sexta-feira, 24 de maio de 2013

A última batalha deste Giro!

O pódio só dá para 3. Urán, Scarponi ou Evans, um ficará de fora.
A antepenúltima etapa do Giro foi anulada devido ao mau tempo, que já tinha provocado alterações de percurso na prova e também alterou a penúltima etapa, a última de montanha e onde a classificação geral deve ficar fechada para a consagração de domingo em Bréscia.
Apesar da camisola rosa estar entregue a um super Vicenzo Nibali, ainda nem tudo está decidido. Estas são as guerras ainda em aberto:

Pódio

Apenas 10 segundos separam Cadel Evans e Rigoberto Urán, que por sua vez tem Michele Scarponi a 1'02''. O italiano tem vindo a crescer de forma (e Evans a decrescer) mas a anulação da etapa de hoje e alteração da de amanhã reduz-lhe o terreno de manobra para assaltar o pódio. Ainda assim, são distâncias que podem ser recuperadas.
Depois das alterações, a etapa de sábado fica assim

Camisola branca

Rafal Majka recuperou a camisola branca na crono-escalda e tem dois segundos de vantagem sobre Carlos Betancur. Nas três chegadas em alto já disputadas, Betancur ganhou sempre tempo a Majka e por isso parte como favorito à conquista da classificação da juventude. Na última delas, Betancur apenas ganhou a Majka o tempo de bonificações e amanhã a Ag2r deverá controlar a corrida para que haja bonificações em disputa. À Saxo-Tinkoff convém que uma fuga resulte... e que Majka aguente Betancur, claro.

5º lugar

Przemyslaw Niemiec é 5º mas o seu compatriota Majka está a 36 segundos e Betancur a 38. Os dois jovens vão estar sobretudo focados na luta pela camisola branca, mas convém que Niemiec não se descuide para segurar o seu surpreendente quinto posto.

Top-10

Se os sete primeiros lugares parecem entregues, a luta pelos últimos lugares do top-10 está mais disputada. Mauro Santambrogio é 8º, Beñat Intxausti 9º a 1'06'' de Santambrogio, Samuel Sánchez 10º a 2'04'', Domenico Pozzovivo 11º a 2'15'', Robert Gesink era 12º mas não alinhará amanhã por doença, Franco Pellizotti 13º a 2'58'' e Tanel Kangert 14º a 2'32'' de Santambrogio... mas apenas 28 segundos do 10º.

Santambrogio está em quebra nesta última semana e parece muito provável que perca tempo. Será suficiente para sair do top-10? Samuel Sánchez é, entre estes, quem tem estado mais forte nos últimos dias, mas os seus seguidores estão muito próximos e um dia menos bom do espanhol pode ser o suficiente para perder o lugar.

Camisola vermelha

Com a anulação da etapa de hoje, camisola vermelha parece entregue a Cavendish, mas é muito provável que o ex-campeão do mundo a perca amanhã (para reconquistar na última etapa). Cavendish tem 4 pontos de vantagem para Evans e 10 para Nibali. O pior que lhe pode acontecer* é Evans vencer a etapa da amanhã e nesse caso Cavendish teria que vencer a última. Se for Nibali o vencedor de amanhã, Cavendish teria que ser terceiro no último dia. Ainda que Nibali possa vencer amanhã, é de recordar que Cavendish venceu as quatro chegadas ao sprint já disputadas, pelo que é mais provável que o britânico cumpra os mínimos no último dia do que Nibali ou Evans vençam amanhã. De qualquer forma, ainda não está decidida.

Atenção ao asterisco (*), porque a situação pode ser pior se Evans ou Nibali somarem pontos nos sprints intermédios... ou pode ser melhor se considerarmos que Cavendish também tem dois sprints intermédios à sua disposição na última etapa... ou até na de amanhã, se fizer uma jogada "à Hushovd".

1 comentário:

  1. O Evans teve muita sorte em não se ter disputado a etapa de hoje e da amanhã já ter algumas alterações...o trambolhão na classificação ía ser grande mas assim atépode segurar o pódio...quanto ao Niemiec é mais provável que se centrem ajudar o Scarponi a assaltar o pódio do que propriamente em estar preocupado se é ultrapassado por Majka e Betancur...pelo menos eu acho que a estratégia da Lampre amanhã deveria passar toda por Scarponi de forma a este chegar ao pódio.

    ResponderEliminar

Share