domingo, 9 de junho de 2013

Froome: Dauphiné+Tour?

Ensaio para a Volta a França
Chris Froome confirmou o favoritismo que tinha para o Critérium du Dauphiné e venceu com 58 segundos sobre o seu colega Richie Porte e 4'27'' sobre o maior rival Alberto Contador, 10º classificado. Será Froome capaz de fazer a dobradinha Dauphiné+Tour?

Existia uma crença generalizada de que estar no topo de forma no Critérium du Dauphiné   (ou Dauphiné Libéré, como era o seu nome) significava falhar na Volta a França. Bradley Wiggins desafiou essa crença em 2011 ao apostar por lutar pela vitória em ambas as provas, numa altura em que apenas ele e os seus diretores acreditavam que poderia vencer uma grande volta. Depois da vitória no CdD, uma queda na primeira semana de Tour enviava-o para casa e deixava por confirmar a eficácia da sua preparação.

Já depois de ser 3º na Vuelta, em 2012 Wiggins pôde relembrar que é possível vencer as duas provas consecutivamente, o que não acontecia desde 2003 (e 2002, ambos por Lance Armstrong). Antes de Armstrong, Indurain em 95, Hinault em 79 e 81, Thévenet em 75, Ocaña, Merckx, Anquetil, Bobet... gente que marcou o ciclismo nas suas épocas.

O ciclismo mudou, ou pelo menos a forma como a preparação das grandes figuras é feita. Mudou de Indurain para Armstrong, de Armstrong para Contador e de Contador para Wiggins e Froome. Indurain venceu por duas vezes Giro e Tour no mesmo ano, algo impensável para Lance Armstrong, que tinha um primeiro momento de forma em abril, saia de competição, regressava em junho, melhorava para julho, vencia o Tour e iniciava a preparação para o ano seguinte. Contador, nos anos do seu reinado, optou por uma planificação diferente, entrando em competição a top em fevereiro e colecionando vitórias até abril, onde também ele se afastava da competição para preparar o Tour, nunca conseguindo em Junho vitórias ao nível de Armstrong. Foi assim entre 2007 e 2010, exceto em 2008 porque a Astana não foi convidada para o Tour e por isso Contador virou-se para o Giro e a Vuelta.

A receita que a Sky criou em 2011 para Wiggins sofreu alguns ajustes para 2012 e é essa versão modificada que está a ser utilizada com Froome. Um bom momento de forma em fevereiro e março, a Volta à Romandia em maio, Critérium du Dauphiné em junho e depois o grande momento de forma em julho.

Pode resumir-se o caminho de Wiggins até à conquista do Tour 2012 pelas suas vitórias no Paris-Nice, Volta à Romandia e Dauphiné. Este ano Froome não venceu o Tirreno-Adriático mas foi o mais forte na montanha e no contrarrelógio (2º na geral), venceu a Romandia e agora venceu o Dauphiné. Antes, também a Volta a Omã e o Critérium Internacional, com quatro vitórias de etapa.

Desde a sua vitória em Peña Cabarga na Vuelta 2011, Froome tem-se mostrado o melhor trepador do planeta. Poderá estar em forma cedo demais? Não creio. Froome não está a inventar nada, mas sim seguir os passos trilhados por Wiggins. O que pode ser dramático para os seus adversários e para a corrida em si é que possivelmente ainda nem vimos o melhor de Froome.

*****

Quanto ao Critérium du Dauphiné em si, os principais sinais de alerta vem do contrarrelógio. Tony Martin foi Tony Martin, um degrau sobre todos os restantes, como Cancellara estava há uns anos. No que toca aos homens-Tour, Froome foi o melhor, com Valverde e Van Den Broeck a mais de 2'30'' e Contador e Joaquim Rodríguez próximos dos 3 minutos de atraso. No final, Contador queixava-se de alergia e dias depois era porque estava a 75% como queria, porque Contador é imbatível e quando é batido nunca lhe faltam desculpas, ainda que todos os dias mude de discurso. Certo é que este ano o seu melhor contrarrelógio foi o 10º lugar na Volta ao País Basco, muito diferente do Contador que chegou a bater Cancellara num crono do Tour.

Nas etapas de montanha, Contador esteve interventivo. Na primeira delas atacou e apenas foi batido por Froome, na segunda trabalhou para Michael Rogers chegar ao terceiro lugar e no último dia trabalhou para segurar o colega no pódio, mas o australiano não tinha pernas para isso.

Richie Porte foi 2º na geral, fazendo a segunda dobradinha da Sky depois de Wiggins-Rogers no ano passado e é a sexta vez que um australiano fica em segundo nos últimos sete anos (quatro vezes Evans, uma Rogers, agora Porte).

Daniel Moreno fechou o pódio, Jakob Fuglsang em 4º foi uma boa surpresa, também Daniel Navarro (5º na geral, rebocado por Boasson Hagen no contrarrelógio) e Rohan Dennis (2º no contrarrelógio e 8º na geral).

*****
Fábio Silvestre venceu a última etapa da Ronde de l'Oise, a quarta vitória da temporada para ele.

*****
Amanhã Revista da Semana, sobretudo dedicada ao ciclismo nacional, que este fim de semana teve o Grande Prémio Abimota.

14 comentários:

  1. Isto da sky e particularmente do Froome é ridículo.

    Eventualmente vai estourar como uma castanha e vai ser outro golpe tremendo na credibilidade do ciclismo.

