terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Malhão e info útil (com mapa): como chegar e estacionar

Algumas das perguntas que tem sido feitas sobre a Volta ao Algarve estão relacionadas com o Alto do Malhão e como lá chegar para ir ver a etapa. Sendo uma aldeia no meio da serra, pode não ser fácil de localizar mesmo em alguns aparelhos GPS ou mapas, motivo pelo qual as questões se tornam pertinentes. Por isso, aqui ficam algumas orientações e sugestões.

Se o GPS não localizar nenhum "Malhão" ou "Rua do Malhão" no concelho de Loulé, outra alternativa será pesquisar por "Pé do Coelho", a aldeia onde os ciclistas começam a subida. Importa referir que a subida pode ser feita por essa via, iniciando-se a Sul, ou pelo lado contrário. Aqui ficarão recomendações para os dois casos, lembrando que se dirigem a quem não conhece a zona. Para quem conhece existirão outros caminhos, mas não pretendo complicar.

A quem interessar, basta selecionar a sua opção com base no local de partida.


Início da subida, num dia de chuva. O Algarve só tem 10 por ano.

Pelo Sul

Para quem está em Loulé/Faro/São Brás de Alportel, o mais simples será rumar em direção a Salir. Depois sair de Salir em direção a Alte, mas cerca de um quilómetro após sair da localidade estão as primeiras placas a indicar o Malhão (virar à direita).
A partir daí apenas tem que seguir a estrada, sempre em direção a Malhão/Pé do Coelho/Almodôvar, sendo aproximadamente nove quilómetros entre a saída de Salir e a entrada na subida para o Malhão.

Estacionamento: não tenham grandes ilusões de que vão estacionar a 200m da meta. Nem a 500. A estrada tem que estar livre para os ciclistas passarem, locais para estacionar na berma são poucos e é provável que tenham que estacionar a dois quilómetros do alto. Ou até antes da subida. A má notícia é que a subida é bastante inclinada e vão ter que a subir a pé. boa notícia é que têm tempo.

Pelo Norte

Este é o "outro lado" do Malhão, ou "o lado de trás".

Para quem está em Almodôvar (local de partida), deve sair da vila seguindo as placas que orientam para Serra/Salir/Loulé. Se quiser utilizar o GPS para saber a direção de saída e não funcionar "Malhão", pode colocar "Pé do Coelho", "Curvatos" ou "Sítio das Éguas". Depois de sair de Almodôvar, apenas tem que seguir a estrada por cerca de 30 quilómetros.

Para quem vai de Martim Longo, deve seguir em direção a Ameixial, mas não precisa de lá chegar. Antes, chegando a Dogueno (Estrada Nacional 2), em vez de virar para Ameixial, vira à direita em sentido a Almodôvar, mas logo depois corta à esquerda em sentido a Azinhal/Telhada. Está a 24 km do Malhão. É seguir a estrada.

Logo à entrada do Ameixial vindo de Sul, há um cruzamento à esquerda para "Portela". No final dessa rua é virar à esquerda e depois seguir a estrada e as indicações para Salir.

Estacionamento: para quem vem de Norte, não pode estacionar na subida (pelo lado que os ciclistas sobem) mas é mais fácil estacionar. Por este lado pode estacionar-se dos dois lados da estrada, ao longo de quase toda a estrada, e por isso há muito mais espaço. Mas prepare-se para andar 500 metros. E no final, se quiser ir para Sul, terá que esperar que a corrida acabe.

Mapa

E o mapa? Feito pelo Carro Vassoura para os seus leitores, os melhores. O Malhão é o pin vermelho. Aqui está:





Sem comentários:

Enviar um comentário

Share