagem no Oude Kwaremont às 13h18, o Koppenberg às 13h31 e o final às 14h57, tudo isto pela previsão mais otimista da organização.


*****
Continuam abertas as inscrições para o jogo da Volta a Flandres no Zweeler. São 1000€ garantidos de prémios e podem entrar aqui.

4 comentários:

  1. Alguém me consegue informar o que se passou com o Leukemans que desapareceu completamente do mapa e seria uma opção a ter seriamente em conta? julgo ter lido que um problema de saúde está perto de lhe ter acabado a carreira, mas não tenho certezas...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário.

    Ricardo, boa questão. No ano passado teve problemas físicos que o afastaram das clássicas da Ardenas, salvo erro num joelho. Este ano não sei o que se passa, mas tem estado realmente apagado.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Entao e o hushovd? Não o dêm como acabado.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo comentário.

    O Hushovd será mais para o Paris-Roubaix, em minha opinião. Em Flandres poderá estar no grupo que discuta os últimos lugares do top-10, mas para a vitória não me parece opção.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Share