    Sinceramente ainda existe alguém que acredita nos milagres de perder peso e ganhar watts do froome e do wiggins? Por favor. . . .

    ResponderEliminar
  2. Acho que o wiggins ser apanhado com doping é nula, ele nunca faria isso, o sogro dele está envolvido na federação e o próprio wiggins já disse uma vez que usar doping era acabar com o seu casamento e com a sua vida..

    ResponderEliminar
  3. E o Armstrong também nunca na devia se iria dopar porque teve cancro. . .

    ResponderEliminar
  4. Parrulo os ciclistas não são todos iguais.............

    ResponderEliminar
  5. Não é uma questão de serem ou não iguais. Qualquer pessoa com um par de olhos na cara vê o que está a acontecer, não vale a pena fingir que o ciclismo é um conto de fadas e chorar quando os escândalos rebentam.

    Visita a clinica no forum do cyclingnews e talvez mudes de opinião.

    ResponderEliminar
  6. Denoto um pouco de desigualdade no tratamento em relação ao Contador e ao Froome (não percebo esse sarcasmo em relação ao contador quando tem sido ele a dar espetaculo em todas as corridas que vai e dos poucos que tem coragem para atacar em qualquer lado). Que o contador já não é o mesmo que era quando atacava e o resto ficava a ver isso é verdade.. Que o Froome é favorito po tour? também é verdade. Agora descartar o contador para o tour é um erro! Relembro que o contador foi o melhor ciclista dos ultimos 7/8 anos e só os novos "métodos de treino" e os super-homens da sky é que parecem contrariar isso..eu espero mesmo que daqui a uns anos não se esteja a falar dum novo escandálo de doping (desculpem mas não fico convencido uma equipa onde os ciclistas rendem o dobro ou 3x mais que nas outras e onde um ciclista que em 2011 era para ser despedido da equipa - sim o Froome - por falta de resultados, passa depois da vuelta daquele ano a ser o ciclista mais completo ou dois mais completos do pelotão...).

    ResponderEliminar
  7. Oh parrulo mas essa clinica do cycling news é mais um centro internacional de boatos e teorias da conspiração sobre doping do que um forum para debater o problema do doping no ciclismo

    ResponderEliminar
  8. Ao contrário da maioria não acho nada de extraordinário o Wiggins ter ganho Tour do ano passado. Ele já tinha sido quarto e teve um percurso feito à sua medida, com quase 100 km de crono plano, poucas chegadas em alto e sem a oposição dos melhores trepadores da actualidade, uns por não estarem presentes como Contador, Joaquin Rodriguez, Andy Schleck e outros em clara má forma ou por azar ficaram de fora devido a quedas.

    Quanto ao Froome leva vantagem sobre Contador, porém pela primeira vez vai ter toda a pressão sobre si algo que por vezes afecta o desempenho do ciclista.

    ResponderEliminar
  9. Tacfer isso é exactamente o que diziam os fans do armstrong e no fim viu-se quem estava certo.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelos comentários.

    Rui, é verdade quanto à desigualdade de tratamento. Um ganha, outro já não ganha mas tem sempre desculpas. Para realçar isso, os espanhóis costumam dizer (ironicamente) que nada humano o derrota. Geralmente são as alergias. Apesar disso, não se pode descartar o Contador para o Tour. É o segundo maior candidato.

    Tacfer, tudo o que é escrito na clínica do fórum do CyclingNews é verdade... ou pelo menos é o que acreditam,

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  11. Parrulo podes falar o que quiseres do Armstrong mas a verdade é que ele nunca acusou positivo em controlos anti-doping....tudo bem nós já sabemos que ele correu dopado mas eu apenas peguei em factos e até agora controlos positivos na Sky ainda não houve.

    ResponderEliminar
  12. a única coisa que estranho no Froome é que virou profissional em 2007, e o primeiro resultado aceitável é em 2011. Está certo que os primeiros tempos no Ciclismo Profissional requerem aprendizagem e alguma força psicológica, mas que é estranho é.

    Quanto as suspeitas da Sky, eles têm a equipa mais forte, porque pagam para isso, alguns dos seus ciclistas já tinham bons resultados antes.

    O Wiggins ganhou o Tour porque foi desenhado a medida dele, tal como o Giro de este ano era, contudo nem sempre tudo corre bem...

    ResponderEliminar
  13. A Sky, é definitivamente a equipa mais forte do WT...mas contudo há sempre condições adversas, como foi o caso da Vuelta 2011!!!! O tempo que demoraram a escolher quem deveria ganhar, Wiggins ou Froome, acabou por ganhar, desculpem a expressão, o tótó do Cobo!!! Mas penso que este ano a Sky tem tudo mais organizado para o Froome tal qual como tinha ano passado para o Wiggins, no Tour!!!
    Agora, só espero que, de uma vez por todas, apostem no valor do Rui Costa, já que no Tour passado foi o circo que foi em torno dele, muito por culpa desse Cobo, que nunca mais ganhará nada...
    Ouvi dizer que o Rui Costa tem o pré-acordo com outra equipa do WT pro ano que vem...é verdade??? Alguém me saber explicar???

    ResponderEliminar
  14. Obrigado pelos comentários.

    Nuno, as contratações só podem ser anunciadas a partir de 1 de Agosto. Até lá, mesmo que existam pré-acordos, são em segredo.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

Share