Quando Boasson Hagen tinha motivos para celebrar na Sky |
Por seu lado, Filippo Pozzato pensou em retirar-se, uma ideia entretanto abandonada, e deverá continuar na equipa pois tem contrato em vigor para a próxima temporada. Estas foram as notícias mais impactantes de Cunego e Pozzato ao longo de todo o ano, de tão apagado que tem sido.
Contrato que termina é o de Chris Horner. E o de Diego Ulissi deverá ser rescindido assim que saia o resultado da contra-análise. Caso se confirmem as saídas de Cunego, Horner e Ulissi, a Lampre fica com uma grande folga orçamental, que acredito ser superior a milhão e meio de euros. Parte dessa folga terá sido utilizada na renovação de Rui Costa, uma vez que o contrato em vigor tinha sido assinado antes do título mundial e entretanto Rui Costa elevou o seu valor. De qualquer modo, a Lampre poderá estar com margem para algum reforço importante.
Garmin-Cannondale, Cannondale-Garmin, ou de outra forma
Semelhante à fusão da Saeco com a Lampre, teremos para 2015 a fusão entre a atual Cannondale e a atual Garmin-Sharp, como já tinha sido referido no Boletim de Transferências parte I. Ainda existe muito por saber, mas aos poucos vão sendo conhecidos os termos do acordo.A estrutura dirigida por Jonathan Vaughters (atual Garmin-Sharp) precisava de novos patrocinadores que preenchessem uma larga fatia do orçamento, pois estava anunciada a saída da Sharp do projeto e nada garante que a Garmin continue como patrocinador principal. Existe um contrato para a Garmin continuar a apoiar a equipa em 2015 mas não com a mesma relevância dos últimos anos. Já a fabricante de bicicletas Cannondale precisava de novos parceiros para continuar representada no World Tour.
A continuidade está assegurada mas os moldes ainda são desconhecidos. São necessários dois patrocinadores principais, um deles será a Cannondale e o outro poderá ser a Garmin ou outra empresa que se junte.
A (equipa) Cannondale perderá as suas raízes italianas mas não abdicará de alguns dos mais promissores talentos que tem na sua estrutura. São os casos de Davide Formolo, 7º na Volta à Suíça e vice-campeão nacional com 21 anos, Davide Villella, recentemente 4º na Arctic Race e vencedor da montanha no País Basco, e Elia Viviani. Também passam para a nova equipa o campeão mundial sub-23 Matej Mohoric, Koren, Marangoni e Alberto Bettiol. Também Moreno Moser, uma antiga grande promessa de 23 anos, que prometia muito, chegou a ganhar a Volta à Polónia aos 21 anos mas depois o seu colega e amigo Stefano Agostini acusou positivo e Moser nunca mais foi o mesmo, porque a vida é cheia de coincidências.
Por parte da atual Garmin-Sharp, 14 ciclistas têm contrato para 2015. O português André Cardoso, Talansky, Daniel Martin, Hesjedal, Danielson, Ben King, Haas, Langeveld, Slagter, Nuyens, Nate Brown, Hanse-Lasse, Navardauskas e Van Baarle.
Entre os ciclistas com o futuro ainda incerto destacam-se Janier Acevedo, Farrar, o ex-vencedor do Paris-Roubaix Johan Vansummeren e Oscar Gatto.
André Cardoso continua na mesma estrutura, em 2015 patrocinada pela Cannondale |
Boasson Hagen na MTN
Depois de uma temporada muito apagada, Edvald Boasson Hagen decidiu deixar a Sky. Apesar de muito completo, o tempo passa, o norueguês já tem 27 anos e nunca demonstrou ser capaz de cumprir com as expetativas que havia sobre ele para as clássicas de pavé, sobretudo depois de ganhar a Gent-Wevelgem aos 21 anos, ainda que tenha sido numa fuga bidão.Não parece capaz de assumir a liderança de uma equipa de topo para o pavé ou para os sprints, mas a sua versatilidade torna-o um excelente ciclista para provas de uma semana ou até mesmo para caçar etapas em grandes voltas, se estiver disposto a centrar a sua preparação nesses objetivos.
Tinha várias propostas, entre elas do Tinkoff, mas preferiu a continental profissional MTN, que em breve espera estar no Tour e talvez até como World Tour. É a prova que o dinheiro compra muita coisa, mas não compra felicidade, saúde nem Boasson Hagen.
Team BORA, ex-NetAPP
A atual NetApp de José Mendes e Tiago Machado será a partir do próximo ano Team BORA e tem garantida a continuidade de seis dos ciclistas que participaram no Tour, entre eles José Mendes, Jan Barta e Bartosz Huzarski mas também o promissor sprinter Sam Bennet. Difícil está a continuidade de Leopold König, muito cobiçado no World Tour. E Tiago Machado, também ele com propostas para regressar ao World Tour.Giant-Shimano
A Giant deixará de ser patrocinador principal e a equipa procura um substituto. Ou então, procurava, porque ao que parece já há propostas de renovações.Ainda assim, é algo peculiar que a fabricante de bicicletas dure tão pouco tempo como principal patrocinador, dado que substituía a Argos, também ela patrocinadora por pouco tempo.
Team Alonso
Em maus lençóis parece a equipa de Fernando Alonso, que não anda nem desanda.A estadia de Cunego na Lampre parecia eterna |
Sem comentários:
Enviar um comentário